Ele está o tempo inteiro lá. Quando você faz uma busca no Google ele entra em ação. Mas o nome Google meu Negócio é ainda pouco comum ao dia a dia de muitos empreendedores. Que tal conhecer um pouco mais sobre esta solução eficiente e muito útil do Google que pode impulsionar sua empresa? Vamos fazer uma análise completa da ferramenta e mostrar algumas dicas valiosas de como usar o Google Meu Negócio em favor do seu.
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A ferramenta do google surgiu em meados de 2014 com o propósito de reunir todas as informações sobre as empresas e exibi-las com maior destaque para os usuários de acordo com a relevância da busca.
Agora imagine a seguinte situação: você está dirigindo por uma cidade que não conhece e o pneu de seu veículo estoura. Qual a sua primeira atitude? Ir até o porta malas para pegar o estepe, contudo, você logo percebe que ele está vazio. E agora?
Em pleno 2019, antes mesmo de pensar em ligar para alguém você deverá experimentar um par de buscas no google com seu smartphone. É quando a mágica acontece e o Google Meu Negócio funciona lindamente para os negócios locais.
Ao inserir os termos “Borracharia”, “Oficina” ou outro similar, seguido do nome da cidade onde você se encontra, o Google, esperto que só ele, entende sua necessidade.
Logo surgem resultados de busca estruturados por distância com as informações de contato, horário de funcionamento, fotos externas, logotipo e tudo mais das borracharias e oficinas mais próximas a você.
Sorte sua ter uma logo à frente, apenas 50 metros adiante. Melhor ainda são as diversas avaliações positivas do local, uma média de 4,8 estrelas em 5 possíveis. Você pode ligar para o número do resultado da busca e pedir um reboque até lá, ou então caminhar um pouquinho.
Google Meu Negócio é tudo isso, mas por diversas vezes as pessoas tendem a creditar o Google Maps. Afinal, seu irmão mais velho já está na cabeça de todo mundo, mas a verdade é que os dois trabalham juntos em prol de oferecer a melhor experiência aos usurários.
O Google vive pensando em você…
Já falamos no post sobre Google Ads o quanto ele (Google) adora o usuário. É tudo feito por ele e para ele e empresas que também pensam como o Google levam a melhor na hora de aparecer nos resultados de busca.
E se você possui uma empresa ou negócio local, essa ferramenta é perfeita para você. Mas, por onde começar? O que fazer? O Google Meu Negócio é pago?
Fique tranquila(o) vamos te ajudar. Assim como o Google, a gente também faz tudo pensando em você… Ah que lindo <3
Antes de mergulhar em tudo o que o Google pode oferecer para o seu negócio, se quiser receber tudo por e-mail é só se cadastrar aqui:
Como usar o Google Meu Negócio
Criando sua conta
O primeiro passo é criar sua conta. E aqui vai a primeira super dica: se você ainda não tem, crie uma conta Google para a sua empresa. É bem fácil. Acesse o gmail.com siga o passo a passo e crie suaempresa@gmail.com.
Guarde bem os acessos a este e-mail pois ele será a central de tudo, eu disse TUDO, que sua empresa receberá do Google Meu Negócio, Google Ads, Google Analytics, Google Maps e por aí vai. É um jeito mais fácil de reunir todos os canais e ferramentas de sua empresa em um só lugar.
Voltando à criação da sua conta. Busque no Google por “Google meu negócio” e clique nos primeiros resultados. Você deverá chegar em uma página como essa:
Então clique no botão verde “COMECE AGORA” ou talvez azul “GERENCIAR AGORA”. O Google adora fazer testes, por isso, pode ser que sua página seja um pouquinho diferente destas.
Se você já criou sua conta Google basta acessá-la, se não, deve haver um botãozinho abaixo do formulário escrito “Criar conta”.
Pensando no usuário, o passo a passo foi criado de maneira bem intuitiva. Vamos lá?
Passo a Passo para criar sua conta Google Meu Negócio
- Digite o nome da sua empresa e clique em “próximo”
- Escolha se o seu negócio poderá ser exibido no Google Maps.
