Conversational commerce é uma forte tendência no comércio eletrônico.
Além de aumentar as vendas, este recurso utiliza Inteligência Artificial para melhorar a experiência de compra online e gerar mais conexões entre marcas e consumidores.
Você ainda não ouviu falar sobre ele?
Não tem problema! Continue acompanhando o artigo para saber tudo a respeito.
O que é conversational commerce?
O conversational commerce é uma modalidade de comércio online que gera diálogos em tempo real entre a empresa e seus clientes por meio de diferentes canais de comunicação e aplicativos de mensagens.
As conversas podem ser por chatbots, chat com humanos e assistentes de voz.
Como funciona?
Na prática, o conversational commerce permite que o consumidor realize várias ações, sem precisar interagir com a interface de sua loja virtual.
Em geral, as conversas ocorrem por meio de links de mensagens e botões de CTAs.
Assim, ele poderá pedir informações sobre o pedido, visualizar o catálogo de produtos, fazer pagamentos, tirar dúvidas, consultar o prazo de entrega, tudo isso sem ter que sair do chat.
Portanto, o ambiente dos chats torna-se uma ferramenta estratégica de segmentação e comunicação com os consumidores.
Isso porque possibilita o envio simultâneo de notificações push, links e conteúdos para vários consumidores com interesses em comum.
Mas não é só isso. Você também pode expor produtos, oferecer suporte, receber pagamentos, converter vendas, construindo assim, um relacionamento mais próximo com os compradores.
Por que usar o conversational commerce?
Basicamente, porque os chats e os apps de mensagens garantem um atendimento muito mais ágil e humanizado do que outros canais de comunicação.
Pesquisas apontam que para 89% dos consumidores, ter uma resposta rápida é determinante para a decisão de compra.
Além disso, a maioria dos clientes ao redor do mundo espera ter uma assistência em tempo real ao realizarem uma compra online.
Segundo projeções, até 2025, os chatbots serão responsáveis por 50% das interações de e-commerce.
Como utilizar o conversational?
A princípio, há diversas maneiras de integrar o seu e-commerce à loja virtual. Uma delas é usar aplicativos de chat.
Além disso, você também pode usar apps de mensagens, como o WhatsApp e o Facebook Messenger ou o videochat, que proporciona um atendimento ainda mais completo.
Para que os clientes conversem com seus vendedores enquanto visitam suas páginas de vendas, também é possível incluir links de acesso aos chats.
Agora, para receber pagamentos via chat, há opções de carteiras digitais e apps específicos para pagamento como, por exemplo, o Samsung Pay, Apple Pay e PayPal.
Conversational Commerce: cases de sucesso
Várias empresas estão usando o conversational a seu favor para melhorar o processo de compras e torná-lo mais simples.
A instituição financeira Capital One, utiliza a ferramenta Echo da Amazon para consultar o saldo, fazer pagamentos e outras transações.
A rede de lojas C&A implementou um chatbot apto a efetivar vendas. Além disso, a empresa também permite que o cliente navegue por catálogo e realize uma infinidade de outras tarefas.
A Tramontina, por sua vez, alcançou melhores taxas de conversão com o e-commerce em mais de 20% no período entre novembro de 2020 e março de 2021.
Neste artigo, você viu a importância dos aplicativos de mensagens para a implementação do e-commerce, uma tendência que se consolida pouco a pouco no ambiente online.
Aproveite e veja também como melhorar a taxa de conversão do seu e-commerce.