Brand persona, persona, buyer persona, são tantas que você pode até se confundir. No Marketing como um todo, não apenas no digital, todas elas são fundamentais para o sucesso.
Mas hoje neste artigo vamos falar sobre a persona que define o tom de voz da sua marca. Que ajudará a definir o posicionamento de sua empresa nas redes sociais e em canais de contato com o público como e-mails e chat, por exemplo.
Vamos falar sobre Brand Persona e sua importância no marketing digital.
O que é Brand Persona
Antes de mais nada, precisamos esclarecer o que é uma brand persona. Você certamente já ouviu falar do Magazine Luiza, certo? Se por acaso nunca ouviu falar, trata-se de uma das maiores empresas do varejo nacional. Uma marca que decolou nos últimos anos e vem investindo em diversos setores como tecnologia, educação e criação de conteúdo digital.
Pois bem, o Magalu em meio a toda essa transformação digital criou um personagem, a Lu, para representar a marca no ambiente online. A Lu é a essência da marca e traz consigo todos os valores, sonhos e características que sustentam a marca Magazine Luiza desde sua fundação.
Só nas redes sociais a Lu já passa dos 25 milhões de seguidores. Números comumente vistos por influenciadores digitais ou celebridades, mas não por marcas. Pois é exatamente isso que uma Brand persona pode fazer por uma marca, torná-la humanizada.
Em termos gerais Brand persona é um personagem fictício que reúne as características da marca. No entanto é importante, ao criar este personagem que valores e comportamentos sejam também definidos, uma vez que será ela, a brand persona, que irá definir se a marca irá ou não apoiar se manifestar a respeito de polêmicas e casos mais delicados.
Além disso, essa personalidade irá ajudar a marca a se posicionar, algo fundamental nos tempos atuais haja vista que as pessoas querem que as marcas tomem partido, levantem bandeiras e apoiem causas.
Brand Persona x Buyer persona
Uma confusão muito comum ao se falar de brand persona é confundí-la com a buyer persona, por isso é sempre importante definir as diferenças entre elas. Falamos acima sobre o que é a brand persona, a seguir vamos detalhar a buyer persona:
Buyer Persona
A Buyer Persona também é um personagem fictício que você e sua equipe podem criar. Muitas vezes conhecida apenas por Persona no Marketing Digital ela é criada para caracterizar o perfil ideal de cliente para sua empresa.
Sendo assim, a buyer persona reúne os dados demográficos e interesses que o seu público principal da marca deverá ter.
Neste outro artigo você aprende melhor o que é persona e como definir a sua?
Aqui neste outro te ensinamos a criar estratégias e conteúdos para a sua persona.
Brand Persona, como definir?
Mas o assunto é brand persona, certo? Então vamos deixar a teoria e partir para a ação. A seguir você verá os principais pontos para definir a sua brand persona.
O primeiro passo é fazer um estudo aprofundado da sua marca. Aqui vale até mesmo recorrer ao bom e velho Círculo Dourado do Simon Sinek. Sim, saber o seu propósito é o ponto de partida para definir a personalidade da sua marca.
Temos um post bem legal sobre o assunto que é o Círculo Dourado para Encantar Pessoas.
Feito isso é hora de seguir em frente.
Defina os Pilares da sua Marca
Se você já sabe “o por que”, “o como” e o “o quê”, fica bem mais fácil levantar os pilares da sua marca. Imagine que você está construindo algo grandioso como o Coliseu em Roma, então as pilastras precisam ser muito resistentes.
Pense nos principais valores da sua marca que darão a sustentação para tudo o que ela for construir acima disso.
Essência da Marca
Pilares de pé, o próximo passo é encontrar a sua essência. Quero dar um exemplo aqui da Netflix que possui um branding que dispensa apresentações. Com anos de oceano azul pela frente a marca não só construiu o seu império como também nos ensinou a consumir filmes e séries de um jeito diferente.