Pode parecer meio óbvio, mas há casos em que seja melhor não listar o local no Maps, por N fatores. Mas se você quer vender mais, clique SIIIM!
- Insira o endereço.
Preencha e confira tudo antes de clicar em “Próximo”
- Informe se seu negócio atende a clientes fora do endereço adicionado
Se você atende a domicílio ou possui um serviço de Delivery marque sim. Em seguida informe o raio (km) de atuação, ou seja, qual sua área geográfica de atendimento.
- Insira a categoria principal do Seu Negócio
Escolha a principal. Por exemplo, se você tem um bar que também serve refeições, escolha Bar como categoria principal. Após completar o cadastro você poderá adicionar Restaurante como subcategoria.
- Preencha o número de telefone para contato e, caso possua, o endereço do seu website.
Uma novidade muito legal é o website gratuito que é criado automaticamente pelo Google Meu Negócio. Ele se baseia em para criar uma página com links, botões e tudo mais. Depois de concluir o cadastro você poderá edita-lo com cores, fotos e textos para divulgar sua empresa. Funciona bem para quem ainda não tem um site.
- Escolha se deseja ou não fazer parte da newsletter do Google
Receba regularmente no seu e-mail (no caso o suaempresa@gmail.com) novidades e boas práticas para fazer bom uso do Google Meu Negócio.
- Verificação.
O Google vai querer confirmar se sua empresa existe mesmo. Por isso você deve escolher entre uma das opções. Receber um código por telefone, fazer uma vídeo chamada com um especialista, receber um cartão postal do Google em seu endereço ou verificar mais tarde. Aproveite que já está com a mão na massa e verifique seu negócio.
Configurando o Google Meu Negócio
O primeiro passo foi dado, sua empresa já está apta a aparecer no Google Maps, no Waze e nas buscas do google com maior destaque.
Mas não se engane, o trabalho apenas começou. Hora de completar o preenchimento de sua ficha. Se deu tudo certo você ter chegado a uma tela como essa:
Não se assuste! Parece muita coisa, mas você vai conhece-las pouco a pouco. Primeiro vamos ás formalidades, o menu à esquerda (assunto para mais tarde) reúne todos os recursos do Google Meu Negócio. Já os painéis no centro da tela exibem áreas importantes que te ajudarão a divulgar o seu negócio. Vamos começar por eles!
Painéis do Google Meu Negócio
O primeiro acima é o do Google Ads, a solução para anunciantes do google. Neste link você acessa o nosso post sobre o Ads, mas se quiser ler depois deixe seu e-mail aqui e eu te envio lá.
Se você ainda não tiver verificado sua empresa aparecerá um aviso logo abaixo do painel do Google Ads. Se tiver escolhido a verificação por correios ele informará a estimativa para a chegada do cartão postal.
Google Site
Se sua empresa ainda não tinha um site, agora tem! E já está no ar, clique em ver site e confira o resultado. Viu como o Google usou bem as informações que você inseriu? Mas se a cor não lhe agrada, ou se quiser inserir mais fotos e textos volte na aba anterior e no mesmo painel clique em editar site.
Viu esse lápis? Clique nele para editar a URL do seu novo site. Deve aparecer um passo a passo para você seguir, recomendo segui-lo para ver tudo que a ferramenta possibilita.
Agora você já pode personalizar o site da sua empresa. Escolha as cores e combinações de fontes que mais tenham a ver com seu negócio.
Edite as descrições e CTAs (calls to action) também conhecidas como chamadas para ação. Geralmente são os botões que indicam o que acontece quando clicamos neles. Use chamadas instigantes e atraentes.
Adicione mais fotos ao seu site, crie postagens promovendo sua empresa e dependendo de sua categoria haverá espaço para inserir o menu e outras informações. Fique à vontade para descobrir todas as possibilidades.
Preencha sua Ficha!
Sempre fica uma ou outra informação para trás. E você não quer que o usuário não chegue até sua empresa por falta delas né? Por isso, este painel exibe o progresso de seu cadastro e deixa atalhos para complementar sua configuração do Google Meu Negócio.
Lembra-se da história da subcategoria que eu falei acima?
Então, hora de adicioná-las.
