Vender! É pra isso que o seu negócio existe, ora bolas. Pense bem: se sua empresa parar de vender, quanto tempo de “vida” ela terá até ter de fechar as portas de uma vez?! Sim, são as vendas que fazem o jogo seguir e o mercado girar.
Sua empresa vende para seus clientes, mas também compra de fornecedores, que por sua vez compram de outras empresas. Por isso o foco é sempre continuar vendendo. Mas como vender mais e melhor? Com apenas 3 letras: CRM.
Essa sigla é, ao mesmo tempo, um conceito e uma ferramenta poderosa que pode ajudar seu negócio a ir além e transformar não só o seu processo de vendas, mas também a cultura do seu negócio. Quer ver? Então continue lendo e descubra tudo sobre o CRM.
CRM, o conceito
A sigla vem do inglês (Customer Relationship Manegement), o que seria a Gestão de Relacionamento com o Cliente. E o que poderia ser mais importante para sua empresa do que os clientes?
Vivemos a era do cliente. Empresas, serviços, produtos e soluções são criados orientados aos clientes. A maioria com enorme sucesso de mercado. E proporcionar uma experiência incrível ao seu cliente pode ser o grande diferencial do seu negócio.
Para isso é preciso criar uma cultura em sua empresa que realmente se preocupe, em todas as etapas, a se relacionar com os clientes.
É onde o conceito de CRM toma forma, pois de nada adianta ter estratégias de marketing encantadoras se o contato direto com os vendedores e o time de atendimento da empresa não estiverem alinhados à proposta de oferecer excelência.
Se engana o vendedor que em pleno século XXI acha que o seu trabalho é apenas vender. As vendas são sim, sua principal meta, no entanto, uma venda consultiva pode fazer toda a diferença no LTV (Life Time Value) da empresa.
O comportamento padrão das empresas
Tradicionalmente, após o fechamento da venda, os contatos entre empresa e cliente se dão em apenas algumas ocasiões como: reclamações, dúvidas, sugestões, recomendações ou elogios. Quase todas as vezes a iniciativa é tomada pelo cliente, e a empresa então o retorna.
Observe bem: como a sua operadora de telefonia ou o provedor de internet se relaciona com você? Com a exceção de informes promocionais, quando foi que a empresa entrou em contato para antecipar alguma necessidade sua?
Pois é exatamente esse comportamento que o conceito de CRM transforma. Para ter uma cultura de excelência centrada no cliente, sua marca deve deixar de ser reativa e se tornar proativa em diversas situações.
Antecipar as necessidades e solicitações mais comuns que os clientes fazem pode ser o ponto de partida para oferecer uma experiência mais completa.
E uma vez que o cliente se torna o porque de todas as ações, sua empresa terá uma nova cultura que engloba a marca como um todo.
CRM, a ferramenta
Com o conceito em mente, compreender a ferramenta se torna bem mais fácil. A ideia do CRM em si é organizar as etapas e ações de relacionamento com leads, oportunidades e clientes.
Os tradicionais cursos de venda possivelmente podem ter pincelado parte desta cultura de CRM ao trazer ferramentas de vendas como planilhas de gestão, ou próprias ferramentas de CRM. De fato, o ato de se relacionar com os clientes é prática comum dos melhores vendedores.
No entanto, a ferramenta de CRM veio para organizar melhor e democratizar o relacionamento com clientes.
Imagine que sua empresa possui dois vendedores, ambos competentes e empenhados em bater suas metas de vendas. Contudo, ainda não há implementada uma boa ferramenta de CRM, cada vendedor tem sua planilha de acompanhamento onde salvam um histórico dos contatos e necessidades de cada lead.
Um de seus vendedores está em um processo de vendas quente com um possível grande cliente. Eis que no dia de uma reunião importante onde este vendedor poderia “bater o martelo”, uma gripe o impossibilita de realiza-la. E aí? O que fazer?
Todo o histórico de relacionamento com este possível grande cliente está em seu notebook, que é levado para casa a fim de atualizar as informações e detalhes. Uma ideia seria colocar o outro vendedor na negociação, contudo, um briefing para entender as necessidades e dores do possível novo cliente só seria possível com a planilha do vendedor que ficou doente.
Um CRM em nuvem poderia ser a solução prática para este problema. Há no mercado diversas opções com possibilidade de anotações, lembretes, anexo de documentos e todos detalhes relacionados a cada lead. Compartilhando as informações com o time de vendas, todos estariam alinhados com toda a negociação, assim qualquer vendedor poderia participar da negociação sem problemas.
Ótimos CRMs disponíveis no mercado
Com a modernização dos negócios e práticas de vendas, as ferramentas de CRM vieram, ao longo dos anos, ganhando novas e importantes atualizações. Novas funções, metodologias e maneiras de organizar e gerir o relacionamento com leads e clientes. Separamos aqui algumas das principais opções disponíveis no mercado. A maioria com planos gratuitos, mas também com versões mais robustas caso tenha uma equipe maior ou necessidades específicas em sua empresa.
RD Station CRM

