Em um dia comum navegando pela internet, você acessa um site e PIMBA: se depara com um Pop Up.
A partir daí existem dois caminhos: o primeiro, onde o recurso se mostra de forma inconveniente e irrelevante; e o segundo, quando faz com que o que você encontre exatamente aquilo que precisa e tenha o seu trajeto encurtado.
No marketing digital o aprimoramento da experiência do cliente é uma questão super importante para gerar bons resultados. Por isso, o segundo objetivo deve ser sempre a premissa de um Pop Up: apresentar-se no momento certo e exibir ofertas que sejam relevantes para o visitante.
Acredite, os Pop Ups são recursos muito importantes para reter os visitantes e transformá-los em leads. A prova disso é o quanto a ferramenta ainda é adotada por empresas de diversos segmentos, desde sites corporativos a e-commerces.
Se você quer saber mais sobre o assunto e aprender como o Pop Up pode integrar a sua estratégia de inbound marketing, continue lendo.
O que é Pop Up?
Não, o Pop Up não é uma subcategoria de um estilo musical (risos). Mas podemos relacionar seu uso com um bom e velho álbum de música Pop: se feito de forma adequada, no momento adequado e para o público certo, as chances de debutar nos maiores rankings da “música” são grandes.
Brincadeiras à parte, é preciso compreender que os Pop Ups possuem diversos formatos. E, consequentemente, diversos objetivos (inscrição, compra, tráfego, etc.) e ainda localizações (ao centro da página, no canto inferior direito e esquerdo, etc.).
O Pop Up é um recurso utilizado em sites para chamar a atenção das pessoas que visitam as páginas, fazendo com o que avancem no funil de vendas.
Pop Up na prática
Vamos pensar em um exemplo prático.
Uma mulher sente a necessidade de comprar novas peças de vestuário e, para isso, acessa diversos e-commerces. Apesar de saber mais ou menos o que está buscando, ela ainda não sabe qual é a peça certa para comprar: uma camiseta? Um vestido longo? Ou melhor um casaco?
Devido à dúvida, ela se frustra e direciona o cursor do mouse para o “x” para fechar a página. Nesse momento, uma janela salta a tela: “Inscreva-se para receber dicas de moda e ofertas em primeira mão”
Convencida de que os conteúdos podem ser interessantes, a visitante preenche os campos com seu nome e seu e-mail.
Essas informações já são suficientes para que a loja inicie uma estratégia de nutrição, fazendo com que a cliente esteja cada vez mais íntima e decidida a comprar.
Nesse exemplo, há a utilização de um Pop Up de saída que, como o nome sugere, é exibido quando o visitante está prestes a sair da página. Mas além dele existem outros tipos muito interessantes:
- Pop Up de Tempo: esse modelo é exibido ao usuário após um tempo pré-determinado de permanência no site. Essa métrica é, inclusive, muito importante nas análises de desempenho de uma página. Se o site é atrativo e convincente, os visitantes tendem a navegar por mais tempo nele.
- Pop Up de Rolagem: a estratégia envolvida nesse tipo de recurso é o nível de navegação do cliente. O Pop Up pode ser configurado para ser exibido após a metade da página, por exemplo, quando imagina-se que o visitante já tenha contato com as principais informações sobre os produtos/serviços.
- Pop Up de Clique: o Pop Up de Clique depende da interação do visitante. Após clicar em alguma sessão específica, esse tipo de Pop Up é exibido.
Quais opções utilizar em minha estratégia?
Para começar, você precisa utilizar uma ferramenta de automação de marketing. Nós da RG somos parceiros da RD Station, uma plataforma completa para atração e nutrição de leads. Clique aqui para saber mais.
Como nós sempre dizemos, não existe fórmula mágica no marketing digital. Tudo depende de testes que dizem quais são os formatos ideais de acordo com o seu público. Mas eu sugiro a seguir alguns tipos que podem contribuir muito para o sucesso do seu marketing digital.
Pop Up de Inscrição
Como dito no exemplo, os Pop Ups de inscrição são muito interessantes para captar o contato daqueles leads mais frios e de topo de funil. O ideal é solicitar informações mais genéricas e compatíveis com a oferta. Reserve formulários com dados mais sensíveis (como cidade, por exemplo) para visitantes mais engajados.
Pop Up de Conteúdo
Está promovendo um evento? Que tal apresentá-lo em um Pop Up? Esse modelo de intervenção é ideal para leads mais quentes, que estão visitando páginas mais específicas do seu site. Leve o visitante para uma landing page com informações mais detalhadas sobre a oferta.
Pop Up de Desconto
Tem uma promoção imperdível que vai expirar em breve? Ou um cupom disponível para clientes que estão realizando a primeira compra? Com o Pop Up, sua oferta fica visível e atrativa para o lead, elevando as taxas de conversão do seu site.
Agora você já está pronto para inaugurar mais um importante canal de captação de leads em sua estratégia!
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