O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo. Só no Brasil, 50 milhões de pessoas usam a plataforma que sempre inova e traz mais recursos. Um desses recursos é o Instagram Stories, ferramenta implementada no aplicativo em 2016, tendo por objetivo registrar o cotidiano de uma forma mais simples, instantânea e menos robusta.
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Já utiliza o Instagram Stories como parte das suas ações digitais? Ou ainda não sabe bem como funciona?
Apesar de ser menos formal, o instagram stories segue a mesma teoria do feed: exige planejamento e organização e requer alguns cuidados se você quer ter seguidores engajados e incluí-lo na sua estratégia de marketing.
Entender qual é o seu público e seus interesses vai te ajudar a gerar um conteúdo mais segmentado. A linguagem usada e o conteúdo postado estão diretamente ligados a esses dois quesitos.
Por mais que você já conheça seus seguidores (o próprio Instagram fornece esses dados, caso você utilize a conta comercial) é interessante fazer testes e depois avaliar quais opções geram mais resultado.
Mensuração
Fique atento aos números. Compare resultados de um formato e outro e pense nos próximos conteúdos com base nessa análise. As métricas do marketing digital vão ajudar e muito nesta etapa!
No perfil do Instagram para empresas é possível verificar o alcance e engajamento das postagens do feed e do Instagram Stories.
Interação
Converse com o seu público. Criar enquetes e pedir a opinião dos seus seguidores é a oportunidade perfeita para sempre se atualizar sobre o tipo de conteúdo que eles estão consumindo atualmente e, consequentemente, gerar mais alcance.
As pessoas geram empatia por outras através da internet porque acabam estabelecendo uma relação de confiança. Seja referência quando seu público pensar no seu nicho!
Engajamento
Localização is the new hashtag. Uma das formas mais eficazes de ser visto é usando o adesivo de check-in, assim você vai atingir o público da sua cidade e isso pode ser muito interessante se você vende em loja física, por exemplo.
Há um recurso na área de busca em que o Instagram destaca os principais Stories por localização. Ao utilizar a localização no Instagram Stories sua marca estará “concorrendo” a um espaço especial nos destaques da cidade. 😉
Frequência e Formatos
Frequência é importante. Tente postar no Instagram Stories todos os dias, só que em horários diferentes. Lembre-se que eles ficam no ar por apenas 24 horas, então é possível postar sempre sem se tornar algo cansativo.
Fotos têm tendência a serem reproduzidas mais facilmente do que vídeos, é bom sempre lembrar. E formato aqui é diferente! Ao contrário de diversas outras plataformas o Instagram Stories prioriza o conteúdo na vertical
Por isso, sempre que for produzir conteúdo para o Instagram Stories, lembre-se de usar o telefone na vertical.
Recursos
O Instagram Stories possui um mar de recursos e sub-formatos que você pode utilizar. Figurinhas, Gifs, Hashtags, e milhares de emojis estão disponíveis para enfatizar e complementar as informações.
E os Links?
Pois bem um recurso muito útil não é mesmo? Contudo ele só está disponível para perfis com mais de 10k seguidores e que sejam verificados.
O famoso “arraste pra cima” para ver mais ou se inscrever é uma ótima estratégia de chamada para a ação.
Contudo, o próprio Instagram deverá liberar o recurso aos perfis comerciais em breve, independente da quantidade de seguidores.
Tipos de Stories
Texto
Um formato de Instagram Stories em que é possível alterar as cores do fundo e o estilo da tipografia. Ideal para anunciar promoções ou dar algum destaque para os próximos stories, por exemplo.
Ao Vivo
Claro que as transmissões ao vivo também são um recurso e tanto no Instagram Stories. Ao iniciar uma transmissão ao vivo, o Instagram notificará alguns de seus seguidores sobre o evento.
Além disso, o seu perfil receberá um destaque no topo do feed de seus seguidores que estiverem online. 😉 <3
Mas cuidado, é importante planejar as transmissões ao vivo com antecedência e mostrar algo interessante.
Mais do que isso, precisa ser algo que crie um senso de urgência sendo mais especial para quem estiver assistindo no exato momento da transmissão.
Normal
O formato padrão do Instagram Stories que permite a produção de fotos e vídeos. Estes poderão ser incrementados com textos, efeitos, figurinhas, gifs, emojis e muito mais…
É valido tomar cuidado para não abusar dos recursos e deixar o seu stories uma “bagunça”. A menos que essa seja sua intenção, é claro. 😉
Boomerang
Um dos formatos preferidos entre os heavy users do Instagram Stories. O boomerang causa um efeito de repetição. Para isso você deverá criar um vídeo curto com movimento.
Uma boa opção para criar conteúdos divertidos ou que impressionam pela repetição dos movimentos em cena.
Superzoom
Uma novidade razoavelmente recente que já é sucesso! Utilize o superzoom para dar ênfase a alguma coisa em sua cena. O curioso deste formato são as trilhas sonoras que dão um tom “romântico”, “dramático” ou “animado” em sua cena.
Use a abuse do superzoom para deixar os seus stories mais divertidos.
Rebobinar
Parecido com o boomerang o recurso de rebobinar faz o que se espera ao mostrar o seu vídeo do fim para o início. Um recurso legal para dar um novo sentido a qualquer cena que estamos habituados a ver no dia a dia.
Carros seguindo na rua para o mesmo sentido são um bom exemplo de como subverter as expectativas ao utilizar este recurso.
Mãos Livres
Um recurso muito pedido pelos usuários do Instagram Stories. Um recurso que soluciona o problema de ter que pressionar e segurar o botão na tela do smartphone.
Instagram Stories e os #Trends
Esteja atento às tendências. Toda quinta-feira as pessoas postam fotos com a famosa #TBT, mas afinal, o que isso significa? Throwback Thursday é uma hashtag em inglês que significa, basicamente, a vontade de que um momento legal volte, a saudade de algo que passou.
Basicamente a quinta-feira da nostalgia. #TBT
Aproveite que todo mundo está falando sobre isso e posta também! Vale compartilhar aquela foto do evento organizado pela sua empresa que fez bastante sucesso, por exemplo.
Responda as pessoas. Quem nunca enviou uma mensagem para uma loja e desistiu de comprar porque não foi respondido? Esse erro é fatal! Tenha um responsável por cuidar do relacionamento com o cliente e caso possível, invista no trabalho de uma Agência de Marketing.
Gere conteúdo! Isso parece óbvio, mas um erro bastante comum entre as empresas que usam as redes sociais é apenas postar informações diretas sobre o seu produto sem gerar nenhum tipo de conteúdo relevante para o seu público.
Substitua uma simples divulgação do seu produto por alguns tópicos sobre quais os benefícios ele traz (conforto? Qualidade de vida? Faça as pessoas pensarem nisso!)
Lembre-se um perfil de rede social, seja qual for, que só fala de produtos ou da marca é como um canal de TV que só passa propaganda!
Um erro bastante comum é que as pessoas focam muito em atrair novos seguidores e acabam esquecendo de cuidar dos atuais.
Ampliar o público é bastante importante, mas não adianta ter apenas números. Vale mais a pena ter poucos seguidores fiéis do que muitos que não se identificam com sua marca.
Dica extra:
JAMAIS COMPRE SEGUIDORES. FIM <3