As redes sociais sempre foram uma grande ferramenta de geração de negócios para os mais diversos segmentos de mercado, e em 2021 elas estarão ainda mais fortes!
Redes Sociais em 2021: é possível ter sucesso?
Cerca de 140 milhões de brasileiros usam ativamente as redes sociais e passam em média 3 horas por dia conectados a elas. É muita gente, né?!
Mas como vender para todas essas pessoas?
A resposta é bem simples: você não vai conseguir vender para todos nas redes sociais, apenas para uma parte das pessoas. Por isso, o foco é o que realmente importa.
O segredo das redes sociais é conhecer seu cliente ideal!
Quando sua empresa realiza uma postagem de forma orgânica, ou seja, quando não há o impulsionamento por verba, diversos perfis de clientes são atingidos inevitavelmente. Não há limites para um conteúdo nas redes sociais: ele pode alcançar cidades, estados e até países diferentes.
Mesmo que não haja a possibilidade de limitar, a comunicação deve ser exclusiva para o seu cliente ideal. Mas como fazer isso na prática? Antes de criar conteúdo para a web, você precisa levar em conta:
Dados demográficos
- Qual é o sexo do seu cliente ideal?
- Qual idade ele tem?
- Quanto ele ganha por mês?
- Qual é o cargo ocupado por ele?
- Qual é o seu nível de educação?
- Qual é a sua orientação sexual?
Desejos e medos
- Quais são os desejos conscientes da sua persona? (O que ela quer, sabe que quer e diz a si mesmo que deve querer?)
- Quais são os desejos inconscientes da minha persona? Algo tão profundo, que ela quer tanto que não consegue assumir nem para os seus melhores amigos, ou até para si mesmo? (Emoções reprimidas: orgulho, luxúria, preguiça, inveja, gula, raiva, ganância).
- Quais são os principais problemas da sua persona?
- O que assusta a sua persona sobre esse problema específico? Quais são suas maiores preocupações? Liste 5 coisas que a apavoram.
- Quais são as crenças enraizadas na mente da sua persona sobre esse assunto específico?
- O que humilha a sua persona?
- Quem a sua persona culpa sobre seus problemas? Quem são seus inimigos? Sobre o que ela sente culpa?
- Que soluções comuns sua persona usa para tentar resolver seus problemas? E quais são as desvantagens delas? Liste todas!
Essas são algumas perguntas que, com certeza, irão te tomar cerca de 1 ou 2 horas para respondê-las, mas, em compensação, te ajudarão a se comunicar de maneira efetiva com seu público ideal.
O que vem antes das vendas e dos seguidores nas redes sociais?
Muitas empresas adentram às redes acreditando que logo de início terão milhares de seguidores e que vão vender dezenas de produtos por dia… É claro que a queda do cavalo não demora a acontecer.
O “segredo” do sucesso das empresas está na PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DE QUALIDADE!
Principalmente para pequenas e médias empresas, sem grandes verbas para investir em campanhas de marketing, é essencial a oferta de conteúdos valiosos, porque são eles que conduzem ao sucesso e à identificação com o público.
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Mas como criar meus próprios conteúdos?
Nós sempre dissemos que não há a receita perfeita para uma estratégia de marketing. Tudo depende do “sabor” que a sua empresa quer obter, ou melhor: o sabor que a sua audiência quer degustar.
Conheça alguns fatores importantes para fazer conteúdos realmente bons e se destacar nas redes sociais.
Deve gerar audiência
Sem audiência, sem seguidores! Sem seguidores, sem vendas!
A geração de audiência é um dos quesitos mais importantes na hora de criar um conteúdo.
Geralmente são aqueles que falam de tópicos do momento, termos que são muito buscados, etc…
Deve gerar valor
Outro pilar que merece toda a atenção é a geração de valor nas suas postagens.
Tente fazer conteúdos que ajudem de alguma forma seus seguidores a resolver um problema ou a conquistar um objetivo.
Deve gerar relacionamento
De alguma forma, seus conteúdos devem fortalecer o relacionamento com sua audiência.
Imagine um casamento. Você se casaria com alguém desconhecido amanhã? A teoria é, basicamente, a mesma: a proximidade entre sua empresa e seus clientes ideais faz toda a diferença.
