É sabido que o marketing digital tem crescido muito nos últimos anos. Graças a isso, o posicionamento de uma marca é quase inexistente se não habitar igualmente o ambiente digital e o mundo físico.
Ano após ano, tendências vem e vão. Umas se tornam verdades, outras às vezes não vingam. E em 2020 não é diferente. Separamos 5 delas para você posicionar melhor a sua marca desde o início dos anos 20.
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1 – Pressão Ecológica
Em 2020, a pressão sobre as marcas será maior.
Cada vez mais as pessoas estão agregando ao seu modo de vida valores alinhados ao meio ambiente e sustentabilidade. E com isso a exigência é que as marcas também o façam.
Ao contrário do que se observou nos anos 2000, onde as empresas ecologicamente corretas “lacravam” pelo simples fato de adotarem este posicionamento, a maré agora é outra.
Se sua marca não pratica ações sustentáveis, não é ecologicamente correta e não advoga em favor do meio ambiente, prepare-se para a desaprovação e até mesmo o boicote de boa parte dos consumidores.
É fato que as marcas que se propõem a abraçar este valor desde sempre têm muito mais vantagem agora. Em 2008, a Tesla Motors lançou seu modelo Roadster, seu primeiro super carro elétrico. A ideia de Elon Musk era dar aos carros elétricos um status de esportivos, descolados e desejados. Algo que até então não era visto.
No entanto, à época, o modelo era tido como um conceito. Em 2020, a Tesla já conta com diversos modelos elétricos pelas ruas dos EUA e Europa e o Model 3 alcançou o 3º lugar na lista dos mais vendidos no Reino Unido.
Se sua marca já era “verde”, bom para você, aproveite para surfar ondas maiores. Mas se ainda não é, o tempo de inserir uma cultura sustentável está quase esgotando.
2 – Humanização das Marcas
Em 2020 as marcas humanizadas terão ainda mais poder.
Você com certeza já esbarrou por aí com algum bom exemplo de marca humanizada. Uma das fortes tendências de marketing digital para 2020 é a criação de avatares que trazem consigo toda a personificação das marcas.
Você conhece a Lu? Há algum tempo o Magazine Luíza lançou sua personagem digital que é, ao mesmo tempo, uma pessoa e a própria marca. A partir dessa criação, o branding da empresa alcançou novos patamares.
Uma rápida olhadinha no twitter da Lu revela não somente ofertas da loja, valores da empresa, mas também seus gostos e sua personalidade.
A Lu chegou a ser até palestrante no último ano e caiu no gosto e simpatia de quem mais importa: os consumidores.
É uma maneira inteligente de se aproximar do público uma vez que relações interpessoais acabam sendo bem mais naturais e prazerosas. E já não há aquela estranheza por lidar com avatares e robôs com inteligência artificial.
Google Assistant e Alexa já estão milhões de lares brasileiros. Isso sem contar a presença em smartphones, território que a Google divide com a Siri, a Cortana e tantas outras.
Pense em sua marca como uma pessoa. Dê a ela sonhos, desejos, medos, desafios. Personifique tais valores na comunicação e tenha um relacionamento mais natural com seu público.
3 – Personalização de Experiências
Consumidores querem mais relevância.
“Me dê exatamente o que eu quero!” – Essa não é uma das tendências de marketing digital para 2020. Este desejo é quase tão antigo quanto o próprio capitalismo.