Atualmente não basta anunciar, ser visto e lembrado. É preciso construir sua audiência e, principalmente se relacionar com ela. É sobre essa gestão de leads no RD Station que vamos falar hoje.
Leia até o fim para ver ideias fantásticas de ações personalizadas que já fizemos por aqui e deram muito certo.
PARA COMEÇAR, O QUE É LEAD?
Um lead é alguém que oferece informações de contato, geralmente e-mail e telefone para sua empresa. Antes de ser um lead, essa pessoa é apenas um visitante do seu site ou loja virtual.
Esse visitante escolhe, por vontade própria, se tornar um lead em troca de uma recompensa. Pode ser um material rico, cupom de desconto ou cadastro na newsletter, por exemplo.
Existem várias estratégias para gerar mais leads e falamos mais a fundo sobre elas neste artigo. E ainda outras 5 ações inteligentes neste link.
O mais importante é que, se você ainda não capta leads, precisa começar a fazer isso imediatamente. Isso porque se você não é dono da sua própria audiência poderá perdê-la.
As redes sociais e outras plataformas de alcance e engajamento com pessoas são excelentes ferramentas para criar conexões, no entanto, manter apenas a estratégia de social, sem construir sua própria base de leads pode ser arriscado a médio e longo prazo.
Mas onde armazenar e gerir sua base de leads?
Existem diversas plataformas de gestão de leads na web. Uma das pioneiras no mercado global e precursora do Inbound Marketing, a Hubspot foi por muito tempo uma das mais usadas.
O RD STATION
No entanto, em 2011 no mercado nacional surgiu o RD Station Marketing. Uma plataforma de gestão de leads e automação de marketing intuitiva, rápida e confiável.
Desde então a marca é referência no mercado e traz consigo um enorme acervo digital sobre gestão de leads no RD Station, ações para gerar e se relacionar com leads, dicas de marketing digital e inbound marketing.
Nestes 11 anos de história a ferramenta se desenvolveu e acompanhou a evolução do marketing digital e hoje conta com mais de 35 mil clientes.
COMO FUNCIONA O RD STATION MARKETING?
Por meio de um código de monitoramento da ferramenta inserido no seu site ou e-commerce a plataforma consegue captar automaticamente todos os visitantes que preenchem um formulário e a partir de então se tornam leads.
Neste momento uma página de perfil do lead é criada na sua conta de RD Station Marketing. Por lá você consegue saber quando o lead entrou na base, qual foi a origem (mídia paga, e-mail marketing, busca orgânica e etc.) e até mesmo quais páginas do seu site ele visitou.
Além disso, a plataforma também oferece opções de captação de leads por meio de landing pages, pop ups e até um botão de whatsapp.
São diversos recursos para construir a sua base de leads no RD Station e poder chamar cada visitante pelo nome.
LEAD TRACKING
Para ver quais páginas do site seu lead visitou é necessário ativar a função lead tracking. Basicamente, o RD Station mapeia todas as visitas do seu lead e salva tudo em um histórico.
Lá você poderá ver a data e hora da visita e as páginas visitadas. Apesar de ser um recurso excelente, ele está disponível apenas nos planos mais avançados da ferramenta.
LEAD SCORING
Assim como o recurso anterior, o lead scoring também é para contas mais avançadas. Contudo, esta função pode ser o diferencial que falta em sua estratégia.
Com o lead scoring você configura o RD para dar notas de A a D a seus leads e assim identificar rapidamente quais são os leads mais valiosos. Tais notas podem ser baseadas nos eventos de conversão e também nas páginas visitadas, combinando lead tracking + lead scoring.
Que tal fazer uma ação especial para seus melhores leads, que mais visitam o site, que mais compram, que mais baixam seus materiais ricos?
GESTÃO DE LEADS NO RD STATION
Mas não pense que o trabalho acaba após gerar o lead. Na verdade ele está apenas começando. O lead é o combustível da sua estratégia de inbound marketing.
Após construir sua base de leads no rd station, é hora de começar uma gestão dessa base. E para fazer uma gestão eficiente será necessário um bom planejamento.
Se baseie na jornada de compras da sua empresa para desenhar a régua de relacionamento. Comece identificando em que etapa do funil de vendas o lead está. Este será o ponto de partida para o início de um relacionamento saudável e lucrativo.