É preciso passar um tempinho gerando confiança, identificação, empatia, reciprocidade, etc…
Para gerar relacionamento basta você mostrar quem você é. Mostre um pouco da sua rotina de trabalho, seu dia a dia, suas horas de lazer…
Deve gerar cultura:
Geração de cultura é ensinar as pessoas a ver algo do jeito que você vê.
Ou seja, ensinar algo novo às pessoas!
Como fazer isso? Ex: Filme a si mesmo(a) fazendo um molho delicioso que costuma usar na hora de saborear aquela carne suculenta que só você sabe fazer!
Quais formatos de conteúdos apostar nas Redes Sociais em 2021?
Criatividade não poderá faltar neste ano. Pensar em formas de se destacar no feed da sua audiência fará toda a diferença para as empresas que terão resultados e não terão resultados.
Formatos de conteúdos para produzir:
- Ótimas Fotografias que geram o desejo das pessoas no seu conteúdo/produto;
- Vídeos alinhados com os desejos do seu público, vídeos evidenciando seus produtos e vídeos engraçados do seu mercado;
- Gifs criativos;
- Conteúdos que induzam o engajamento.
Além dessas, há tendências atuais que devem se chegar com força em 2021!
Invista em influenciadores
Os criadores de conteúdos, mais conhecidos como influencers, são uma excelente escolha para se apostar no próximo ano.
Escolhendo o profissional certo, de acordo com seu nicho e com um bom engajamento é possível ter grandes resultados.
Você pode fazer parcerias divulgando um produto, serviço, material rico ou até mesmo com o objetivo de crescer sua audiência nas redes sociais.
Esteja presente no TikTok
A nova rede social está com tudo! Os usuários amam e por está no começo ela tem uma ótima entregabilidade organicamente.
Nela é possível criar ótimos conteúdos com humor e criatividade para o seu negócio. Vale muito a pena estar presente!
Utilize os novos recursos que surgirem nas redes
Constantemente o facebook e instagram lançam novidades e são através delas que você tem a oportunidade de alcançar mais pessoas sem pagar.
Tudo o que há de novo nas redes elas querem fazer os usuários consumirem mais e para incentivar o uso elas entregam mais o seu conteúdo.
Um exemplo atual é a nova funcionalidade do insta, o Reels. Fique de olho em tudo que surgir em 2021 e aproveite!
Responda mensagens no direct através de áudios e vídeos
Essa é uma ótima forma de gerar mais relacionamento com seus seguidores e automaticamente mais confiança.
Redes sociais em 2021: Use e abuse dos stories
Os stories com certeza são a melhor forma de se aproximar e conhecer melhor seus seguidores. Procure estar sempre fazendo stories em vídeo e realizando pesquisas através de perguntas, enquetes e testes.
Todos esses recursos que o Instagram disponibiliza para interação ajudam o algoritmo a entender que você possui um bom conteúdo e que as pessoas gostam. Como a rede quer a melhor experiência para o seu usuário, ela começará a entregar melhor seus conteúdos.
Como fazer as pessoas comprarem de você nas redes sociais?
Após a criação de uma audiência através de conteúdos, o processo de vendas ficará bem mais fácil.
Mas ainda sim é possível facilitar ainda mais a sua vida através de gatilhos mentais. Conheça agora os principais deles para utilizar em 2020:
- Escassez:
Esse gatilho consiste em incitar nas pessoas a sensação de perda.
Uma maneira bem simples de ativá-lo é anunciar seu produto com uma condição especial e dizendo que são as últimas unidades.
- Urgência:
O objetivo do gatilho de urgência é fazer com que a pessoa compre logo, o mais rápido possível. Ele tira o cliente da procrastinação e o faz agir.
Um exemplo simples é o relógio com contagem regressiva. A contagem aumenta a sensação de que o tempo está chegando ao fim, e a compra precisa ser o mais rápido possível.
- Prova Social:
Esse gatilho é o principal para quebrar a desconfiança das pessoas sobre seu produto.
Sempre que possível poste depoimentos de clientes e reposte menções no instagram.
Bom, com todas essas dicas já é possível sua empresa ter bons resultados nas redes sociais em 2021. Bora aplicá-las?
Caso fique com alguma dúvida, converse conosco pelo instagram @agenciargdigital.
Texto escrito por Juan Delon, designer e social mídia da RG Digital.