Quem investe em Marketing Digital tem um objetivo claro em mente, gerar resultados. Por isso, tanto Facebook quanto Google Ads são as ferramentas mais usadas. Mas e se a coisa não estiver indo bem? Se as pessoas estão clicando, vendo o anúncio e até interagindo, mas venda que é bom, necas de pitibiribas!
Esse é o seu caso? Pois então não deixe de ler este artigo até o fim porque hoje você vai aprender a aumentar sua taxa de conversão no Facebook ads e no Google ads!
Como aumentar sua taxa de conversão no Facebook ads
Começando pela plataforma de anúncios do Tio Mark. Seguindo os passos do que o Google fez alguns anos antes, o Facebook também investiu e criou uma plataforma completíssima que atende plenamente todos os perfis de anunciantes.
Se você está lendo este artigo é porque já sabe como escolher dentre os objetivos de campanha do Facebook ads, não é mesmo? Se não é o seu caso, recomendamos muito a leitura deste outro artigo que vai a fundo no tema.
Dito isto, vamos em frente. Estamos aqui para falar de como aumentar sua taxa de conversão no Facebook Ads e para isso detalhamos os principais pontos a seguir.
Foque nos criativos
Como qualquer ação de Marketing Digital o segredo para o sucesso se dá em 3 etapas, planejamento, execução e análise.
O primeiro passo para validar a eficiência dos seus anúncios é realizar uma análise a fundo dos criativos já veiculados. Foque nos dois extremos, avalie as características em comum dos seus 5 melhores anúncios. Mas não deixe de lado os anúncios que deram menos resultado.
A ideia aqui é montar um banco de dados com estas informações, assim você poderá direcionar a equipe de criação dos seus anúncios a pensar em ideias que darão mais resultados. Além disso, você ainda ganha tempo nesta etapa e elimina retrabalhos.
Avalie os formatos que mais geram conversão
Além de observar os criativos, argumentos, cores e elementos de design utilizados, observe e elenque os formatos que mais deram certo no histórico de conversões da sua conta de anúncios.
Qual foi o posicionamento que teve o melhor ROAS? Avalie esta informação e tome nota. Cruze estas informações com os criativos de melhor performance e você terá o modelo de anúncios mais eficiente para o seu negócio
Responda os comentários nos anúncios
Esta até parece ser uma tarefa óbvia, mas é como diz o ditado “o óbvio precisa ser dito”. Seja no Facebook ou Instagram, o simples ato de responder os comentários pode aumentar sua taxa de conversão de maneira exponencial.
Muitas vezes as pessoas são impactadas pelos anúncios e não executam a ação de clicar para visitar o site por terem muitas dúvidas. Então, como seu anúncio está em uma rede social, as pessoas tendem a interagir com a marca esperando um retorno.
Alinhe com sua equipe ou se você atua sozinho(a), separe um momento do dia para avaliar e responder a todos os comentários nos posts e anúncios da sua empresa.
Segmente bem o público
Este é um ponto muito importante de qualquer campanha de Facebook Ads. Por isso, definir com cuidado a sua persona é o ponto de partida para absolutamente todas as suas ações de Marketing como um todo.
Feito isso, o próximo passo é segmentar corretamente o público da sua campanha. Os interesses, gostos, dores e temores precisam estar bem claros na hora de segmentar o público. Ter esses dados de maneira clara também será providencial no momento de criar os anúncios.
Mas não pára por aí. Além de saber quem é o seu público também é preciso entender bem a jornada de compra e identificar o momento ideal de abordá-lo com uma chamada para ação. É sobre isso que vamos nos aprofundar no próximo tópico.
Venda para quem quer comprar
Ok, você já sabe quem é sua persona e tem seus principais dados como localização, idade, gênero e interesses na ponta da língua. Isso é ótimo.
Mas uma pergunta importante a se fazer é, essas pessoas precisam do meu produto agora? O que acontece se elas não comprarem de você hoje?
Graças ao poderoso sistema de análise do facebook ads, é possível segmentar dentro da plataforma pessoas que, por exemplo, tenham hábitos de comprar online com frequência ou que clicaram em algum anúncio com o botão “Compre Agora” nos últimos 7 dias.
Isso já é uma super ajuda na hora de segmentar o seu público ideal no momento certo!
Instale o pixel
Se não tem pixel não tem conversão. Simples assim. Mas por vezes pode ser que o danadinho simplesmente parou de funcionar.
Acontece. Por isso, uma dica é sempre antes de colocar qualquer campanha no ar, especialmente as campanhas de conversão, conferir se está tudo certo com o pixel do Facebook em seu site.
Para isso basta instalar essa extensão do chrome que faz muito bem esse trabalho.
Configure a API de Conversão
Por falar em mensuração, a partir da segunda metade de 2021 o Facebook implementou a famigerada API de Conversão.
Certamente muito motivada pela LGPD e a GDPR essa é uma nova maneira de o Facebook conseguir mensurar a interação dos usuários com seu site. Além disso, a novidade também abre a possibilidade de integração entre a plataforma de anúncios e sistemas.
De acordo com o Facebook, a implementação da API de conversão pode ajudar a mensurar de maneira mais precisa os eventos de conversão. Isso é muito importante até mesmo para a otimização de campanhas, uma vez que a própria plataforma consegue otimizar a exibição de anúncios para pessoas com maior probabilidade de efetuar uma compra em seu site.
Como aumentar sua taxa de conversão no Google ads
O Google ads é uma das plataformas de anúncios em marketing digital mais antigas ainda em atividade no mercado.
Com tantos anos de expertise a ferramenta também veio se aprimorando e aprendendo muito sobre comportamento de compra e perfis de interesse. Com base nestes dois principais pontos, desenvolveu suas soluções para anunciantes cada vez mais avançadas.
A seguir vamos abordar os principais tópicos para aumentar sua taxa de conversão no Google Ads.
Conte com a Inteligência do Google
Como dito anteriormente, o Google Ads é talvez a plataforma de anúncios mais inteligente hoje no mercado. Isso porque o Google se aproveita de sua inteligência artificial além de anos e anos de dados e experiências no mercado digital
Isso porque a plataforma de anúncios está no ar desde 23 de outubro de 2000, ou seja, há quase 22 anos.
Então se você anuncia no Google Ads, seja em search, display ou youtube, conte com as recomendações personalizadas do Google para aprimorar seus anúncios.
Além disso, a IA do Google também aprende muito com a sua campanha. Por isso, públicos, palavras-chave, copies e todo o tipo de informação que seus anúncios geram servem de aprendizado para a plataforma lhe oferecer melhorias no futuro.
Capriche nos Copies
Por falar em copies, elas são a alma do seus anúncios em Google Ads. Sobretudo em campanhas de pesquisa, é fundamental ter textos matadores que praticamente atraem a mão do usuário para clicar.
Além de se valer de toda a inteligência da plataforma, capriche nos argumentos de venda. Bata nas dores da persona e reforce como o seu produto ou serviço pode solucionar o problema dela.
Experimente palavras-chave no corpo das descrições, nos títulos e na URL de exibição, isso tende a melhorar a taxa de qualidade da sua palavra-chave, baixar o custo por clique e aumentar o ctr.
Se você não entendeu muito sobre essas siglas temos um post super completo para você que quer começar a anunciar no Google Ads
Crie Extensões de anúncios
Ah sim as extensões. De acordo com a plataforma de anúncios do Google, as extensões tendem a melhorar o desempenho dos criativos em até 30%.
Sendo assim crie todos os tipos de extensões que estiverem disponíveis em sua campanha. Isso acontece pois o Google busca sempre oferecer a melhor experiência para o usuário e por isso, quanto mais completo estiver o seu anúncio, maior será a chance de ele ser exibido e clicado.
Uma das mais recentes lançadas é a extensão com imagem para anúncios de pesquisa. Aproveite para atualizar suas campanhas de search com as fotos de seus produtos ou serviços.
Não se esqueça do remarketing
Não deixe de lado os usuários que em algum momento já interagiram com seu canal no youtube ou visitaram seu site. Pessoas que já tiveram um primeiro contato com a sua marca estão mais propensas a clicar e consumir outro conteúdo/anúncio da sua empresa.
Então se a ideia aqui é aumentar a taxa de conversão no Google Ads, ignorar as campanhas de remarketing pode ser um tiro no pé da sua estratégia.
Uma dica de ouro é criar campanhas de remarketing para públicos com janela de tempo diferente. Faça uma oferta de desconto ou frete grátis para quem abandonou um carrinho nos últimos sete dias. Se essa pessoa não comprar mesmo após essa oferta, crie outra campanha com uma oferta ainda mais atrativa.
E se for interessante para a sua estratégia, continue desdobrando essas ações de remarketing até conseguir uma boa taxa de conversão nas campanhas.
Aproveite o poder do Youtube
Ao anunciar no Google Ads você tem a possibilidade de anunciar nos dois maiores sites de busca do mundo, o Google é o primeiro e o Youtube é o segundo.
E se não bastasse isso, as campanhas de Youtube têm oferecido cada vez mais opções para os anunciantes. E você pode utilizar anúncios em vídeo ou banners para qualquer objetivo de campanha, inclusive conversão.
Uma inovação recente da plataforma é a criação do botão “Enviar para o Smartphone”. Isso porque a equipe de análise do Google percebeu nos últimos anos o salto no consumo de conteúdo em Smart Tvs.
Então para que sua campanha de conversão possa receber cliques mesmo na Smart Tv, agora é possível clicar, mesmo que com o controle remoto, na opção enviar para o smartphone. Feito isso seu site então será carregado no Google Chrome do titular da conta de Youtube conectada na TV.
Um malabarismo e tanto que o pessoal do Youtube fez para otimizar os resultados de anúncios na plataforma.
Escolha de Palavras-chave
Em qualquer um dos formatos de campanha do Google Ads é possível escolher palavras-chave.
Dizem que palavras-chave são com filhos, então quanto mais você tiver, mais trabalho para cuidar de todas você terá. Brincadeiras à parte, isso até faz sentido pois o período de maior aprendizagem das campanhas no Google Ads são os primeiros 90 dias.
Por isso, você jamais iniciará uma estratégia na plataforma focando de cara em conversões, este é o ponto onde a maioria erra e tende a dizer que o Google Ads não funciona.
Mas voltando às palavras-chave, procure termos que estejam alinhados ao momento de compra da sua persona. Assim como no Facebook Ads, no Google você também consegue segmentar as pessoas por intenção de compra. Mas aliado a isso também é possível e recomendável aparecer no momento em que buscas de fundo de funil acontecem com a oferta certa, no momento ideal.
Então, para campanhas de conversão é recomendável incluir termos como “Comprar produto x” ou “Preço de serviço Y”. São palavras com menor volume de buscas, mas que poderão aumentar sua taxa de conversão nas campanhas no Google Ads.
Integração com GTM e Analytics
Assim como o pixel, não ter um Analytics instalado e integrado com sua conta de Google Ads é o mesmo que comprar um produto sem saber o preço, para que serve e o que é.
Se não se pode medir, não se pode gerenciar. Você talvez já tenha ouvido essa frase antes. Pois em Marketing Digital nunca houve maior verdade.
Ter o Google Analytics bem redondo e integrado com Google Ads e Facebook Ads é uma das principais ações para aumentar sua taxa de conversão. Com a riqueza de detalhamento de origem de tráfego, comportamento no site e interações realizadas você consegue traçar a jornada das pessoas desde serem impactadas pelos anúncios até chegarem em seu site.
Com isso todo o processo fica mais claro e é possível identificar onde otimizar e exatamente o que fazer para aumentar as taxas de conversão.
Pode ser que esteja tudo certo com suas campanhas no Google e Facebook, mas e se seu site estiver lento? E se não estiver claro o passo a passo no checkout do seu e-commerce? Para descobrir isso e muito mais você precisará do Analytics.
Aumentar a taxa de conversão é um desejo de 100% dos anunciantes, seja no digital ou no analógico (rádio, tv, jornais). Por isso tente não se frustrar e se acostume a sempre buscar melhorar estas taxas.
Trata-se de uma tarefa complexa que, como você pôde ver, exige análise minuciosa de cada etapa na jornada de compras. Mas o primeiro passo é começar e isso você já fez, chegando até aqui.
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