Subscribe for notification

Curtidas no Instagram, é o fim?

Veja o que o fim das curtidas no instagram irá impactar em sua estratégia de marketing nas redes sociais. Será que elas vão fazer tanta falta assim?

Curtidas no Instagram, como viver sem elas? O primeiro passo é manter a calma…

via GIPHY

Afinal de contas curtidas não pagam boletos, certo? Em nota o próprio Instagram disse que:

“Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram”

Assessoria de Imprensa do Instagram

E se você parar pra pensar um pouquinho, é bem por aí mesmo. Cada negócio é único e tem suas especificidades. Sua persona, seus valores, seu propósito e sua maneira de se relacionar com o público.

E mensurar o sucesso de um perfil pela quantidade de likes ou a quantidade de seguidores é bem injusto. Não vamos sequer entrar nesta questão dos seguidores no Instagram, que daria um post à parte.

Como o Instagram e o Facebook mensuram as interações?

Em resumo, são três as principais interações possíveis nas redes sociais: Curtida, Comentário e Compartilhamento.

O Compartilhamento é a melhor e interação de maior peso possível que o usuário pode ter com uma publicação. A rede social entende que o usuário gostou tanto do conteúdo que o tomou para si e deseja impactar mais pessoas com ele. Por isso, foco no compartilhamento!

O Comentário vem logo depois. Não é tão bom quanto um compartilhamento, mas também é uma interação importante. Ao gerar comentários em um post, o Facebook ou Instagram entendem que seu conteúdo engajou as pessoas a gerarem mais conteúdo. Com isso, as pessoas passam mais tempo na rede social e sua página ou perfil é recompensada.

A Curtida, fruto da nossa discussão aqui, é a interação mais simples possível. Por mais que no Facebook hajam as reações, espera-se que os posts gerem algum tipo de reação nas pessoas. Por isso o simples fato de receber vários coraçõezinhos em seus posts não é tão relevante quanto receber comentários ou compartilhamentos.

Curtida não é KPI. Ainda bem, né?

Se você utiliza o Instagram para promover o seu negócio há de concordar que apesar de ser um termômetro para o sucesso do seu conteúdo, as curtidas jamais foram um KPI de suas ações.

KPIs são as (Key Performance Indicator) ou indicador chave de performance. São os números que realmente importam para suas ações, a bola na casinha, vendas realizadas, leads gerados, oportunidades de vendas. Vendas, este é certamente um KPI de quase todos os negócios.

Tenha este como um KPI principal, mas não o único. Se sua venda é complexa (geralmente para quem presta serviços) é válido contabilizar também as oportunidades geradas, certo!?

Leia também:

Métricas do Marketing Digital
Atualização do Instagram, saiba o que há de novo na rede social
Instagram Stories, porque usar em suas estratégias?

Então ninguém mais vê as curtidas no instagram de ninguém?

Inicialmente sim. Os testes que já estão em andamento há mais tempo no Canadá, por exemplo, dão conta de que as curtidas só ficarão visíveis ao(s) administrador(es) do perfil. Mas a rede social ainda irá levar em conta as interações que o post receber.

Fizemos um teste e as métricas de curtidas no instagram ainda estão visíveis no estúdio de criação do Facebook.

Ainda não conhece?

É uma plataforma que o facebook desenvolveu para que gestores de páginas e perfis comerciais do Instagram gerenciem as publicações. Por lá é possível acompanhar o desempenho dos posts, agendar publicações para o facebook e analisar números de alcance, engajamento, faixa etária do público e muito mais.

Em resumo…

O fim das curtidas no Instagram podem ser o início de uma nova fase das redes sociais como conhecemos.

Muito se fala na decadência do Facebook, que o número de usuários ativos vem caindo e etc. Para nós que atuamos com marketing digital nas redes sociais, é notável a redução do alcance orgânico das publicações.

No entanto, é possível enxergar tais mudanças com bons olhos, uma vez que é muito comum observar compra de curtidas, de seguidores e a atuação de bots (robôs) na obtenção de “melhores resultados“.

Tende a ser uma coisa boa, mas ainda é cedo para dizer. Mais uma prova viva de que atuar com marketing digital é se atualizar constantemente.

RGdigital:
Posts relacionados