Vender é a principal meta de qualquer empresa, afinal não existe empresa sem vendas. Por isso, ter um processo de vendas organizado, claro e prático facilita a vida da equipe e permite um crescimento maior. Para ajudar a criar essa rotina de vendas, ter um CRM é fundamental.
O CRM, Customer Relationship Management, no português Gestão de Relacionamento com o cliente é uma ferramenta que reúne todas as informações dos seus prospects (possíveis clientes).
A ferramenta organiza esses prospects em etapas do seu processo de vendas, de forma com que fique claro para o vendedor como conduzir essa venda e ajude a lembrar as tarefas que precisam ser feitas (como ligações), inserir as informações negociadas até o momento e muito mais.
Além disso, dá uma visão clara para o gestor da empresa ou gestor de vendas sobre como está o andamento das negociações, principais motivos para não fechamento, performance de cada vendedor e muitos outros dados que podem ser extraídos para auxiliar na estratégia e otimização da empresa.
Se você ainda tem dúvidas se vale a pena investir nesta ferramenta clique aqui e entenda os benefícios da ferramenta.
Hoje você vai conhecer o RD Station CRM, lançado em 2018 pela Resultados Digitais e que utilizamos aqui na RG.
Por que utilizar o RD Station CRM?
Integração Nativa com RD Station Marketing
Para fazer da sua empresa uma máquina de crescimento, unir marketing e vendas é fundamental. Quando o marketing digital é implementado e os leads começam a chegar, surge um desafio: o que fazer com as oportunidades geradas?
O RD Station CRM organiza e acelera a estratégia de inbound marketing, ajudando a gerar leads, relacionar-se com eles e qualificá-los para entregá-los à equipe comercial no momento ideal de compra.
É neste momento de passada de bastão da equipe de marketing para equipe de vendas que o RD Station CRM se faz necessário.
Quando um cliente em potencial solicita um orçamento ou está no momento certo para receber uma proposta, a integração nativa entre as plataformas de CRM e Marketing possibilita que os vendedores tomem conhecimento em tempo real, de forma automática.
Juntamente às informações de contato, a ferramenta oferece à equipe de vendas o histórico do lead, como a data de chegada à plataforma, interações realizadas com e-mails enviados, etc. A partir disso a abordagem se torna mais assertiva.
Da mesma forma, à medida que o contato vai avançando nas etapas de vendas dentro do RD Station CRM, essas informações vão sendo atualizadas dentro do RD Station Marketing possibilitando criar automações de e-mails para ajudar na venda.
Por exemplo: após a proposta ou orçamento ser apresentado o contato pode receber automaticamente um case da empresa ou depoimentos de clientes reforçando a qualidade e credibilidade da sua empresa.
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Dashboard intuitivo
O dashboard do RD Station CRM é bastante intuitivo e fácil de utilizar. Você deve configurar as etapas (colunas) de acordo com seu funil de vendas, etapas chaves para a venda acontecer. Normalmente usamos assim:
- Sem contato – Leads que acabaram de chegar e vão receber seu primeiro contato.
- Necessidades identificadas / Diagnóstico- Etapa para identificar necessidades do lead
- Criação de orçamento/proposta – Criar proposta e enviar.
- Negociação/Follow up – Quebra de objeções, negociação, acompanhamento…
- Fechamento – Emissão de pedido, contrato…
Os contatos ficam distribuídos em cartões de acordo com a etapa comercial que se encontra, e em cada cartão é possível identificar de forma clara informações como nome do contato, empresa, valor do serviço/produto que está sendo orçado, tarefas programadas, notas e qualificação.
RD Station CRM: Filtros
Além disso, é possível filtrar esses contatos (cartões) de acordo com a necessidade do vendedor. Dessa forma você pode configurar vários formatos de visualização, facilitando quando se tem muitos contatos dentro do RD Station CRM.
É possível filtrar pelo status da oportunidade (em andamento, perdido, vendido, etc), pela qualificação, nome, data de criação, data do último contato, data da próxima tarefa, data do fechamento, data da previsão de fechamento, campanha, fonte e produto/serviço.
Esses filtros podem ser úteis tanto na organização como dissemos, até como estratégias de venda.
Exemplo: produto X entrou em promoção na semana, você pode filtrar por produto e entrar em contato somente com leads que solicitaram orçamento para aquele produto.
No Menu do RD Station CRM também é possível acessar de forma rápida o contato das empresas e clientes cadastrados, as tarefas a serem feitas pelo vendedor e a análise através de gráficos de performance e produtividade.
Cartão de oportunidade e contato
Ao abrir o cartão de uma oportunidade, o vendedor tem todas as informações daquele contato em um único lugar.
O cartão reúne:
- Histórico de interações da oportunidade (ligações feitas, tarefas, etc);
- Histórico de marketing (e-mails abertos, landing pages convertidas, etc);
- Dados para contato;
- Dados da empresa;
- Bloco de anotações para registrar a negociação;
- Campo para criação de tarefas que notifica diariamente (fazer uma reunião, lembrar de fazer uma ligação, etc);
- Também é possível subir arquivos para anexar ao contato, além do envio de e-mail através do próprio RD Station CRM.
Ligações e relacionamento pelo WhatsApp
Outra funcionalidade do RD Station CRM é a possibilidade de realizar ligações virtuais por dentro da própria ferramenta. Isso mesmo, é possível ligar para o contato e gravar a ligação deixando isso no histórico da oportunidade.
Com essa funcionalidade, a equipe consegue consultar os detalhes falados e avaliar o que pode ser melhorado no discurso de venda para as próximas ligações.
Sabemos também que hoje em dia o WhatsApp é uma ferramenta muito utilizada pelos vendedores. Pensando nisto a Resultados Digitais criou o WhatStation, que é uma extensão do navegador Google Chrome que permite você usar no WhatsApp Web as principais funcionalidades do RD Station CRM.
Ao abrir o WhatsApp Web aparece na lateral da sua tela os botões para utilizar o CRM dentro do WhatsApp, sendo possível criar e atualizar os dados dos contatos, empresa, oportunidades e clientes, mudar uma oportunidade de etapa do funil e criar uma tarefa para aquela oportunidade sem sair da tela do WhatsApp.
Além disso, é possível utilizar templates prontos para mensagens, salvar as conversas no CRM e ter sempre facilmente o histórico de negociação.
Analisar Dados e Melhorar as vendas da Empresa
Para escalar e otimizar seu processo de vendas, ter boas análises é fundamental. Através do RD Station CRM o gestor consegue ter relatórios das oportunidades que são criadas, vendas, performance de cada vendedor, análise de cada etapa, principais motivos de perda de vendas, de quais campanhas de marketing estão vindo essas oportunidades, rotina de tarefas do vendedor, qual vendedor está performando melhor, etc.
Com esses dados você identifica gargalos no processo, falhas, dificuldades, etc. Mas também identifica boas práticas e com isso melhora e colabora para o desenvolvimento de toda equipe.
A facilidade de ter uma ferramenta de vendas e marketing bem integrada, reunindo todas as informações no mesmo lugar e permitindo pensar em várias estratégias para tornar o processo de vendas da sua empresa de alta performance faz do RD Station CRM uma ferramenta indispensável.
Gostou das funcionalidades apresentadas aqui? Entre em contato conosco! Será uma prazer ajudar a sua empresa a ter uma verdadeira máquina de vendas!