Com base na conversão de entrada no RD Station você consegue identificar isso facilmente. Por exemplo, um lead que se cadastra para receber a sua newsletter está mais distante de se tornar um cliente do que um lead que se cadastra para receber um cupom de desconto.
Logo, não faz sentido enviar para este lead de fundo de funil um e-mail marketing de topo, apresentando a empresa. Para este lead é mais assertivo enviar ofertas e até mesmo os produtos que ele visitou recentemente com o cupom de desconto junto.
SEGMENTAÇÃO DE LEADS
A base da gestão de leads no rd station marketing é a segmentação. Segmentar é agrupar os leads por algum interesse ou característica em comum.
Você pode criar segmentações por localização, gênero, idade, área de atuação e mais uma infinidade de informações. Mas, como coletar todos estes dados? Através das suas ações de conversão, oferecendo materiais ricos, por meio dos formulários no seu site e em landing pages.
Isso porque a cada conversão você pode solicitar novos dados do lead. Se você já sabe o email e telefone do lead, numa próxima oferta a estes leads solicite outras informações como cidade, interesses, tamanho de camisetas e quaisquer outros dados relevantes para um relacionamento mais personalizado.
E além disso tudo você ainda pode criar “super segmentações” combinando as informações mais importantes para identificar leads que não compram há muito tempo em Belo Horizonte e vestem tamanho GG, por exemplo. Que tal envia a eles uma seleção de camisetas GG com um cupom de 5% de desconto?
Mas estas ideias de ações são assunto para o próximo tópico.
AÇÕES COM LEADS NO RD
Em qualquer etapa do funil de vendas, a gestão de leads no RD station pode ser aplicada de maneira eficiente.
O intuito do Inbound Marketing como um todo é oferecer conteúdos, soluções e oportunidades perfeitas para as pessoas certas no exato momento. Por isso o inbound é tão mais eficiente do que o marketing digital e ainda mais que o marketing tradicional.
Com o planejamento pronto, uma régua de relacionamento bem construída e uma base de leads cheia de detalhes, essa é de fato a parte mais gostosa do Inbound.
A seguir algumas ótimas ideias de ações com sua base de leads no rd station:
- Envio de E-mail Estamos Sentindo Sua Falta
Sabe aqueles leads que não abrem um e-mail há 1 mês ou mais. Envie uma mensagem mais direta e personalizada. Aposte em um assunto matador e engaje estes contatos - Ofertas Personalizadas
Assim como no exemplo acima, trata-se de uma combinação de informações. Escolha a oferta ideal para os leads certos e pronto. - Quebra de Objeções durante uma Negociação
Seu vendedor iniciou uma negociação com o lead no CRM? Que tal enviar emails que mostrem que sua empresa realmente entrega, com cases de sucesso reais ou ainda mostrando que seu valor é compatível com o mercado? - E-mails de Carrinho Abandonado
O clássico carrinho abandonado pode ser ainda mais personalizado com nome, cidade e demais informações que você tem do lead. - Abandono de produto
O lead visitou o produto e não comprou? Que tal dar uma segunda chance enviando um e-mail marketing relembrando as vantagens de ter aquele produto? Melhor ainda com um cupom de desconto. - Frete Grátis para Determinada Segmentação
Envie e-mails informando apenas aos leads da região com frete grátis sobre a novidade. - Qualifique os leads que visitam uma página importante
Atribua uma pontuação maior para os leads que visitarem uma página importante para o seu processo de vendas. Assim ele terá uma nota maior e você saberá que está qualificado. - Campanhas de Mídia Paga só para os Leads da Base
O RD ainda oferece a possibilidade de rodar anúncios em Facebook e Instagram apenas para os leads da sua base. Perfeito para fortalecer o branding não apenas por e-mails.
Apenas algumas ideias. Mas se você quiser ver mais algumas ações de E-mail Marketing não deixe de ler: Tipos de E-mail Marketing para Vender Mais
Deixe de ser apenas um visitante e descubra como é bom ser nosso lead! Toda semana há novidades como essa em sua caixa de e-mail. Você jamais ficará sem ideias e insights para suas próximas ações de Marketing!