Desde que a internet é internet, as Métricas do Google Analytics são, ao mesmo tempo, um olhar para o passado e um vislumbre do futuro. Mensurar e analisar os dados do seu website faz uma enorme diferença em uma estratégia completa de inbound marketing.
Hoje vamos falar um pouco sobre Métricas do Google Analytics para Iniciantes. Então, se você está começando agora com o marketing digital, leia até o fim, pois estou certo de que muitas dúvidas e incertezas serão resolvidas por este conteúdo.
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Entendendo o Google Analytics
É sobre analisar e entender comportamentos e tendências. Desde 14 de novembro de 2005, data de lançamento da ferramenta, o Google vem aprimorando os recursos a fim de torná-la mais inteligente e intuitiva.
Em suma, o Analytics funciona assim:
1 – Você cria uma conta plataforma, ou mesmo aproveita o seu @gmail para efetivá-la em poucos cliques;
2 – É gerado um código de monitoramento que você poderá inserir em seu site;
3 – A plataforma organiza os dados de visitas ao seu site de maneira fácil e intuitiva.
No entanto, por mais que a ideia seja simplificar a vida do usuário, por vezes é necessária a ajuda de um webmaster. Pela riqueza de dados, muitas pessoas tampouco consegue extrair insights.
Métricas do Google Analytics: o Be a Ba
Toda conta no GA (apelido carinhoso do Google Analytics) possui a seguinte estrutura:
Conta > Propriedade > Vista de Propriedade
As contas são o âmbito mais amplo do GA. Nela, você consegue configurar detalhes como idioma, fuso horário, moeda, etc. É através da conta que você cria as propriedades, isto é, cria uma visualização do GA que vai trazer tudo sobre o seu site. É possível, dentro de uma mesma conta, ter várias propriedades com sites diferentes para gerenciar.
E por fim as vistas de propriedade são pontos de acesso aos dados do site propriamente ditos. Nela é possível visualizar métricas de Google Analytics como:
- Número de Usuários;
- Sessões;
- Páginas mais acessadas;
- Taxa de rejeição;
- Duração de sessão;
- Número de conversões;
- Origem do tráfego.
E infinitas outras métricas.
E o novo GA4?
No último trimestre de 2020, o Google, a fim de se antenar às jornadas de compra dos consumidores, lançou uma nova versão do Google Analytics. Com ela, além de mensurar dados de site, também é possível analisar em tempo real as interações dos usuários em aplicativos.
Com isso, a unificação dos dados em um mesmo ambiente se torna mais orgânica e os analistas conseguem, em uma única plataforma, avaliar toda a jornada de visitas, engajamento e conversões dos usuários.
Conhecendo o Painel do Analytics
Para facilitar, neste artigo vamos considerar a versão clássica do Google Analytics. Uma versão já mais estável e que se integra a praticamente todos os softwares de análise e gestão de marketing do mundo.
O Painel
Quem acessa o painel do GA pela primeira vez e não é lá um expert em marketing digital fica meio perdido. Mas a ferramenta evolui bastante desde 2005 e a versão atual é bastante intuitiva.
De cara, no centro da tela você encontra os dados de acesso ao seu site nos últimos 7 dias e tem estes dados comparados à semana anterior. Então em apenas alguns segundos você observa se houve melhora ou não nos resultados de usuários, sessões, taxa de rejeição e duração das sessões de forma mais recente.
No menu à esquerda você pode navegar por relatórios mais simples ou mais detalhados. Há inclusive a opção de análise em tempo real, o que é uma mão na roda para quem deseja observar o movimento em seu site durante um período específico, por exemplo.
A ferramenta em si, como dito, é bastante intuitiva. Logo funções básicas, como selecionar um período de análise, avaliar os principais canais de aquisição e descobrir os dados demográficos dos seus visitantes, são bem simples de se utilizar.
A seguir vou detalhar um pouco mais sobre as principais métricas do Google Analytics.
Usuários x Sessões
Essa é uma das principais dúvidas a respeito de Google Analytics que sempre recebo aqui na agência. Muitos clientes que estão começando com seus sites ficam em dúvida quando estes primeiros números surgem.
Afinal, o que são usuários?
O número de usuários no Google Analytics se refere ao número de pessoas que visitaram o site naquele determinado período. Não importa se a pessoa visitou uma ou dez vezes, ela será contada apenas como um único usuário.
E o que são sessões?
Sessões são visitas ao seu site. Então se aquele usuário visitou seu site dez vezes, aqui constarão as suas dez visitas. Uma visita é contada a partir do momento em que o seu site é carregado para o usuário e é válida por até 30 minutos. Isso quer dizer que se um visitante entrar em seu site, mudar de guia e ficar inativo por mais de 30 minutos, a nova interação será contabilizada como uma nova visita.
