Invista nas melhores estratégias de marketing e faça a maior black friday da história da sua empresa!
Sabemos que, em qualquer ocasião cujo foco seja vender, o marketing é um dos primeiros passos. Especialmente na black friday, uma das mais quentes datas para o varejo, as ações de marketing devem se alinhar às promoções.
Tradicionalmente estadunidense, a black friday já faz parte do calendário varejista brasileiro desde 2010 e vem ganhando cada vez mais força. Em 2018, a “sexta-feira negra” atingiu um faturamento de cerca de 2,6 bilhões de reais.
Por isso, temos um desafio! No ano que o evento completa 10 anos no Brasil, faça esta ser a melhor black friday da história do seu negócio. Para te ajudar, nosso time reuniu as principais dicas de marketing na black friday. Aproveite.
Black Friday, Black Week ou Black November?
O primeiro passo para fazer a sua melhor Black Friday de todos os tempos é definir o período da promoção. Por mais que a data tenha o nome “Friday”, sexta-feira, é comum e há inclusive cases de sucesso em que as ofertas continuam valendo por uma semana ou até mesmo durante todo o mês.
Portanto, defina com clareza o período de ofertas. Depois, crie um cronograma de ações com datas e colaboradores responsáveis. Organize tudo para evitar atrasos.
Black friday: adeque a comunicação da sua marca
Um bom marketing na black friday depende de uma estratégia específica para a data. Alinhar a comunicação da sua empresa à proposta da data é muito importante para se conectar com os consumidores e conquistar sua atenção.
Nas divulgações, adote o preto como cor predominante. Produza imagens chamativas com textos atrativos. A divulgação da sua black friday deve ser clara, direta e eficiente.
Em caso de loja física, invista em materiais de divulgação como uniformes, cartazes e vitrines específicas.
Foque no período pré black friday para captar e nutrir leads
Uma boa estratégia demanda tempo e planejamento! Antes de iniciar a semana/data de promoções, promova estratégias de captação de leads. Você pode oferecer um cupom de desconto aos leads que se cadastrarem previamente, por exemplo, ou até enviar promoções em primeira mão para tal segmentação.
Além da captação de novos leads, é necessário engajar a sua base de clientes desde já: utilize os canais digitais da sua empresa para fazer uma contagem regressiva. Prepare os clientes para as promoções que estão por vir.
E por falar em geração de leads, neste e-book gratuito reunimos 28 tipos de conteúdo diferentes para captar mais leads e crescer sua base.
Invista em mídia paga
A black friday é uma data que recebe dedicação de grande parte das empresas, e, possivelmente, dos seus concorrentes. Por isso, as postagens orgânicas não são suficientes. Para alcançar os clientes que você almeja, é necessário a reserva de recursos para investimento em mídia paga.
Assim, você sai na frente, segmentando leads que estão interessados em seus produtos, e aumenta as vendas poupando esforços. Entenda quais são os canais mais utilizados pela sua persona (como facebook e google, por exemplo) e aposte neles.
É importante entender que a data movimenta todo o varejo e por esse motivo as ferramentas de anúncios online irão demandar mais tempo para aprovar e ativar campanhas. Mais uma vez, o destaque fica com o planejamento.
Alinhe com sua equipe quais serão os anúncios e dê início à criação das peças com antecedência.
Outra dica valiosa é já iniciar campanhas com maiores investimentos pelo menos 1 mês antes da data. Desta maneira os algoritmos de Google Ads e Facebook Ads já começam a aprender com a nova rotina de investimentos e ganchos dos anúncios.
Black friday e e-mail marketing, um caso de amor!
Sim, é através do e-mail que boa parte das transações acontecem durante o período de promoções e ofertas. Os clientes que chegam por este canal gastam até 138% mais em relação às vendas convertidas por outras mídias.
Além disso, o e-mail marketing é um canal direto com seus possíveis clientes. Você pode traçar estratégias de listas VIP, oferecendo com antecedência suas promoções para leads selecionados.
Outra vantagem do canal é o maior poder de personalização e segmentação. Aposte em textos mais direcionados e inclua sempre que possível o nome do lead. Ofereça também os produtos que seu lead adicionou o carrinho ou visitou na loja meses antes.
Com ferramentas como o RD Station é possível realizar estas e outras segmentações e personalizações no envio de e-mails, além de landing pages para captura de leads e popups para direcionamento do tráfego.
Lembre-se do pós-vendas
Vendeu? Maravilha, agora foque em proporcionar uma experiência encantadora. Envie e-mails e faça posts agradecendo a confiança e a preferência dos clientes no período promocional.
Além disso, marque seus leads como clientes e faça uma segmentação especial para realizar ações específicas nas próximas promoções e certamente na black friday do ano seguinte.
Bônus para você que chegou até aqui…
Confira o evento online do Google sobre o que esperar da temporada de Black friday 2020. Esperamos que te ajude a ter bons insights: