Se você tem um site, um blog ou mesmo um negócio com espaço físico, anunciar no Google Ads é para você.
O nome Google dispensa apresentações, mas queremos falar nesse post sobre uma solução incrível que conecta marcas e pessoas.
Te convido a ler até o fim. Vamos falar sobre o que é Google Ads, como ele funciona, quais os tipos de anúncios disponíveis e as versões da ferramenta para cada fim. Você também vai saber sobre palavras-chave, orçamentos e relatórios.
Sei que tempo é um recurso valioso mas o investimento é seguro e te trará retornos.
O que é Google Ads?
Google Ads é a solução de publicidade do Google que estreou em 23 de outubro de 2000 e na época ficou comumente conhecido comolinks patrocinados.
As páginas de resultados de buscas exibem os resultados mais relevantes primeiro. Isso é, se você busca por “banana” não espere encontrar uma página sobre física quântica nas primeiras posições.
No entanto, se você tem um mercadinho que oferece bananas, há uma grande chance de seu anúncio ser exibido.
Então o conceito é bem simples. Como qualquer outro espaço publicitário, as empresas podem pagar para sua marca, produtos e serviços aparecerem ali de acordo com a busca realizada.
E para aparecer em primeiro basta pagar mais que os concorrentes certo? Errado! Vamos falar sobre isso mais à frente! 😉
O Google é inteligente e prioriza sempre a experiência do usuário e a partir disso, criou uma metodologia bastante eficaz para decidir quais anúncios vão aparecer em primeiro, segundo ou terceiro no momento das buscas.
Como funciona o Google ads?
Após a legitimação do Google como uma das gigantes da internet, todo mundo já havia se habituado a realizar buscas e encontrar sites, vídeos e fotos na ferramenta.
Foi então que os usuários passaram a receber não apenas os habituais links na página de resultados de busca, mas também links em destaque, nas 3 primeiras posições e na coluna à direita.
Posteriormente esse posicionamento à direita foi removido.
R.I.P
Então a cada busca realizada, o Google traz os resultados para a pesquisa, bem como anúncios relevantes àquela busca e ao perfil e interesses de quem realiza a busca.
Neste momento entre pressionar o enter na barra de buscas e o carregamento da página de resultados acontece um leilão entre todos os anunciantes para eleger os anúncios a serem exibidos.
Mas lembre-se que o Google prioriza sempre a experiência do usuário e possui uma série de fatores que determinam quais anúncios irão aparecer ou não
Quanto custa para aparecer em primeiro no Google ads?
Depende de muuuuitos fatores. Para organizar essa concorrência entre as marcas e oferecer a melhor experiência ao usuário, o Google criou um mecanismo que avalia os anúncios e exibe sempre os mais relevantes para o usuário que realiza a busca.
Então não adianta apenas dar o maior lance pela palavra-chave ou ter a maior verba disponível para investir na ferramenta, é preciso ter qualidade para aparecer em primeiro.
Com uma fórmula relativamente simples o Google implementou um sistema onde:
- É atribuído um índice de qualidade para todos os anúncios que vai de 0 a 10. (Aqui o Google avalia se o anúncio está bem redigido, se há CTAs “Calls to action”, a qualidade da página de destino e a relevância do seu anúncio para a palavra-chave inserida no momento da busca.
- O outro fator que é levado em conta é o seu lance máximo por clique. Ou seja, qual o maior valor que você está disposto a pagar por um clique. (Por isso chamamos de leilão rsrs…)
Assim, a fórmula é aplicada da seguinte forma:
Classificação do Anúncio = Lance Máximo (cpc) x Índice de Qualidade
Anotou?
Veja na prática:
Qual o melhor formato para anunciar no Google Ads?
Atualmente existem diversos formatos disponíveis no Google. A pergunta anterior a essa que deve ser feita é: qual o seu objetivo principal ao anunciar no Google Ads?
Será gerar mais vendas no e-commerce? Aumentar os downloads de seu aplicativo na Play Store? Receber pedidos de orçamento no site? Gerar novos leads? Ou então impactar mais pessoas?
Pensando nestes e em outros objetivos mais comuns, o Google vêm aprimorando cada vez mais suas plataformas de anúncios.
Anúncios de Texto
(Para anúncios com foco em conversões/vendas no site, loja ou geração de tráfego)
Os anúncios de texto foram os primeiros a surgir na plataforma e desde sempre tem como função principal levar as pessoas até uma página de destino.
Conhecidos inicialmente como links patrocinados foram concebidos de maneira a se assemelhar aos resultados orgânicos (não pagos) na busca do Google.
Dica: Nesse formato tente usar as melhores palavras-chave de sua campanha no título, descritivo e url de exibição do anúncio.
#DeNada 😉
Anúncios de Imagem [Banners da Rede de Display]
Quem não é visto não é lembrado. Este formato é ideal para sua marca impactar mais pessoas. Estar na memória do público ajuda, e muito na tomada de decisão de compra.
