Você já leu algum artigo em um blog de uma empresa, seguiu um passo a passo que viu numa rede social ou ainda fez o download de um infográfico? Então você já foi impactado com estratégias de marketing de conteúdo. E se você tem um e-commerce, é hora de ficar de olho nisso!
O marketing de conteúdo está ocupando um grande espaço de estratégias de marketing digital de empresas de diversos segmentos. É a partir de artigos em blogs, materiais ricos e redes sociais que muitas empresas estão se humanizando e construindo uma verdadeira base de fãs.
E como é de se esperar, as tendências de marketing caminham paralelamente ao empreendedorismo; em 2020, o e-commerce brasileiro cresceu 73,88%, de acordo com estudo da Câmara Brasileira de Economia Digital em parceria com o Movimento Compre & Confie.
O crescimento das lojas virtuais fez com que o marketing de conteúdo agisse de forma estratégica. Afinal, antes de uma tão desejada venda há um importante processo de relacionamento com os clientes.
Por isso, a seguir, você vai saber mais a fundo como uma estratégia de marketing de conteúdo é desenvolvida e de que forma você pode aproveitar esta tendência. Acompanhe.
Por que apostar no marketing de conteúdo para e-commerce?
Há alguns anos, com o surgimento das redes sociais, eram poucas as empresas que praticavam o marketing de conteúdo. Mas não pense que ele nasceu com a digitalização: em décadas passadas já era comum ver receitas, dicas e outras informações estampando os rótulos de produtos em prateleiras de supermercados.
Marketing de conteúdo é mais antigo do que o marketing digital
Sim. Uma receita de brigadeiro incluída no rótulo de uma lata de leite condensado é um bom exemplo de como o marketing de conteúdo deve ser: agregar valor ao cliente de acordo com os seus interesses e no momento certo.
O tempo passou, as “prateleiras” dos e-commerces começaram a ganhar popularidade. E é aí que você se pergunta: como fazer marketing de conteúdo que gere valor?
Bem, no marketing digital, é possível educar o cliente antes mesmo que ele decida comprar. Ao contrário do leite condensado, onde o cliente fazia uso da receita somente ao levar o produto para casa. No digital, é possível se comunicar com o seu perfil de cliente ideal e, através de conteúdos, influenciar a sua decisão.
Tipos de marketing de conteúdo para e-commerce
E se você está pensando que marketing de conteúdo é só texto… te trago a seguir algumas sugestões para diversificar sua produção de conteúdo.
Conteúdos em vídeo
Não é segredo para ninguém que os conteúdos audiovisuais são os queridinhos de quase todas as redes sociais. Por serem dinâmicos, eles inserem-se no dia a dia das pessoas com muita naturalidade, acompanhando a rotina.
Apostar em conteúdos em áudio/vídeo é assertivo para quem deseja se aproximar mais dos clientes. Se esse é o seu objetivo, invista em:
- conteúdos sobre os produtos que você comercializa, explorando cores, formatos, dimensões e modos de uso;
- vídeos e podcasts sobre o segmento – se for de moda, que tal um conteúdo voltado às tendências da estação?
Lembre-se que esses são só exemplos. Os tipos de conteúdos mais promissores devem estar alinhados à sua persona.
Marketing de conteúdo para e-commerce: Interações em redes sociais
Você sabia que interagir com os clientes através das redes sociais também é uma boa prática para disseminar os conteúdos que você tem a oferecer? Acredite: tudo pode se transformar em um conteúdo, desde os temas mais óbvios até as dúvidas que os clientes encaminham por direct.
No marketing de conteúdo, afirmamos constantemente que a dor de um pode ser a dor de outro; em outras palavras, os conteúdos produzidos por você devem ser relevantes perante à comunidade de clientes.
Conteúdo no blog
Não podemos esquecer do cristal do marketing de conteúdo: o SEO! A sigla representa a Otimização para Motores de Busca e refere-se ao posicionamento do seu e-commerce nos resultados de busca.
Pense num e-commerce de produtos alimentícios B2B que tem como carro-chefe um famoso tipo de chocolate amargo. Quando o produto é buscado no Google, a tendência é que apareçam inúmeros resultados (inclusive de empresas que pagaram para aparecer em destaque.)
Mas com o SEO em ação é possível se posicionar com vantagem.
No caso do e-commerce que vende o tão buscado chocolate, seria interessante produzir conteúdos para o blog com a palavra-chave em questão. Como receitas que utilizam o ingrediente, história do produto e muito mais. Assim, seu e-commerce ganha mais relevância e pode pleitear as primeiras posições do Google.
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