No entanto, a marca que antes era uma locadora de vídeos, desde sempre teve essa essência de inovação ao lançar um dos primeiros serviços de entrega de filmes em casa.
Inclusive, escrevemos este artigo sobre o branding da Netflix há algum tempo e apontamos lições valiosas que podemos aprender com a pioneira do Streaming.
O exemplo da Nteflix é perfeito. Observe a marca no Twitter, Instagram, Youtube ou em qualquer lugar. A essência de inovação, diversão, espontaneidade e autenticidade é a mesma.
Então sua missão aqui é encontrar algo que está enraizado em sua empresa desde o primeiro dia e transformá-lo em sua essência.
Promessa de Marca
Nunca prometa o que não se pode cumprir. Apesar de este ser um conselho válido, a promessa de marca não se trata disso, isto é, não é algo tangível.
Aqui você precisa deixar claro para o seu consumidor, a buyer persona, o que ela terá ao escolher a sua marca e não o concorrente. Esqueça diferenciais como “atendimento personalizado” e/ou “entrega rápida”, “preço justo” e etc. Isto não é mais diferencial hoje em dia, é commodity.
A sua promessa precisa estar atrelada aos seus valores de marca. A Apple, por exemplo, é fortíssima neste quesito. Sem citar as filas enormes para comprar Iphones a cada novo lançamento, a marca recentemente removeu o carregador e os fones de ouvido da caixa. Isso quer dizer que ao comprar um Iphone 13 você ainda terá que pagar mais um pouco para ter o carregador do aparelho e os fones de ouvido.
Mas a promessa de marca usada pela Apple é que ao fazer isso as pessoas estarão ajudando o meio ambiente. Isso porque segundo a marca, a quantidade de gadgets sobressalentes no mundo estão comprometendo os recursos naturais para a produção dos itens complementares do Iphone.
E a galera acreditou? É claro que sim, o Iphone 13 é sucesso de vendas e bateu recordes! A Apple possui o branding mais poderoso do mundo e entrega em seus produtos o seu porque “Desafiar o status quo”. Por isso, ignoram o fato de os produtos não serem os mais baratos ou mesmo não serem os melhores. Eles compram a marca e seus valores.
Declaração de Missão
Se lembra do “Por que” do círculo dourado que mencionamos acima? É aqui que ele entra.
A missão da sua marca, que também pode ser compreendida como o propósito, precisa ficar clara para o seu consumidor.
Qual a principal razão de a sua empresa existir? Ignore respostas como lucro, receita ou faturamento. Imagine que sua marca vale tanto quanto a Apple, o Magalu ou a Netflix.
Por que você e sua empresa continuarão a oferecer produtos e serviços às pessoas? O que faz com que você e seus colaboradores continuem acordando cedo e trabalhando diariamente?
A resposta para essas perguntas será a sua missão de marca.
Benefícios de uma Brand Persona
Construir a sua brand persona poderá ser extremamente útil, especialmente ao atuar no ambiente digital. O fato é que o digital é igual ao analógico só que ligado no 220v o tempo todo.
Com mudanças quase que diárias de algoritmos, novos canais surgindo e perdendo força, novas trends, novos memes, se manter relevante é o maior desafio de todos.
E, apesar de estarmos no Brasil, país onde o público mais interage com marcas no mundo, é essencial se diferenciar para conseguir se destacar. Por isso ter uma brand persona bem construída pode te ajudar a:
- Ter uma marca com mais engajamento nas redes sociais
- Conseguir mais credibilidade ao se conectar com a sua buyer persona
- Oferecer um propósito claro e com isso fidelizar mais clientes
- Unificar a comunicação da sua empresa em todos os canais
- Ter um posicionamento de marca claro para o público
- Se tornar autoridade em seu segmento de atuação
- Se diferenciar criando conteúdo autêntico
- Obter mais resultados em campanhas e ações de marketing
Tudo isso e muito mais. Sua marca vai muito além do logotipo, cores, site e etc. Transforme sua marca em uma pessoa e tenha muito mais sucesso no Marketing Digital.
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