As ferramentas de marketing e vendas possuem várias funcionalidades que ajudam a potencializar seus resultados.
Lembrando que no ambiente online é preciso traçar as estratégias certas para que a empresa tenha sucesso.
Nesse sentido, existem diversas ferramentas que te ajudam a otimizar os processos e a alcançar as metas estabelecidas para o seu negócio.
Quer vender mais e aumentar seu faturamento?
Então continue a leitura e veja quais ferramentas não podem faltar no seu planejamento de marketing digital e vendas.
1. CRM (Customer Relationship Management)
O CRM é um recurso de gestão e relacionamento com o cliente. Como a ferramenta coloca o consumidor no centro da tática de vendas, ela facilita a fidelização e a otimização das ações de marketing, permitindo entender o comportamento de compra de cada um deles.
2. Análise SWOT
A análise SWOT, chamada também de matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), também é uma ferramenta indispensável, pois fornece um diagnóstico completo da estratégia do negócio e de marketing também.
Em síntese, a finalidade desta análise é avaliar os ambientes interno e externo de uma empresa para encontrar caminhos para o crescimento do mercado.
Nesse sentido, as forças correspondem às potencialidades da empresa.
Por exemplo, digamos que o ponto forte do negócio seja a qualidade do produto. Nesse caso, esse é um argumento que deve ter destaque em sua campanha de marketing.
3. CRO (Conversion Rate Optimization)
Em português, CRO significa otimização de conversão, isto é, são práticas aplicadas para aumentar as conversões de determinado site, aproveitando melhor o tráfego que as páginas já possuem, ou seja, sem atrair mais visitantes.
A ideia é levar o usuário a realizar uma ação efetiva durante sua navegação no site, como, por exemplo, uma compra ou cadastro.
4. Pipedrive
Entre as melhores ferramentas de marketing e vendas, está o Pipedrive. Trata-se de um software de gerenciamento do funil de vendas.
Com ele, você pode acessar indicadores visuais sobre o funil, fazer follow-up com todas as atividades da equipe e controlar conversas sobre vendas em e-mail para economizar tempo a partir de modelos prontos.
Desse modo, você terá mais facilidade para direcionar suas ações de marketing.
5. Google Analytics
O Google Analytics, do Google é uma ferramenta muito eficaz quando o assunto é mensurar os resultados das estratégias digitais que você coloca em prática.
Além de conseguir identificar a origem do tráfego do site, com ela, você também pode avaliar a eficácia de palavras-chave, monitorar os resultados do seu e-commerce, analisar as ações nas redes sociais, etc.
Logo, essa é uma solução que você não pode deixar de usar em suas estratégias de marketing.
6. Google Ads
As ferramentas de marketing e vendas também incluem as plataformas de mídia paga.
Um exemplo é o Google Ads. A plataforma de anúncios do Google é uma maneira eficiente de atingir o público certo e garantir um retorno mais rápido.
Como uma campanha paga tem um alto poder de segmentação, você consegue criar anúncios direcionados, conforme os interesses da persona.
Assim, você gera tráfego qualificado e aumenta a conversão em vendas.
Google Search Console
7. SEM rush
A plataforma SEMrush é uma ferramenta paga que fornece vários dados extremamente relevantes para uma estratégia de SEO.
Além de possibilitar um estudo detalhado sobre pesquisas de palavras-chave, a plataforma ainda realiza uma análise global do seu site e ainda analisa o da concorrência, ou melhor, qualquer domínio que você esteja buscando.
Logo, essa é uma ferramenta bem completa, ideal para empresas que desejam desenvolver um marketing data driven.
8. Trello
O Trello é uma das soluções de gestão de projetos e tarefas mais populares do mercado e já se tornou uma importante ferramenta de marketing e vendas.
Isso porque a plataforma é muito útil no planejamento de vendas, acompanhamento de metas e desenvolvimento de novos projetos na área comercial.
Ademias, o Trello também contribui e muito para a produtividade da equipe.
9. RD Station
A plataforma RD Station também é uma excelente ferramenta de marketing e vendas, pois possui funcionalidades para uma gama de áreas abrangidas pelo marketing digital.
Outra grande vantagem é que o sistema centraliza as informações, permitindo a visualização dos dados em uma única plataforma.
Dentre as funcionalidades do RD Station, podemos destacar: agendamento de publicações nas redes sociais, criação de anúncios no Facebook, análise de palavras-chave, criação de campanhas de e-mail marketing e criação de landing pages.
Leia também: RD Station: dicas para começar a usar a ferramenta
Por fim, essas são algumas das ferramentas de marketing e vendas que podem te ajudar a otimizar suas campanhas.
Mas, lembre-se de que o mais importante é usar as ferramentas certas, da maneira correta e de acordo com o seu objetivo.
Assim, não tem erro; seus esforços de marketing certamente renderão bons frutos.
E se você ainda não iniciou o planejamento de marketing da sua empresa para o próximo ano, já está mais do que na hora de começar.
Se precisar de ajuda para desenhar as melhores estratégias, conte conosco.
A Agência RG Digital possui um time de especialistas preparados para te ajudar a alavancar o seu negócio.
1 comentário