Você já deve ter ouvido falar ou vivenciado conflitos entre marketing e vendas. Marketing falando que os vendedores não conseguem fazer a venda com tantas oportunidades geradas e por outro lado, vendas dizendo que os leads são frios ou coisa do tipo. Nesta disputa, o gestor fica tentando cruzar os dados e entender onde está o X da questão.
A verdade é que as duas áreas são fundamentais em qualquer empresa e com um bom alinhamento entre marketing e vendas para gerar resultados a mágica acontece e sua empresa alcança novos patamares. Já fizemos um blog contanto um pouquinho como uni-los (confira aqui:) mas hoje quero contar como nós aqui na RG fazemos isso acontecer:
Alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa
Essa etapa começa no primeiro contato com o cliente, antes da venda acontecer. Precisamos entender o momento atual da empresa e onde ela quer chegar. Além disso informações como verba disponível para investimento do projeto, ações executadas anteriormente e alinhamento de expectativas são fundamentais.
O alinhamento de vendas, marketing interno e agência só vai acontecer da melhor maneira possível, se o gestor tiver claro os objetivos estratégicos da empresa e compartilhar com todos os envolvidos.
Alinhamento mensal de metas
Ter metas e indicadores bem definidos mensalmente é fundamental. Por aqui, utilizamos muito o funil de vendas para definição de metas de visitantes, leads, oportunidades e vendas. Essas metas são compartilhadas com toda a equipe da RG e quando utilizamos ferramentas como o RD Station PRO essas metas também são compartilhadas com a consultora de sucesso da ferramenta.
Mais uma vez repito, marketing interno, equipe de vendas, agência e equipe das ferramentas bem alinhadas sobre o papel de cada um e dos objetivos da empresa é uma fórmula de sucesso.
Configurações essenciais e ferramentas
Logo nas etapas iniciais do trabalho nos dedicamos a realizar todas as configurações necessárias para integrar as duas áreas. Usamos ferramentas como Google Analytics, RD Station Marketing, RD Station CRM, configurações de mídia paga, instalação de códigos de monitoramento no site da empresa, etc.
Tudo isso é muito importante para mapear todo o caminho que o lead percorre desde a entrada do funil até a venda. Essas configurações ao longo do trabalho também são revisadas a fim de garantir a veracidade das informações.
Para clientes de e-commerce essas integrações são até mais práticas, tendo todas as informações bem alinhadas. Mas se não for o caso, também auxiliamos com a implantação de CRM ou alinhamento desta ferramenta para que a integração aconteça.
Alinhamento com vendas
Para a gente é fundamental ter contato constante com a equipe de marketing interno e/ou venda, através de e-mails e reuniões. Falamos por aqui, que vendas é o nosso termômetro.
Marketing e vendas para gerar resultados sólidos é preciso ouvir e entender as dores, sugestões e demandas que o vendedor trás do cliente final. Com essas informações conseguimos traçar estratégias para promoções, ações de marketing, fluxos de e-mails de apoio ao processo de vendas, criação de pautas de conteúdo, dentre outros.
Marketing e Vendas para gerar resultados – Acompanhamento
Os resultados são monitorados diariamente e mensalmente nos reunimos para avaliar junto àquelas metas que foram traçadas lá no início do mês. Basicamente olhamos o trabalho feito, quais metas foram alcançadas e o que podemos melhorar para os meses seguintes.
Esse momento possibilita troca entre as áreas e o gestor da empresa, estimulando geração de ideias para ações nos próximos meses.
Acreditamos que marketing e vendas para gerar resultados é preciso comprometimento de todos os envolvidos no alcance dos objetivos da empresa, assim a parceria é certeza de sucesso.