O Google Ads aceita tanto banners estáticos quanto Gifs animados, por isso, sempre que puder use e abuse dos formatos disponíveis.
Dica: Não se esqueça do CTA (Call To Action) ou chamada para ação. Seus banners precisam sugerir uma ação. Por mais que a ideia seja impactar, não custa nada deixar um botão chamando o cliente para compra de sua marca, não acha?
Do it now!
Anúncios de Vídeo [Youtube ads]
A onda agora é vídeo baby! Então aposte neste formato para engajar ainda mais e fixar sua marca e/ou produto na mente do público.
E dentro do próprio Youtube existem alguns formatos específicos, mas vamos nos ater apenas aos 2 principais:
InStream Pulável: Talvez o mais famoso deles! E aquele videozinho que aparece antes do vídeo que você realmente quer assistir. É o famoso “Num pula não”!
Mas o curioso é que este formato funciona mesmo. Basta usar uma boa dose de criatividade, que nem o pessoal da Nail.
Dica: Tente passar a mensagem de forma direta, cativante e criativa nos 5 primeiros segundos. Assim você vende seu peixe sem gastar nada…
#Brainstorming
InStream Não Pulável: O nome é bem autoexplicativo. São aqueles mesmíssimos ads que aparecem antes do seu vídeo. Só que estes não mostram o botão de pular.
Neste formato, você terá exatos 15 segundos para passar a sua mensagem.
Campanha Universal de Apps
O nome universal nesse formato de campanha é bem apropriado. Essa é recomendada para você que tem um aplicativo lá na Google Play Store e quer aumentar o número de downloads.
Uma campanha que reúne anúncios em texto, vídeos e banners. Você cria tudo de uma vez e o Google exibe em seu universo: página de buscas, youtube, sites parceiros, google play store em aplicativos.
Anunciar no Google Ads ou Google Ads Express?
A plataforma apresenta duas versões. A versão completa Google Ads e outra mais enxuta o Google Ads Expess.Você deve estar se perguntando, qual delas é melhor? Depende. (rsrsrs você deve estar cansado dessa minha resposta né!?)
Google Ads
Se você tiver tempo disponível ou dispõe de um profissional para se dedicar às campanhas, acompanhar os anúncios, palavras-chave, lances e otimizações, certamente a versão completa do Google Ads é indicada para você.
Mesmo que você pouco conheça sobre a plataforma, caso tenha tempo disponível, vale a pena investir e aprender um pouquinho a cada dia.
O Google Ads dispõe de uma infinidade de recursos e otimizações possíveis. Um usuário avançado conseguirá praticamente colocar a ferramenta para trabalhar sozinha. Apenas para citar algumas soluções, lá é possível:
- Programar início e fim de campanhas
- Otimizar lances para cada palavra-chave
- Programar o envio de relatórios mensais, semanais ou diários
- Criar públicos segmentados (que visitaram seu site | viram seu vídeo no Youtube | clicaram em algum ad específico)
- Programar aumento ou redução de lances por hora e/ou dia
- Aumentar ou diminuir lances por dispositivo ou cidade
- Criar campanhas de anúncios dinâmicos (onde o Google cria os anúncios a partir do seu site)
- Criar anúncios com configuração que exibe exatamente o termo buscado pelo usuário
e muito mais…
Anunciar no Google Ads Express
Mas falemos também sobre a versão pocket. O Google Ads Express é para você que quer ver seu negócio aparecendo no Google sem muita complicação.
Apesar de ser bem mais limitado que o irmão maior, o Express não exige grande conhecimento na ferramenta e tem um passo a passo formidável para quem quer começar a anunciar no Google.
Em poucos minutos é possível criar uma página do Google Meu Negócio (Uma ferramenta fantástica que merece um post só dela), tudo com um passo a passo infalível.
Após inserir as informações da empresa, você já estará pronto para criar os primeiros anúncios. Você não poderá escolher as palavras-chave de seus grupos de anúncios, mas a seleção de categoria de atuação ajuda bem neste quesito.
Também não será possível definir os lances de cada palavra ou anúncio, uma verba total, que você define ao configurar a campanha, será dividida entre eles.
E conforme o Google for aprendendo com seu público, a campanha será otimizada e os custos por clique (CPC) deverão cair.
Palavras-chave, Orçamentos e Relatórios
Para não estender em demasia sobre o assunto, juntamos aqui três itens super importantes que merecem sua atenção pois são a essência de qualquer campanha e fundamentais para quem vai anunciar no Google Ads.
Palavras-chave
Se tivesse que resumir em uma frase ela seria: Palavras-chave, escolha poucas e boas!
Quando é hora de botar a mão na massa e começar de fato a anunciar no Google Ads você precisa escolher suas principais palavras-chave.
Se atenha principalmente em escolher aquelas que direcionam as pessoas à sua marca ou produto. Se coloque no lugar de sua persona. Como ela buscaria pelo seu produto?