Esta talvez seja a tarefa mais importante para o Google Meu Negócio saber mais sobre sua empresa e com isso aumentar a sua pontuação de relevância para o usuário final, sempre ele! Adicione horário de funcionamento, a descrição do seu negócio, mais informações de contato e seu logotipo.
Quer estar sempre em destaque no Google? Mantenha estas informações sempre atualizadas e voila!
Tours Virtuais do Google Meu Negócio
Você já viu que algumas empresas possuem imagens internas em 360º? Geralmente restaurantes, salões de festas, buffets e hotéis são os maiores usuários deste recurso. É praticamente um Google Maps dentro da sua empresa.
Mas aqui você irá necessitar de um investimento e que um profissional habilitado pelo Google vá até sua empresa para produzir as imagens. Com este recurso os usuários que estiverem passeando pelo Google Street View também poderão dar uma voltinha em sua empresa.
Postagens no Google Meu Negócio
Isso mesmo, você não leu errado. Assim como no Facebook, Twitter ou Linkedin também é possível criar postagens no Google Meu Negócio. Mas aí você me pergunta: por que diabos vou fazer uma postagem se não vai aparecer no feed de ninguém?
Aí eu te respondo: para ajudar sua empresa a aparecer com maior destaque nas buscas. Além de fornecer ao Google mais informações sobre a sua empresa você também estará gerando um novo conteúdo de sua marca. E os robozinhos do Google adoram saborear um post novo. As postagens também irão automaticamente para o seu Google site, caso tenha criado um.
Por isso, o Google deixou este painel com algumas das postagens que outras empresas com a mesma categoria principal que a sua estão fazendo. Observe a concorrência e crie uma rotina. Não custa nada incluir o Google na sua rotina de posts né?
Vou deixar aqui de bobeira esse calendário de planejamento de conteúdo para redes sociais. Não conta pra ninguém tá!? [Já deixou seu e-mail lá em cima? Vou enviar lá pra você ;)]
Fotos mais recentes dos seus clientes.
Bem didático o nome né? Mas é bom para que as coisas não fujam ao seu controle. Todas as fotos que forem tiradas em sua empresa e enviadas ao google aparecerão ali. Em algumas delas (não me pergunte quais, pois deve ser um segredinho do Google) você terá o poder de aprovar ou não a publicação.
O painel seguinte oferece links para baixar o app do Google Meu Negócio. Recomendo demais que você baixe e continue acompanhando a evolução do seu negócio. Você também receberá alertas de comentários e avaliações de sua empresa e poderá responder com mais agilidade.
Clique abaixo para Baixar 😉
[ANDROID]
[IOS]
O Menu à esquerda do Google Meu Negócio
Agora vamos falar do menu completo que fica à esquerda. Pode ser que ele esteja escondidinho com o ícone de 3 tracinhos. Basta clicar nele e o menu se revela.
Vamos ignorar o primeiro item que se trata justamente da tela que acabamos de destrinchar acima.
Postagens
Leva à página principal de criação de postagens. Há (pelo menos por enquanto) quatro tipos de postagens disponíveis no Google Meu Negócio.
Atualização – que basicamente é um post como um tweet ou post no Facebook.
Evento – crie um evento com data, horários, foto e um CTA
Oferta – Ofereça descontos, condições especiais, insira termos e condições da promoção e deixe links para resgates de descontos e brindes.
Adicionar Produto – É bem isso, adiciona um novo produto com foto descrição valor e todo o resto!
Informações
Lembra do painel que pede para você completar a ficha de sua empresa? Pois é daqui que ele veio. Esta área reúne todas as informações da sua marca e por isso, mantenha tudo sempre em dia.
Mudou de endereço? Não se esqueça de atualizar aqui. Novo telefone, novo site, mudança no horário de funcionamento, atualizações de produtos e/ou serviços, tudo isso deve estar alinhadinho bem aqui.
Insights
Aqui o Google Meu Negócio vai mostrar um relatório completíssimo da sua empresa. É claro que as informações só irão aparecer aqui após algum tempo de vivência da sua marca no Google. Empresas não verificadas também não recebem este recurso.
