Conheça as principais métricas do marketing digital.
No mercado do marketing digital sempre dizemos que há dois grandes pecados. O primeiro deles é não mensurar nada. O segundo é mensurar coisas demais! As métricas do marketing digital servem para apontar a efetividade das ações realizadas de acordo com o objetivo principal.
Talvez a maior vantagem do marketing digital em relação ao marketing tradicional seja o poder de mensuração. Como as ações são realizadas no ambiente digital, é possível extrair dados reais acerca de visualizações, cliques, interações, visitas e muito mais. As métricas do marketing digital são poderosas mas precisam ser bem utilizadas.
Marketing Tradiocional
Quem já utilizou outdoor ou placas em rodovias, por exemplo, sabe bem a falta que esses dados fazem na hora de avaliar se a estratégia deu certo ou errado.
Quantas pessoas viram o seu outdoor? Quantas realmente leram? E quantas apenas viram de relance o seu anúncio? Não dá pra saber com precisão.
Quando o assunto são as métricas do marketing digital a coisa toda muda de figura. É possível extrair dados bastante específicos como por exemplo, qual a profissão das pessoas que curtiram o seu anúncio? Ou ainda se essas pessoas são casadas, se moram em São Paulo, se usam Android ou iPhone e etc.
Contudo, esse excesso de dados também pode prejudicar a sua avaliação quanto a eficiência de uma campanha de marketing digital.
Por isso é importante seguir algumas orientações na hora de avaliar suas ações de marketing na web, olha só:
Frequência de Mensuração
Defina uma frequência para avaliar os resultados obtidos por meio das métricas do marketing digital. No entanto este recorte precisa fazer sentido de acordo com o objetivo ou objetivos principais da campanha.
Relatórios semanais são bons para avaliação e tomada decisões relacionadas a investimentos, segmentações de público e desempenho de anúncios, por exemplo.
Já os relatórios mensais conseguem trazer um recorte de tempo maior o que possibilita uma breve avaliação de desempenho (quando falamos de campanhas com pelo menos 3 meses de duração)
Recortes maiores como trimestral, semestral ou até mesmo anual são ótimos para se fazer comparações de desempenho entre os períodos. O que dizem as métricas do marketing digital? Como performou a nossa campanha no primeiro trimestre do último ano? Em relação ao mesmo período houve melhora? Os custos aumentaram?
Tenha uma hipótese
Após uma análise de dados relevantes é hora de formular hipóteses que podem ou não fazer sentido. É importante aliar bem as hipóteses com a frequência de mensuração.
Assim será possível acompanhar a flutuação que é a variação do desempenho ao longo do período definido e identificar os padrões, ou seja, dias da semana ou épocas do ano em que suas ações performaram melhor.
Métricas do Marketing digital – Operacionais
O acompanhamento diário das campanhas digitais é uma boa prática muito recomendada por especialistas da área. Esse hábito permite a identificação dos rumos que as ações estão tomando.
Se uma campanha com o objetivo de engajar o público não obteve muitas curtidas, comentários ou compartilhamentos nos primeiros dias, algo precisa ser revisto.
Talvez o criativo dos anúncios não esteja de acordo, ou a linguagem utilizada ou ainda a segmentação do público precisa ser refinada. São diversos os fatores que podem influenciar os resultados de uma campanha.
KPIs
Os famosos KPIs em inglês (Key Performance Indicator) que significam indicadores chave de desempenho servem para mostrar os dados que realmente importam para o seu objetivo de campanha.
Se você por exemplo, pretende aumentar as vendas em seu e-commerce, então a taxa de conversão no site será um KPI para você e não a quantidade de visualizações no seu anúncio do Google (sacou?).
Apesar de todos os dados terem a sua relevância os KPIs servem mesmo para focar as atenções no objetivo das ações. Se ao invés de aumentar as vendas em seu e-commerce, seu objetivo fosse exposição de marca, então as visualizações no anúncio teriam mais importância do que a taxa de conversão no site.
Métricas do Marketing Digital – Consumo
São métricas que indicam o quão seu conteúdo está sendo consumido (que surpresa!).
