O mercado de turismo também pode se beneficiar com o marketing digital.
Vamos começar pensando na jornada de compra de um cliente que está prestes a fazer uma reserva.
Em grande maioria, o consumo de serviços de hotelaria está ligado a momentos bastante específicos e aguardados pelas pessoas. Por isso, quando o assunto é reservar um quarto de hotel ou pousada, a impressão que o negócio transmite é importantíssima.
Pense que você, após meses intensos de trabalho, está se planejando para visitar uma cidade que sempre quis. Qual é a experiência que você deseja ter? Uma estadia qualquer ou uma hospedagem que proporcione segurança, comodidade e qualidade à sua viagem?
Saiba que a maior parte – se não todas – as pessoas escolhem a segunda opção.
Mas o que faz um hotel ser escolhido em meio às tantas opções que aparecem nos sites de busca? Essa questão não é tão simples de responder, pois há muitas influências; mas um bom marketing é, com toda certeza, uma delas.
Marketing digital para hotel: por onde começar?
Um levantamento da Phocuswright em parceria com o Google apontou que, no Brasil, em 2018, 50% das reservas de hotéis eram feitas via internet. E esse é o maior motivo para que você concentre esforços nas mídias digitais.
Hoje, os clientes estão acostumados a praticar inúmeras ações através dos seus dispositivos – seja reservar um quarto do hotel, fazer uma compra e até contratar um seguro de viagem, por exemplo.
Juntamente às reservas via internet, os estabelecimentos do ramo hoteleiro devem ter uma presença digital sólida, a fim de transparecer confiança e valorizar aquilo que oferece de melhor – seja as instalações, a localização, etc.
Pensando nisso, descubra 5 itens que precisam ter espaço na sua estratégia de marketing digital para hotel.
Produza conteúdo relevante para o público
Muitas pessoas que estão à procura de hotéis estão visitando a cidade pela primeira vez. E para se posicionar como autoridade, é fundamental que você faça parte não só da estadia, mas da experiência completa do hóspede.
Neste segmento, produzir conteúdo sobre eventos, pontos turísticos, culinária típica e outros assuntos relevantes é interessante para ter um perfil relevante. Hoje, vivemos um verdadeiro rush nas redes sociais. É necessário que uma estratégia de marketing digital para hotel preveja conteúdos que tenham relevância para o público.
Fazendo isso, seu hotel ganha mais reconhecimento e autoridade.
SAC eficiente
Quem nunca desistiu de comprar ou contratar um produto/serviço simplesmente pela demora no atendimento? Pois é! Não adianta ter volume de clientes interessados se a sua equipe não consegue atender à demanda.
Por outro lado, não faz sentido produzir conteúdos relevantes se, quando os seguidores comentam, o seu hotel responde com um simples emoji.
Ter uma comunicação clara e rápida com os clientes é muito importante para garantir a satisfação deles.
Trabalhe com segmentações
Ahhh, os clientes fiéis!
Eles são o sonho de toda empresa: seguem os perfis das redes sociais, estão sempre engajando nos conteúdos que são publicados e o melhor, recompram várias vezes.
Uma forma de converter clientes e transformá-los em fãs é fazendo uma comunicação personalizada. É aqui que o Inbound Marketing pode ser utilizado para fazer a diferença na fidelização dos clientes.
Utilize o RD Station para criar campanhas personalizadas e valorizar clientes fiéis (além deles, a automação de marketing é fundamental para garantir que aqueles indecisos fechem a hospedagem logo!)
Tenha uma estratégia de Mídia Paga
Marketing digital para hotel é um grande desafio quando não se tem o investimento em Mídia Paga.
Os conteúdos orgânicos são, sim, interessantes, mas são convertidos em resultados apenas em médio-longo prazo. Para ter um retorno mais imediato e eficiente, contar com a inteligência do Facebook Ads e do Google Ads é muito valioso.
Mas como começar a investir em anúncios?
Primeiro desenvolva a habilidade de conversar com seu cliente!
Marketing para Hotel tem relação com despertar desejo, interesse, fazer as pessoas sentirem a experiência, não só em seu estabelecimento, mas também na sua cidade!
Seus criativos precisam estar completamente alinhados com os desejos do seu público-alvo. Apresente pontos turísticos, pratos típicos, curiosidades, etc. Vá além dos conteúdos que clamam apenas pelas reservas.
Toda a experiência que seus clientes vão desfrutas durante a estadia precisa estar presente nos seus anúncios.
Mas e em relação à segmentação? Como fazer?
Bom, você pode segmentar seus anúncios quanto há:
- Interesse-chave: COM CERTEZA tem interesse no seu produto; Ex.: Viagem, Pousada, Hotel…
- Interesse-médio: PROVAVELMENTE TEM interesse no seu produto: Ex.: Praia, Cachoeira, Pontos Turísticos….
- Interesses Amplo; TALVEZ TEM interesse Ex.: Férias, Descanso, Tranquilidade….
- Interesses em Marca: Pessoas que TEM INTERESSE em marcas que se relacionam aos interesses-chave;
Criando bons criativos, utilizando uma boa segmentação e TENDO UMA BOA CAMPANHA DE VENDA, com certeza você terá ótimos resultados.
Pense fora da caixa: ofereça condições especiais, brindes, faça parcerias com restaurantes, etc…. Tente tornar a vida do seu cliente o mais fácil possível e com um ótimo custo.
E agora, onde anunciar? Quais tipos de campanhas?
Você precisa estar presente na Rede de Pesquisa do Google e também no Facebook Ads.
Quanto ao Google Ads, tenha dois tipos de grupos de anúncios:
- 1º Tipo: Campanha com Termos de Pesquisa da sua marca (basicamente seria palavras-chave com o nome da sua empresa)
- 2º Tipo: Campanha com Palavras-chave que sua persona pesquisa quando quer viajar para sua cidade. Ex.: Hotel no Rio de Janeiro.
Já de facebook ads você pode testar:
- Campanhas de Conversão para uma Landing Page ou seu Site;
- Campanhas de Mensagens para o Direct ou Whatsapp;
- Tráfego para o Whatsapp;
Apenas com essa estrutura simples, você já pode começar a ter ótimos resultados. Claro, a medida do tempo você pode ter estruturas mais completas para divulgar seu negócio.
Quanto investir? Um investimento ideal inicial é 10X seu Ticket Médio. Desta maneira você pode dividir seu orçamento em:
- 70% para Facebook Ads
- 30% para Google Ads
Crie campanhas com foco em:
- Interesse: usuários que têm interesse em viagens;
- Públicos: proximidade com o hotel;
Invista em um material fotográfico de qualidade
As pessoas precisam de convencer de que o seu hotel é a melhor escolha! E só um material fotográfico de qualidade é capaz de transmitir a qualidade da estadia. Por isso, tanto para os sites de reservas como para as redes sociais, fotos e vídeos bons impactam muito nos resultados.
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