Essa área é tão importante e completa que em breve vamos criar um post só dela. Se quiser receber assim que postarmos já sabe, deixe seu e-mail no formulário acima e não perca nada!
Avaliações
Quantas estrelinhas sua empresa merece? 5 né! Este é o espaço onde você poderá ver e responder as avaliações que sua empresa receber no Google.
Dica de ouro: sempre responda as avaliações, especialmente e principalmente as negativas. Seja cortês e para não estender o assunto em demasia por ali, tente um contato direto.
O bom é que o próprio Google Meu Negócio já separa certinho quais avaliações já foram respondidas e quais não foram.
Mensagens
Se sua empresa possui um celular corporativo destinado ao atendimento de clientes, seja por whatsapp, Facebook Messenger ou similar, vale a pena ativar este recurso. Com ele é possível receber SMS de seus clientes.
Há também a possibilidade de ativar uma mensagem automática que será enviada como retorno ao contato dos clientes.
Fotos
Adivinhe o que tem aqui? Muitas fotos. Na verdade, todas as fotos que você ou seus clientes enviaram de sua empresa. O legal é que o Google separa por categorias bem úteis para a nossa gestão.
Produtos / Serviços
Dependendo do segmento de sua empresa, que você definiu lá no cadastro, lembra? Esta área será destinada a reunir os serviços ou produtos que você já cadastrou no Google meu negócio.
Por aqui será mais fácil fazer toda a gestão. Inserir novos ou remover algum, bem como alterar preços, descritivos, nomes e etc.
Site
Leva à página de edição do seu Google Site, já falamos bastante sobre ele ali em cima…
Usuários
Uma coisa é certa, dá muito trabalho gerenciar tudo isso sozinha(o) não acha? Pois é mesmo, por isso nesta área você consegue adicionar pessoas para te ajudar. Insira o nome, e-mail que receberá o convite para administrar a página e qual o nível de acesso.
Proprietário – Você que criou a conta, o dono da empresa. Possui todos os acessos à conta.
Gestor – Uma pessoa de sua confiança que poderá ajudar na gestão dos comentários, informações da página, criação de conteúdo e otimizações na conta.
Gerente do Local – Usuário com menor nível de acesso que poderá gerir o conteúdo e fazer pequenas edições na conta.
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Tudo que você precisa saber para anunciar no google ads está aqui!
Crie uma conta personalizada do Gmail
Utilize todos os recursos do Gmail com um e-mail @suaempresa.com.br. O Gsuite é o um recurso pago do google onde você poderá utilizar o seu domínio (www.suaempresa.com.br) para criar e-mails personalizados e ter todos os recursos que uma conta Google possui.
Adicionar Novo Local ao seu Google Meu Negócio
Sua empresa tem uma filial? Adicione a sua localização aqui e gerencie tudo no mesmo acesso.
O recurso Gerenciar Locais dá acesso justamente à esta função.
Confirmar o Local
Você pode a qualquer momento acessar esta área para verificar a sua empresa com o código enviado pelo Google. Lembre-se que e muito importante verificá-la para usufruir de todos os recursos do Google Meu Negócio.
Contas Vinculadas
Você verá todas as contas de sua empresa que estão vinculadas ao seu Google Meu Negócio aqui. Integre o Google Merchant Center e Google Ads nesta área.
Configurações
Já em configurações, escolha os recursos que irão enviar alertas para sua conta como novas avaliações de clientes, novas fotos, insights, feedbacks ao Google e muito mais.
Suporte
E se ainda precisar de ajuda a área de suporte poderá sanar suas principais dúvidas. Há ainda a possibilidade de ligar para o suporte mundial por telefone do Google.
Prontinho, sua empresa já está no Google.
Se você conseguiu realizar o passo a passo, sua empresa já deve estar certinha no Google Meu Negócio. É muita coisa, é verdade, por isso se quiser voltar alguns passos ou mesmo tirar algumas dúvidas entre em contato com nosso time.
Vou deixar aqui nossas redes sociais e você poderá nos contatar em qualquer uma delas. Prometo que nossa equipe irá retornar bem rapidinho tá!?
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