Aparecer na primeira posição do Google. Esse é um dos maiores sonhos de muitos empreendedores digitais. Se você tem um blog, site ou e-commerce, o topo do Google é sem dúvidas um objetivo a ser alcançado.
Com a ajuda do Google PageSpeed essa missão se torna menos impossível já que a ferramenta foi desenvolvida para ajudar na otimização de páginas e websites. Fique comigo neste post e aprenda a usar a ferramenta a seu favor e saiba como interpretar os resultados que ela oferece sobre seu site.
O que é Google Pagespeed?
Vamos pensar um pouco? Estamos em 2021 onde o ritmo na vida de todos é insano. As informações chegam com rapidez e estamos 100% do tempo conectados. Dito isto, passemos ao ritual diário de bilhões de pessoas, buscar no google.
Pense, quantas vezes você já fez isso hoje? Pense um pouco mais, quando você clicou em um site que levou mais de 3 segundos pra carregar, se sentiu impaciente ou talvez um pouco frustrado?
Sim minha amiga e meu amigo, este fator passou a ser um dos principais levados em conta pelo Google na hora ranquear os resultados de busca.
Sites lentos não ficarão muito tempo no top 10 do Google, simples assim. Aliás, como anda o tempo de carregamento do seu? Não sabe bem? O Google Pagespeed pode te ajudar.
Trata-se de uma ferramenta lançada pelo Google para ajudar desenvolvedores a otimizar a velocidade de carregamento de seus sites e com isso, oferecer uma boa experiência de busca aos usuários.
Como usar o Google Pagespeed?
O primeiro passo é ter um website, e-commerce ou pelo menos uma landing page. Algo seu, da sua marca, não um perfil no instagram ou página do facebook pois neste caso você está “pegando emprestado” um espaço para sua marca, mas isso é assunto para outro post.
Então você tem uma url própria, muito bem! O processo é tão simples quanto fazer uma busca no google.
- Passo 1: acesse o site Google Pagespeed;
- Passo 2: insira a sua url;
- Passo 3: clique em analisar e aguarde o relatório.
Você deverá ver uma nota no topo da tela. Essa nota vai de 0 a 100 e leva em consideração vários pontos.
Observe que há uma nota para o desempenho do seu website no desktop e outra para o mobile. Isso acontece porque há alguns anos o google vem priorizando o raqueamento de sites responsivos, isto é, sites que se adaptam bem às telas de smartphones e tablets.
Algo bem óbvio hoje, que quase todo mundo ou pelo faz ideia, é que o mobile é mais usado do que desktops. Mas isso é algo que o Google já previu há pelo menos 7 anos quando passou a priorizar o ranqueamento de sites mobile.
E é exatamente a partir disso que o Google Pagespeed se baseia. Essa nota atribuída ao desempenho de carregamento do site parte de uma simulação de acesso ao url fornecido.
E para trazer resultados mais reais o Google Pagespeed emula um acesso ao seu site com uma conexão 4g padrão do país onde o teste é solicitado.
Então você já sabe que aquela nota representa uma visita ao seu site com o 4g padrão do Brasil.
O Relatório do Google PageSpeed
Teste concluído, hora avaliar os resultados.
Ok, você agora tem uma nota atribuída à sua URL.
É bom saber que se ela está entre 0 e 49 você terá muito a otimizar. Se está entre 50 e 89, o arroz com feijão está feito, mesmo que precise de um pouco mais de tempero. Mas se sua nota está na casa dos 90, muito bem!
Para se ter uma ideia, fizemos um teste com o site do próprio Google e pasme, nem mesmo eles conseguiram uma nota acima de 90 no mobile. Então não se sinta mal por não passar de ano no Google Pagespeed.
FCP (First Contentful Paint)
Começando a entrar em detalhes do relatório temos a primeira sigla FCP. Traduzindo livremente, trata-se da primeira renderização de conteúdo em sua página, isso é, a primeira mudança significativa na tela do usuário que o faz perceber que seu site está carregando.
Isto está intimamente ligado à performance do site pois ajuda a evitar uma desistência antes mesmo de o site carregar, o que aumentaria sua taxa de rejeição dentro do Google analytics.
FID (First Input Delay)
Para você que está acostumado com os partidos políticos, as siglas do Google Pagespeed serão fichinhas. Chegamos ao FID, segunda métrica trazida no relatório.
Ela se baseia na interação do usuário. Como o google prioriza sites responsivos, essa métrica acaba por influenciar bastante na nota final. O FID ou atraso de primeira entrada se refere à experiência dos usuários ao interagir com sua página mobile, logo após o carregamento ser concluído.
É importante ter um baixo delay, isto é, atraso na interatividade em seu site. Sabe quando o site carrega, mas os botões ainda não funcionam ou o player do vídeo ainda não está ativo? Isso acontece devido a um alto FID.
LCP (Larges Contentful Paint)
O LCP, ah que que coisa linda. Todo site tem!
Talvez o principal item a ser validado no Google Pagespeed. Se você for guardar apenas um conteúdo desse artigo, que seja este!
O LCP é a métrica que avalia o conteúdo principal da sua página. O conteúdo principal é aquele que mostra para o usuário que a página foi carregada. O tempo de carregamento é fundamental para garantir uma boa experiência ao usuário.
Não é por menos que o Google Core Web Vitals resume a categoria (loading) carregamento neste item. Falamos sobre CWV mais abaixo (outra sigla? Que legal!)
CLS (Comulative Layout Shift)
Já o CLS quantifica algo que é experimentado pelo usuário final.
Já aconteceu com você de entrar num site e os botões, imagens e itens simplesmente mudarem de lugar? É bem comum na verdade. Você entra no site e o botão aparece no canto esquerdo e aí quando você vai clicar, ele simplesmente muda de lugar, vai para baixo na página ou muda de lado rsrs.
É sobre isso. Quanto menos o seu layout “mudar” após o carregamento da página melhor para o usuário e por consequência, melhor para o seu site.
Google PageSpeed e Core Web Vitals
Em 2021, mais precisamente em junho, o Google passou por uma grande atualização em seus motores de busca. Entrou em vigor a partir de então os parâmetros do Core Web Vitals que se aproximam ainda mais de um acesso real feito por um usuário.
Os resultados atuais do Google Pagespeed já levam em conta os parâmetros do Core Web Vitals. Então se está tudo bem no Google PageSpeed você também foi aprovado nas Core Web Vitals.
No blog do RD Station, nosso grande parceiro, você entende a fundo tudo sobre atualização Core Web Vitals. Clique aqui e leia.
Em suma, foi uma das maiores atualizações no Google e se você notou uma queda nas visitas orgânicas por aí não está sozinho. Walmart, Amazon e outras gigantes também sentiram o impacto da mudança.
Este talvez possa ter sido um conteúdo mais técnico, mas acredito ter sido bastante útil para quem deseja otimizar o tempo de carregamento em seu site ou landing page.