Elas são como filhos, por isso não exagere na quantidade. No início da campanha exigirão mais tempo, mas conforme forem amadurecendo vão se tornando mais independentes.
Um bom grupo de anúncios deve contar com algo em torno de 10 a 20 palavras-chave. Os próprios especialistas do Google Ads nos recomendam esta quantidade. Mas aqui é marketing digital amigo, e não fórmula pronta para nada.
É válido utilizar o planejador de palavras-chave que o próprio Google oferece. Seu primeiro passo na ferramenta será utilizar com bastante afinco este recurso.
Se você já tem uma lista de palavras, poderá inseri-la aqui e ter uma estimativa de tráfego e custo de sua campanha.
Mas se você está começando sem nada, melhor ainda! A ferramenta é ideal para encontrar novas ideias de palavras e combinações interessantes.
Outra opção bem simples é utilizar a própria barra de buscas do Google. Comece a digitar por suas principais palavras-chave e observe as sugestões de busca que o Google Oferece.
Essas sugestões são baseadas em como a maioria das pessoas correlaciona a sua palavra e as complementa.
Palavras-chave Negativas
Não se esqueça delas por favor… ás vezes você acertou em cheio e montou um timaço de palavras-chave, só craques. Mas aí o Google começa a aprender como as pessoas buscam pelo seu produto ou serviço e decide ampliar o seu time.
Então começam a entrar umas palavrinhas meio esquisitas, um pouco genéricas demais ou mesmo que não devem ser relacionadas às suas palavras-chave.
Se isso acontecer, dedique um tempinho e faça uma análise na seção de termos de pesquisa na plataforma do Google Ads e veja quais buscas estão ativando seus anúncios.
Identifique as palavras que não fazem muito sentido e adicione em sua lista de palavras-chave negativas. Todo grupo de anúncios deve contê-las para ter uma vida longa e próspera.
Orçamentos
Quer pagar quanto? Lembra dessa? Mas é bem por aí mesmo! No Google ads o orçamento da campanha ou da conta de anúncios é você quem decide.
É claro que sua campanha para vender tênis de marca em um e-commerce não vai performar bem com apenas R$ 2,00 de orçamento diário.
Por melhor que seu anúncio e página de destino sejam, é impossível competir com os grandes players do mercado para este segmento com um orçamento tão restrito.
Mais uma vez recorra a ele, o planejador de palavras-chave, que serve não só para encontrar ideias de palavras para seu grupo de anúncios como também faz uma estimativa de investimento e retorno numa simulação de campanha. Você consegue até mesmo selecionar o período na simulação;
Sempre, antes de criar uma campanha utilize este recurso e saiba exatamente quanto será necessário investir para ter bons retornos.
Relatórios
Ah sim, finalmente os relatórios. Hora de analisar o que foi bom e o que não deu tão certo em sua campanha. É importante definir uma periodicidade dentro de sua conta do Google Ads para avaliar os resultados.
São estes os números que vão nortear suas otimizações na campanha. Quais anúncios tiveram mais cliques? Quais tiveram a maior CTR? (em breve teremos um post sobre ela) O que estes anúncios que foram tão bem têm em comum?
Um bom relatório irá te mostrar isso e muito mais. O mesmo vale para as palavras-chave.
Também é possível analisar dados mais estratégicos como os locais (cidades, estados, países) onde seus anúncios foram mais visualizados e clicados.
Muitas visualizações, mas poucos cliques no RJ, que tal reformular a chamada para a ação? Que tal criar uma campanha específica para o RJ? Que tal usar regionalismos, jargões locais e uma abordagem mais direta?
A partir dos números que o Google Ads traz ao fim de cada período, você consegue otimizar cada etapa da campanha. Desde o planejamento, seleção de palavras-chave e definição de públicos.
Por isso é fundamental avaliar de maneira crítica e analítica os relatórios do Google ads. Eles serão parte importante das suas métricas do marketing digital.
Sem mais… é isso!
Se você chegou até aqui, espero ter ajudado. Anunciar no Google Ads é uma tarefa que exige bastante empenho, mas que traz retornos reais e concretos para quem se dedica de verdade.
São muitos os recursos e não seria possível abordar todos eles neste post, mas acredito que demos uma boa introdução em alguns dos principais.
Se você vai partir para o planejamento de sua campanha, boa sorte. Em breve vamos aprofundar um pouco mais em Google Ads por aqui, por isso, te convido a se inscrever em nossa newsletter e receber em primeira mão nossos materiais sobre marketing digital!
Até a próxima.
Sou um empresário em busca de expandir meu alcance online, e o Google Ads tem sido uma peça fundamental nessa jornada. Este artigo sobre como começar a anunciar no Google Ads foi incrivelmente útil, oferecendo um guia passo a passo claro e prático. Parabéns ao autor por compartilhar conhecimentos valiosos e ajudar empreendedores como eu a alcançar resultados positivos por meio dessa plataforma poderosa.
Olá Caique, agradecemos seu feedback.