O posicionamento de marca é primordial para a sustentabilidade de qualquer negócio.
Ainda mais em um cenário extremamente competitivo, onde as empresas, se quiserem permanecer no mercado, precisam se tornar cada vez mais relevantes e gerar valor para o consumidor.
Além disso, uma estratégia de posicionamento bem desenhada traz diversos benefícios para sua marca.
Continue acompanhando o conteúdo para conhecer estes benefícios e entender mais sobre o assunto.
O que é posicionamento de marca?
A princípio, o posicionamento de marca é uma estratégia de marketing que diz respeito à maneira com a qual os clientes pensam sobre você.
Em outras palavras, o posicionamento refere-se ao lugar que sua marca ocupa na mente e no coração do público.
Nesse sentido, definir o posicionamento de marca é fundamental, pois ele orienta todas as ações da sua empresa. Além disso, também a diferencia dos concorrentes no mercado.
Um exemplo bastante conhecido
A Coca-Cola é um verdadeiro case de sucesso quando o assunto é estratégia de posicionamento de marca.
Afinal, qual é o segredo da Coca-Cola para uma permanência de mais de 125 anos no mercado? Além disso, como a marca consegue manter-se em primeiro lugar dentro de seu concorrido segmento?
Basta observar algumas de suas campanhas, como “Abra a felicidade”, “O lado Coca-Cola da vida” e “Para Todos”.
Em todas elas a marca se utilizou de valores como amizade, felicidade, alegria, partilha, união e diversão para se posicionar.
E é isso que a Coca-Cola comunica: momentos felizes que devem ser compartilhados. Além de refrigerante, a marca vende felicidade.
Enfim, com uma estratégia clara e sólida de posicionamento de marca, você pode comunicar aos consumidores os seus diferenciais em relação às empresas concorrentes.
Assim, você terá destaque e poderá fortalecer o vínculo entre marca e cliente.
Como o consumidor reconhece sua marca?
De que forma a audiência enxerga sua marca?
A representação que o consumidor cria sobre um determinado negócio é chamada de percepção de marca.
Essa percepção é formada pelo resultado da combinação de tudo o que consumidor experimenta ao entrar em contato com a sua empresa.
Essas experiências incluem o nome da marca, o logo e toda a identidade visual, o atendimento, a compra e até mesmo as sensações provocadas por cheiro, cor, dentre outros.
Leia mais: Como criar uma experiência do cliente incrível em sua empresa
Além disso, o público também constrói sua percepção de marca baseando-se em outros critérios como, por exemplo, notícias, avaliações online, recomendações de amigos e familiares, anúncios, etc.
Logo, associando sua marca a características positivas e valores que seu público-alvo aprecia, é mais provável que consumidores comprem de você.
A importância de ter uma marca bem posicionada
Certamente um posicionamento de marca adequado e bem estruturado pode trazer muitos ganhos para a sua estratégia de marketing digital.
Entre as principais, podemos destacar:
Permite falar com o público certo
Conforme você já deve saber, tentar alcançar o número máximo de pessoas no digital não funciona, afinal, custa caro conversar com muitas pessoas de perfis diferentes.
Por outro lado, quando você fala com quem realmente importa, os resultados tendem a ser melhores.
Com uma boa estratégia de posicionamento de marca, você terá uma abordagem assertiva e uma comunicação direcionada às personas do seu negócio. Alie isso ao poder de segmentação que o marketing digital entrega e construa uma estratégia matadora.
O posicionamento de marca gera leads qualificados
Ao se relacionar com o público certo, você consegue conquistar leads qualificados, isto é, pessoas que estão de fato interessadas no seu produto.
Para obter esses leads, é necessário ter um posicionamento de marca alinhado às necessidades e desejos do seu público-alvo.
Ademais, também é preciso tratar sobre a dor da sua persona nas ações de comunicação nos meios digitais.
Facilita a construção de marcas sólidas
Para solidificar a marca no mercado é preciso ter uma identidade bem definida. Em outras palavras, sua empresa deve ter uma cara e uma personalidade que sejam facilmente reconhecidas.
Isso gera conexão e uma relevância perante os clientes.
No entanto, para alcançar esta solidez, é preciso ter consistência no posicionamento. Lembre-se: construir uma marca forte leva tempo.
Portanto, para que o público saiba sempre com que empresa está falando, é importante que sua marca mantenha o estilo de linguagem, a identidade visual e o tom de voz.
O posicionamento também direciona o trabalho de branding
De forma resumida, branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca.
É uma tática que visa despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão determinantes para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
Os esforços de branding são muito úteis para as empresas que querem fortalecer sua marca no ambiente digital.
Mas, antes de tudo é preciso definir o posicionamento a ser seguido.
Em síntese, uma empresa bem posicionada tem mais chances de garantir uma estratégia de branding bem-sucedida.
Concluindo, o posicionamento de marca é indispensável em uma estratégia de marketing digital, sobretudo porque suas vantagens e possibilidades ajudam as empresas a alcançarem os objetivos do negócio.
Sua empresa ainda não tem um posicionamento forte e consistente?
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