Talvez o caçula da turma que vamos elencar aqui. o RD Station CRM é perfeito para quem já utilizar o RD Station Marketing e deseja unir as duas ferramentas. Com ele é possível montar seu pipeline facilmente e aproveitar a integração com mais de 30 apps e ferramentas web como Trello, Agenda Google e Whatsapp.
Entre os recursos se destacam a possibilidade de envio de e-mails e realização de chamadas de dentro do próprio RD Station CRM e mesmo no plano free o número de usuários e contatos são ilimitados. E a ferramenta ainda possui um app disponível para Android e IOS para te ajudar na gestão do CRM de onde estiver.
Pipedrive

Um dos grandes nomes do mercado quando o assunto é CRM. O Pipedrive é uma das ferramentas mais utilizadas para gerenciar leads e clientes. Com uma plataforma cheia de recursos, ele também permite a realização de inúmeras tarefas de dentro da ferramenta. Ligações, envio de e-mails, integração com várias ferramentas web, criação de chatbots para atendimentos e muito mais.
No entanto, não há, no Pipedrive, a opção free, apenas um teste gratuito. Mas sem dúvidas é uma escolha excelente para criar um processo de vendas bem estruturado.
Nectar CRM

Mais uma opção gratuita e cheia de recursos para estruturar bem o seu processo de vendas. O Nectar CRM é outra boa opção para pequenas empresas e até mesmo grandes times de vendedores. Uma opção que a ferramenta oferece é a de CRM para Startups com recursos e visões de pipeline exclusivas para estas empresas.
As dificuldades de se implementar em sua empresa
Como é possível imaginarmos, vender é uma atividade antiga. Na verdade muito antiga. Então sempre que mudanças e novidades chegam é normal que vendedores tenham um pouco de resistência em adotá-las.
A implementação tanto do conceito quanto da ferramenta CRM por vezes pode ser dolorosa em algumas empresas. Geralmente o perfil dos vendedores e a cultura do negócio são os fatores mais importantes nesse processo.
Ao passo que vendedores mais voltados às práticas tradicionais de venda e relacionamento com clientes podem ser entraves na estruturação deste processo, ter uma cultura empresarial igualmente desalinhada com os valores do CRM pode dificultar essa virada de chave.
Vendedores que não queiram compartilhar suas informações com os demais membros do setor, que não vejam valor no conceito de CRM e que dizem que a ferramenta será uma perda de tempo e um atraso em sua rotina não são raros.
Mas também é comum vermos empresas que não vejam valor em se relacionar com clientes e leads e acreditam que manter a distância é a melhor estratégia.
Em ambos os casos a mudança pode ser mais penosa. E para uma boa implementação da cultura de CRM é importante avaliar todos estes pontos antes de escolher a ferramenta ou tentar implementar a nova cultura de cara.
Um mindset do presente com foco no futuro
Se sua empresa, assim como a nossa e de qualquer pessoa, depende de vendas e principalmente de clientes para sobreviver, adotar a cultura e implementar a ferramenta CRM fazem toda a diferença.
E muito mais do que vantagens e escalabilidade no processo de vendas, sua empresa ganha um mindset vencedor que estará sempre orientado ao cliente.
O cliente é hoje, e sempre será, a maior razão de empresas e produtos existirem. É para solucionar problemas e ajudá-lo no dia a dia que as marcas existem e adotar essa visão no processo de vendas pode fazer toda a diferença.