Você já pensou em contratar uma personalidade digital para falar sobre o seu produto e sua marca?
É basicamente isso que propõe o marketing de influência: conectar pessoas à sua marca com um intermediário, os influenciadores digitais. Eles detêm do público empatia, reconhecimento, curtidas e o mais importante: confiança. Compartilham tudo (ou quase) com seus seguidores e estão no topo das redes sociais.
Leia também:
Quem são os influenciadores digitais?
Eles são criadores de conteúdo que escolhem as redes sociais para falar sobre seu estilo de vida e relatar para seus seguidores suas vivências e experiências. Mostram uma imagem positiva para o seu público, transmitem verdade e criam uma legião de consumidores engajados e interessados no seu estilo de vida.
Se há alguns anos a onda era estampar outdoors e comerciais de tevê com celebridades, o marketing de influência veio para mudar esse cenário.
Você deve se lembrar que há algum tempo as grandes empresas investiam bastante em comerciais de televisão com a participação de atores e atrizes famosos. Esse investimento continua, mas majoritariamente redirecionado: as campanhas foram parar na web e nos perfis dos influenciadores digitais.
É consideravelmente mais barato incluir os influenciadores e seus perfis nas campanhas do seu negócio. Além de ser mais rentável, entram nesse balanço as vantagens que já conhecemos no marketing digital: mensuração e poder de viralização. Através do próprio instagram é possível saber quantas pessoas a publicação atingiu, quem interagiu, quem rejeitou… as métricas são precisas.
Quando essa onda surgiu?
É difícil relatar com precisão quando a onda dos influenciadores digitais começou, mas podemos considerar que ela teve seu início com os blogs pessoais, que, antes, eram usados apenas como diários virtuais e não objetivavam monetização.
Atualmente, com a popularização da já considerada profissão, existem influenciadores digitais dos mais diversos nichos, dos mais tradicionais – como beleza – aos mais específicos, como os que relatam suas experiências do dia-a-dia de forma mais natural e descontraída. Eles estão em todos os cantos e em, praticamente, todas as redes sociais.
Podemos afirmar que sempre que você pensar em um nicho, por mais específico que ele seja, tem ao menos algum influenciador falando sobre isso.
É fato que os influenciadores digitais estão em todos os lugares, mas como chegar até eles?
Você precisa ter ideia de quais são os objetivos da sua campanha e o que você espera do trabalho desse influenciador. Todos as pretensões precisam estar na ponta do lápis.
O próximo passo é encontrar influenciadores que deem match com sua marca, isto é, que tenham estilos de vida compatíveis com seu produto e os princípios da sua empresa. Havendo uma super relação entre ambos os lados, as ações se tornam muito mais estratégicas e naturais, uma vez que o influenciador consegue inserir o seu produto no dia-a-dia dele.
Vamos falar de valores.
Valores são relativos. Eles dependem da quantidade de seguidores do influenciador, o tipo de postagem que ele vai fazer com o produto, quantas curtidas isso vai gerar… cada profissional tem o seu preço e garante x retorno. Coloque tudo na balança.
Negocie, peça o mídia kit (material que contém informações mais aprofundadas sobre os números do influenciador) e analise exemplos de trabalhos que ele já realizou. Pesquise sua reputação e esteja ciente das suas possíveis declarações.
As métricas de vaidade…
Se você acompanha o nosso blog há mais tempo sempre lê nossos alertas sobre as métricas de vaidade. Cuidado redobrado! Aqui no marketing de influência essa armadilha também existe. Não se iluda com curtidas, o objetivo é vender. 😉
Lembre-se: investir em marketing de influência é mais do que fazer sua empresa aparecer no perfil de um famoso.
É também se associar a essa personalidade e sua vida, participar da sua realidade e do dia-a-dia dos seus seguidores. Por isso, recuse vínculos com personalidades preconceituosas e muito polêmicas, afinal, você não vai querer atrair esse tipo de característica à sua marca, né? 🙂