Neste grupo estão:
- Visitantes únicos
- Visualizações de página
- Páginas mais visitadas
- Visualizações no YouTube
- Alcance em redes sociais
E por aí vai… É legal se ligar nessas métricas se você tem um blog ou gera conteúdo na web, pois é através delas (e também das métricas de engajamento – próximo tópico) que você vai vender seu peixe e conseguir bons parceiros comerciais e anunciantes ($$$).
Métricas do Marketing Digital – Engajamento
De que lhe adianta ter muitas visualizações e poucas interações? Atualmente as marcas buscam por conteúdo que gere engajamento em seu público [o que muitas vezes inclui influenciadores digitais], já que deixamos de ser meros espectadores e passamos a conversar, opinar e a criar junto com as marcas.
Em termo de métricas de engajamento temos:
- Quantidade de comentários no blog
- Compartilhamentos em redes sociais
- Comentários em posts de redes sociais
- Curtidas e qualquer interação rápida (as famosas métricas de vaidade 😮😮😮)
Como assim métricas de vaidade?
A boa e velha curtida 👍 ou as novas interações lançadas pelo Facebook não são exatamente termômetro de sucesso! Da mesma forma que a quantidade de curtidas ou fãs não são sinônimo de qualidade. Elas fazem parte da infinidade de métricas do marketing digital mas não tem o mesmo peso que as demais na hora de avaliar os resultados.
E por falar em facebook vale a pena ler tambem
É que hoje (mais do que nunca) é preciso engajar, tirar do lugar, colocar em movimento. As pessoas precisam gostar tanto do que estão vendo a ponto de querer comentar, compartilhar e mostrar para os amigos.
Todo esse engajamento é a porta de entrada para duas palavrinhas do marketing digital, viralização 😶 e conversão ♥. Uma não gostamos muito e a outra a gente ama!
Métricas do Marketing Digital – Conversão ♥️
As métricas de conversão ♥️ apontam a eficiência do seu conteúdo seja ele um anúncio, post, e-mail marketing ou qualquer outro que possibilite uma ação final desejada.
Seja gerar leads ou vendas a conversão é o objetivo mais difícil de ser alcançado, muitas vezes por estar bem próximo da venda, (solicitação de orçamento, teste grátis, solicitar uma ligação ou etc). Ou então por ser a venda em si, quando falamos de lojas virtuais.
- Leads geradas
- Taxa de conversão ♥️ em cada etapa de qualificação dos leads
- Taxa de conversão ♥️ de mídia paga em clientes
- Ligações feitas para a empresa.
Em resumo as métricas de conversão estão mais próximas de apontar o sucesso ou insucesso de sua ações digitais.
Métricas do Marketing Digital – Negócio
O que são? Ah são os números que o dono da empresa quer ver! São as métricas do marketing digital que podem ser usadas para avaliar ações não necessariamente de marketing digital mas da empresa como um todo!
As principais são:
CAC (Custo de aquisição de clientes)
Quanto custa para ter um novo cliente em sua empresa? Deve-se levar em conta os investimentos em marketing, custos com vendedores, reuniões, combustível (quando for preciso o deslocamento até o cliente), e tudo o que for necessário para receber um sim do prospect.
Depois basta dividir estes custos pela quantidade de clientes obtidos.
Fórmula:
Custos de venda + custos de marketing ÷ Quantidade de novos clientes
LTV (Life time value)
Valor gerado pelo tempo de vida. Para se chegar a essa métrica é preciso saber duas informações, qual o tempo de vida de um cliente em sua empresa? E qual o ticket médio de suas vendas?
Em média quanto tempo os clientes permanecem comprando de sua empresa? Basta calcular e cruzar estas informações com o CAC. Se o custo de aquisição de clientes parecia alto que tal comparar com o LTV?
Fórmula:
Ticket médio x Número de transações anuais por cliente x Anos [de contrato ou vendas recorrentes]
ROI (Retorno on investment)
Retorno sobre o investimento. Mais uma conta super simples que mostra qual o retorno sobre cada real investido.
Fórmula:
Ganhos – Custos ÷ Custos x 100
As métricas do marketing digital são fundamentais para avaliar qualquer ação digital. Uma das grandes vantagens de se investir em marketing digital é a capacidade de mensurar os resultados.
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