O Inbound Marketing é uma das principais metodologias usadas pelas empresas para atrair clientes e aumentar a presença online.
Mas esse não é o único benefício do Inbound.
Além de aumentar a visibilidade e gerar autoridade para a marca, ele ainda gera muitas vendas para o seu negócio.
Portanto, é uma abordagem que vale muito a pena adotar.
Se você ainda não faz ideia do que estou falando, não se preocupe.
Neste artigo você vai conhecer as estratégias mais eficazes do Inbound Marketing, para aplicar no seu negócio.
Para que serve o Inbound Marketing?
A metodologia Inbound, chamada também de marketing de atração, engloba uma série de estratégias com a finalidade de atrair usuários da internet.
Vale destacar que esse processo ocorre de forma passiva.
Ou seja, são táticas que fazem com que o cliente procure sua empresa, ao contrário do que acontece no outbound marketing, em que é a empresa que vai até o cliente.
Desse modo, a ideia é deixar algumas “iscas” ou materiais ricos para que o cliente queira conhecer seus produtos e serviços.
Para que isso aconteça, a empresa utiliza conteúdos relevantes, tornando-se uma fonte de dados confiável para o usuário interessado na solução que ela oferece.
Jornada de Compra
Toda compra tem uma jornada. Um início, meio e fim. Para ter sucesso no Inbound Marketing sua empresa precisa ter essa jornada bem clara.
Seja uma compra simples ou complexa, é fundamental identificar onde começa e termina o caminho do seu consumidor até a compra.
Isso porque em cada momento da jornada sua marca irá criar conteúdo para se relacionar com esse ‘futuro cliente’.
Etapas da jornada de compra
Quando você desperta o interesse do usuário em seu conteúdo, as chances de ele comprar seu produto são bem maiores.
A seguir, conheça as principais etapas da jornada de compra.
- Aprendizado ou descoberta
Nesta primeira etapa, o cliente ainda não sabe que tem uma necessidade de compra. O que ele tem é só uma curiosidade, no máximo uma dúvida.
Como ele está apenas em busca de informações, a intenção de compra não é tão clara, é muito provável que ele encontre sua empresa em uma pesquisa no Google ou nas mídias sociais.
É importante dizer ainda que aqui o foco principal é educar e não vender. Então não tente forçar a venda, até mesmo para não afastar o cliente do segundo estágio.
- Reconhecimento do Problema
Caso você forneça as dicas certas na etapa anterior, o cliente irá reconhecer que tem uma necessidade ou dor para resolver.
Então é hora de você mostrar a ele que pode ajudá-lo a resolver o problema.
E como fazer isso?
Com uma estratégia de marketing de conteúdo.
Assim, você oferece conteúdo relevante para o potencial cliente em troca de informações sobre ele.
Caso o seu conteúdo seja realmente pertinente, você conseguirá atrair a atenção dele, levando-o à próxima etapa.
- Decisão de compra
Na última etapa o cliente já consegue decidir qual é a melhor solução para ele, considerando a concorrência.
Talvez ele só precise de um “empurrão”.
Agora sim, você pode mostrar as vantagens e os benefícios do seu produto. Uma ótima maneira de fazer isso é utilizando cases e depoimentos de cliente que já compraram sua solução.
Assim, você passa credibilidade e consegue convencer o potencial cliente mais facilmente.
A importância do funil de vendas
O funil de vendas é um modelo estratégico que representa a jornada do cliente, desde o primeiro contato que ele faz com sua empresa até o fechamento do negócio.
Uma das principais vantagens de usar o funil de vendas é que ele permite tomar decisões mais acertadas em relação ao planejamento da captação de clientes.
Ele também possui etapas que estão diretamente ligadas às fases da jornada de compra. São elas:
- Topo de funil – pessoas desconhecidas que estão na fase de aprendizagem e descoberta.
- Meio de funil – um pouco mais estreita, essa etapa do funil tem aqueles visitantes recorrentes, que já reconhecem que têm um problema, mas ainda não estão prontos para comprar.
- Fundo de funil – no final do funil, estão os chamados “leads”, que já sabem que precisam resolver o problema e reconhecem a marca. Em geral, eles só precisam ser convencidos dos benefícios do produto para se tornar cliente.
Como fazer Inbound Marketing?
Agora que você já sabe o que é e para que serve o Inbound Marketing, veja quais são as principais estratégias para transformar um lead em cliente com Inbound Marketing:
Criação da buyer persona
A buyer persona é um personagem fictício que reúne as características do seu cliente ideal.
Em outras palavras, ela é a representação do melhor cliente que sua empresa poderia ter e ajuda a direcionar suas táticas.
Produção de conteúdo
O melhor jeito de atrair os potenciais clientes de maneira orgânica é produzindo conteúdos em um blog.
Você pode construir os temas conforme as etapas da jornada de compra e o funil de vendas.
Materiais ricos
Materiais ricos, como um e-book ou um infográfico, por exemplo, são iscas muito eficazes e com um alto poder de conversão.
Isso porque ajudam a captar dados dos potenciais clientes para criar fluxos de nutrição, através de uma landing page.
E-mail marketing
Você pode traçar estratégias de e-mail marketing para nutrir os contatos fornecidos pela landing page.
Por meio dos fluxos de nutrição, você oferece conteúdos úteis e exclusivos.
Além disso, também pode oferecer produtos e ofertas que estimulem o potencial cliente a comprar sua solução.
Por fim, você deve ter notado que o Inbound Marketing é uma metodologia focada em gerar vendas, ajudando empresas de todos os segmentos a crescerem ainda mais.
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