Quais as tendências de marketing 2023?
2022 está em sua reta final, então já é hora de pensar no ano que vem e planejar novas estratégias.
Empresas que desejam ganhar relevância e sair na frente da concorrência, precisam estar sempre antenadas com o mercado e as transformações no comportamento do consumidor.
E isso também vale para os profissionais da área, pois eles precisam se atualizar para se adaptar cada vez mais a essas mudanças.
De antemão, o marketing tem deixado de focar no produto/serviço e tem priorizado ações com foco na experiência do cliente.
Nesse contexto, o maior desafio para as empresas tem sido fidelizar o consumidor, entregando experiências únicas que o torne um evangelizador da marca no ambiente digital.
O time da RG está de olho no que vem por aí e, por isso, reuniu 5 das principais tendências do setor para 2023.
Não deixe de acompanhar!
1. Conversational Marketing: uma das maiores tendências de marketing 2023
Vamos começar a nossa lista falando da maior tendência de marketing apontada pelo RD Summit 2022. Estamos falando do Conversational Marketing ou Marketing Conversacional.
Esta é uma estratégia baseada na construção de um relacionamento mais próximo com o cliente. Esse conceito tem o objetivo de melhorar a experiência do consumidor, através de conversas e interações ou da otimização da alta demanda, algo que em uma plataforma com grande volume de acessos, seria impossível de ser feito por mão de obra humana.
Por isso, o Marketing Conversacional utiliza ferramentas de comunicação automatizadas, como os chatbots, recurso usado para escalar a comunicação, mantendo diálogos personalizados com os consumidores.
2. UGC (User Generated Content)
Traduzindo, UGC refere-se ao conteúdo gerado pelo usuário, isto é, posts, comentários, vídeos, fotos e outros conteúdos que o consumidor produz de forma espontânea para falar sobre um determinado produto.
Em geral, a maior parte dos consumidores acha que o conteúdo gerado pela família e amigos tem maior relevância do que as mensagens enviadas por uma marca. Segundo relatório da Stackla, 79% dos consumidores dizem que o UGC impacta fortemente suas decisões de compra.
Vale ressaltar que o UGC apresenta diversas vantagens para as empresas. Além de engajar a persona, essa é uma tática que requer pouco investimento e, mesmo assim, gera excelentes resultados.
Logo, aqui vai uma dica para você aplicar essa tendência de marketing em 2023: permita que o cliente faça avaliações e depoimentos do seu produto. Adicione esses feedbacks ao site ou às redes sociais da empresa.
Caso você tenha um e-commerce, incentive o comprador a tirar uma foto com o produto para divulga-lo.
Exemplo: Campanha de Natal Coca Cola 2022
Usando essas 2 grandes tendências a Coca Cola Brasil criou uma ação de marketing aproveitando a campanha de natal 2022.
A ideia é bem simples, fazer com que as pessoas enviem mensagens de natal tentando transformar a barrinha de áudio do whatsapp em uma silhueta da garrafinha de Coca Cola.
3. Marketing de comunidades
Outra forte tendência de marketing para 2023 é a construção e fortalecimento de comunidades de consumidores que defendam seus produtos e serviços.
Além de engajar pessoas, a finalidade dessa estratégia é despertar o sentimento de pertencimento e, claro, também alavancar as vendas.
Além disso, o marketing de comunidade oferece e promove um espaço criativo, construindo conexões entre indivíduos que têm interesses em comum, ajudando a identificar quais os gargalos desse grupo, a fim de propor soluções mais eficientes.
O poder da comunidade pode transformar as pessoas em potenciais clientes embaixadores da sua marca. Portanto, é bom avaliar a adoção dessa tática e seu planejamento de marketing digital.
4. Marketing de propósito como tendência de marketing para 2023
Você já ouviu falar em marketing de propósito?
Esta também é umas principais tendências de marketing 2023.
O conceito já é utilizado por muitas empresas como forma de inspirar pessoas e conquistar o público. Trata-se de uma abordagem relacionada ao objetivo da marca, isto é, à sua razão de existir.
Em geral, quem atua com propósito não visa apenas o lucro gerado pela venda de seus produtos e serviços. Isso porque as marcas também querem contribuir para tornar o mundo em que vivemos em um lugar melhor.
Mas por que sua marca deve ter um propósito bem definido?
Basicamente, porque as marcas com propósito são mais amadas, apoiadas e recomendadas pelos consumidores, principalmente pelos Millennials.
Estudos indicam que 91% das pessoas pertencentes à Geração Y afirma que mudariam de marca para uma que esteja associada a uma determinada causa
E então, será que é pertinente inclui-lo em seu planejamento tático de marketing?
5. Campanhas de marketing inclusivas
O marketing inclusivo é pautado por ações que abraçam a diversidade. E quando falamos em diversidade, não nos referimos apenas à cor da pele ou gênero, mas também às diferentes origens e histórias das pessoas.
Afinal, de contas, os consumidores preferem comprar mais de marcas que se comprometem com essas particularidades.
Sendo assim, crie as personas do negócio considerando todos os aspectos da sociedade em sua volta,
Embora pareça complicado, ter uma equipe formada por profissionais de diferentes culturas, gêneros e padrões sociais facilita este processo, já que permite enxergar uma mesma questão de vários pontos de vista diferentes.
E então, gostou do conteúdo? Agora é só avaliar cada uma das tendências de marketing que trouxemos aqui e identificar aquelas que fazem mais sentido para sua empresa e os objetivos definidos para 2023.
E lembre-se: se precisar de ajuda com o seu planejamento estratégico de marketing, é só entrar em contato com a gente.