Taxa de Rejeição
Ninguém gosta de ser rejeitado – e com o seu site não é diferente! Brincadeiras à parte, essa métrica do GA se refere à quantidade de visitas a apenas uma página em seu site.
Imagine que o usuário acesse sua home page, não role a página ou não clique em nenhum botão e, imediatamente, feche a aba. Essa é considerada uma visita com rejeição.
A taxa de rejeição em si é calculada da seguinte forma:
Quantidade de sessões com página única / Número total de sessões
Taxa de rejeição alta é ruim?
A resposta é: depende. Se o seu site depende da visualização de mais de uma página por parte dos usuários para obter sucesso, então é ruim, sim. Isso se aplica por exemplo a sites institucionais onde, geralmente, é desejável que o visitante conheça os serviços, a história da empresa e o formulário de contato fica em outra página.
Contudo, se você possui um site onepage essa taxa pode não ser tão negativa. O importante é entender, em sua jornada de compras, qual é o caminho desejável que os usuários percorram até chegarem á conversão.
Duração da Sessão
Esse dado diz respeito ao tempo médio das sessões em seu site. Lembre-se que, no Google Analytics, todas estas métricas estarão sempre relacionadas ao período selecionado. Sendo assim, avaliar dados como a duração média das sessões é mais assertivo quando feito em períodos de tempo maiores, como meses ou anos. A não ser que o que se queira avaliar é a média de duração de um dia específico.
Como é calculada? Matemática básica! O Google mensura em segundos cada sessão em seu site, realiza uma soma total e faz a divisão deste número pelo total de sessões no período.
Origem de Tráfego/ Canais de Aquisição
Aqui é onde analisamos os canais que mais trouxeram visitantes ao seu site. O Google Analytics é bem inteligente e consegue separar esses dados em alguns grupos macro:
Paid Search
Aqui estarão as visitas com origem em mídia paga como Google Ads (rede de pesquisa), Facebook Ads, Twitter Ads, etc. É aqui aonde você deve avaliar a efetividade de suas campanhas ao atrair visitantes para o site.
Organic Search
Trata-se dos visitantes que chegaram ao seu site através de uma busca realizada no Google. No entanto, se excluem aqui os cliques recebidos em anúncios do Google Ads, que ficarão na categoria acima. Então aqui estará o tráfego orgânico do seu site, geralmente frutos de um bom SEO.
Direct
Se muita gente está entrando em seu site por este canal, meus parabéns! Significa que você está construindo uma marca forte e memorável e também ficando na lembrança dos usuários na hora de digitarem o endereço do seu site. Por isso é importante escolher uma URL sucinta e de fácil lembrança ao criar um website ou e-commerce.
Display
Em display estarão os visitantes do seu site que chegaram até lá por meio de algum banner de anúncios na Rede de Display do Google Ads ou ainda banners em portais de notícias e espaços publicitários online.
Referral
São as famosas referências. Sabe quando você clica em um link de um determinado site e acaba indo parar em outro? É exatamente neste grupo de visitantes que você acabou de entrar. Então todos os visitantes deste canal clicaram em um link de um domínio diferente do seu e acabaram visitando uma de suas páginas. Muita gente chegando por este canal? Ponto para o seu link bulding.
Social
Este é o canal que agrupa todos os visitantes que chegaram ao seu site por meio de conteúdos compartilhados nas redes sociais. E aqui o google junta todo mundo tá? Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Pinterest e etc.
Por último, mas não menos importante, o e-mail. Sim, aqui estão todos os visitantes que vieram por meio de cliques em e-mails enviados. Se você possui uma base de leads e envia e-mails através de ferramentas como o RD Station Marketing, este canal será essencial para medir a eficiência de suas campanhas.
Isso é tudo sobre Métricas de Google Analytics?
Mas é claro… que não. O Google Analytics é uma ferramenta super completa e oferece várias configurações e recursos avançados para mensurar absolutamente tudo o que acontece em seu site. Mais recentemente o Google integrou o GA com o Web Core Vitals, que é uma ferramenta que mensura o tempo de carregamento do seu site. Então é possível ver por lá se as suas páginas carregam rapidamente (ou nem tanto).
Isso não é tudo, mas já é um ótimo começo para você que deseja entender os resultados de suas ações em Inbound Marketing, Tráfego Pago e Marketing Digital como um todo. Vou deixar aqui um link para o nosso e-book gratuito: Web Analytics na Prática. Baixe agora e boa leitura!
Espero ter ajudado de alguma forma. Até a próxima.
Parabéns pelo conteúdo.