Warning: Undefined array key "elements" in /home/storage/c/28/7b/agenciargdigital4/public_html/wp-content/plugins/addthis/backend/AddThisAmp.php on line 352
Warning: Undefined array key "amp-addthis" in /home/storage/c/28/7b/agenciargdigital4/public_html/wp-content/plugins/addthis/backend/AddThisSharingButtonsFeature.php on line 101
lang="pt-BR"> Inbound Marketing para Empresa de Serviços - Agência RG Digital
Ícone do site Agência RG Digital

Inbound Marketing para Empresa de Serviços

Início » Blog » Inbound Marketing » Inbound Marketing para Empresa de Serviços

O Inbound Marketing para empresas de serviços é essencial na captação e qualificação de leads.

Aliás, é uma estratégia indispensável para todos os tipos de empresa que desejam atrair mais clientes, aumentar a vendas e reforçar sua autoridade no mercado.

Você conhece a importância dessa abordagem?

Embora muitos tenham ouvido falar nela, poucos sabem de fato o que ela significa.

Por isso, elaboramos este artigo para te explicar como o Inbound pode contribuir para o desenvolvimento do setor de serviços.

Afinal, para que serve o Inbound Marketing?

A princípio, o Inbound Marketing é uma metodologia que abrange uma série de táticas de marketing com o objetivo de atrair, converter e encantar clientes através de canais online.

Ao contrário do Marketing Tradicional, no Inbound é o cliente que procura pela empresa.

Por isso, ele também é chamado de Marketing de Atração.

A partir do momento em que o usuário é atraído e chega à sua empresa, dá-se início a um trabalho de relacionamento com ele por meio de conteúdos diversos.

Ou seja, a ideia é disponibilizar conteúdo rico para atrair leads, se relacionar com eles e no momento oportuno, fechar negócio com eles, isto é, convertê-los em clientes.

Mas esses conteúdos também servem para educar o potencial cliente sobre a marca, produtos e serviços ou fazer com que a empresa se torne referência em um determinado assunto.

Saiba mais: Inbound Marketing, o que é e como ele pode te ajudar a vender mais?

via GIPHY

Como funciona o Inbound Marketing para empresas de serviço?

A metodologia do Inbound Marketing possui 5 etapas: Atração, Conversão, Relacionamento, Venda e Análise.

Logo, toda estratégia de Inbound para empresas de serviço deve passar por esses estágios: 

  • Atração – sua empresa decide vender um determinado serviço. Para isso, disponibiliza no site um guia com dicas para o potencial cliente. 

 Ao procurar na internet informações sobre esse serviço, o usuário encontra a página da sua empresa.

  • Conversão – Para baixar o guia, o visitante terá que deixar dados, como nome e e-mail. Assim, ele se converte em lead, ou seja, um potencial cliente a ser trabalhado para contratar o serviço que sua empresa oferece.
  • Relacionamento – Agora que você tem o e-mail do lead, é hora de enviar conteúdos ricos para que ele queira conhecer melhor sua empresa bem como seus serviços.
  • Venda – depois de tanto conteúdo relevante, o lead contrata o serviço, se convertendo em cliente. 

Isso acontece quando ele está pronto para fechar negócio.

  • Análise – é importante também saber quantas pessoas chegam ao site, quantas se tornam leads e por fim, clientes. 

Ou seja, você precisa medir a conversão em cada etapa do funil de vendas.

Já o funil de vendas é um modelo que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato dele com sua empresa até o fechamento do negócio.

Leia também: Cronograma de Conteúdo para Funil de Vendas, como montar o seu?

Por que as empresas de serviços devem investir em Inbound Marketing?

Uma estratégia bem estruturada de Inbound Marketing para empresas de serviços pode ajuda-las de várias maneiras, a saber:

Geração de leads qualificados

A princípio, as ações de atração do Inbound Marketing geram um volume maior de tráfego de pessoas para a página da sua empresa. 

Desse modo, você tem chances de captar mais leads.

Como o Inbound permite criar conteúdo segmentado para cada persona do seu negócio, voltado para cada etapa do funil de vendas, você terá leads qualificados.

Aumentando o ROI (Retorno Sobre Investimento)

Além disso, as empresas de serviço deveriam adotar o Inbound Marketing porque:

Quando você precisa investir menos para conquistar um cliente, você acaba tendo um aumento automático no retorno sobre investimento.

Esse é de longe um dos principais benefícios do Inbound Marketing para empresas de serviços. 

É importante dizermos também que esse retorno é a longo prazo, pois, se você entrega um conteúdo de qualidade, ele vai continuar atraindo visitantes para o site da empresa.

Inbound marketing para empresas de serviços - vendas

Integrando Inbound marketing e vendas

Para melhorar seus resultados, as empresas de serviços precisam ter um departamento comercial alinhado à equipe de marketing. 

Nesse sentido, o Inbound Marketing para empresas de serviços desempenha um papel fundamental: conquistar novos clientes.

Ou seja, o marketing utiliza o funil para atrair, converter e se relacionar com o potencial cliente e, por fim, o encaminha para o time de vendas fechar o negócio.

Logo, o Inbound Marketing é indispensável para que haja essa integração entre marketing e vendas.

Se quiser se aprofundar no assunto, recomendamos o download de nosso e-book gratuito sobre como o Inbound Marketing pode te ajudar a vender mais.

Concluindo, o Inbound Marketing é um método muito vantajoso para o setor de serviços.

Afinal, com uma estratégia baseada na jornada de compra do cliente, você pode acompanhar cada passo dele dentro do funil, trabalhando para ele avançar todas as etapas até chegar á conversão.

Se você gostou do artigo e quer saber mais sobre marketing digital, veja as lições de marketing que todo empreendedor precisa aprender.

Sair da versão mobile