Atrair, converter, relacionar e fidelizar: saiba como revolucionar suas estratégias digitais, afinal, inbound marketing, como começar?
O marketing de atração, ou novo marketing, ou traduzido ao pé da letra como marketing de entrada é uma estratégia que revolucionou o “jeito” de se fazer marketing digital.
O inbound marketing é o caminho inverso do marketing tradicional – conhecido como outbound marketing. Temos, numa ponta, a empresa e na outra potenciais clientes. O que o inbound propõe é exatamente “ligar os pontos” através de conteúdos relevantes, atraindo os clientes através de blogs e redes sociais.
inbound marketing, como começar? O marketing de conteúdo
O marketing de atração se sustenta no marketing de conteúdo para gerar leads e convertê-los através de blogposts, landing pages, materiais ricos e formulários. As pessoas impactadas têm mais tendência à considerar a sua empresa no momento de compra.
Se você ainda não sabe muito bem do que estamos falando, baixe o e-book de introdução ao inbound marketing clicando aqui. Mas se você já sabe do que se trata e quer colocar a mão na massa, as dicas a seguir são para você.
Defina o público que você deseja atingir
O inbound marketing é realmente uma ótima aposta para conquistar clientes – mas antes de começar é preciso saber aonde se pretende chegar. A definição do público a ser impactado é primordial para colher os bons frutos que a estratégia é capaz de produzir.
Defina um alvo: quem são os potenciais clientes? Quais são as suas principais necessidades? Quais fontes de conteúdo acessam no dia a dia? Essas informações dizem muito sobre os caminhos que a estratégia vai tomar.
No marketing digital não existe receita de bolo, muito menos a “fórmula do sucesso”, tudo depende dos objetivos e, essencialmente, do público
Tente definir um público específico, pois o objetivo do marketing de atração é realmente cativar a audiência através da proximidade. E a segmentação pode contribuir em inúmeras questões.
Identifique as dores dos clientes
Pratique a empatia: identifique as dores dos potenciais clientes e, a partir desse levantamento, saiba como ajudá-las. A solução das dores pode ser desde um blogpost à uma consultoria.
Defina as ações a serem feitas em um calendário de conteúdo, mesclando blogposts, materiais ricos, e-mails e infográficos. A frequência depende de outros fatores e a única regra é manter a recorrência dos conteúdos. A atração é somente o primeiro passo da estratégia: lembre de nutrir os leads periodicamente com mais conteúdo.
Estude SEO
Agora que você já sabe quem é o seu potencial cliente e quais são suas necessidades e interesses, é hora de colocar a mão na massa! Mas antes de desenvolver o marketing de conteúdo é importante averiguar a relevância dos temas nos motores de pesquisa – como o Google.
O Google Trends é uma ferramenta que fornece gráficos de acordo com palavras-chave pesquisadas na plataforma. É possível comparar, gratuitamente, a recorrência de busca de duas ou mais palavras. Veja um exemplo:
É possível saber, além das palavras-chave mais pesquisadas, os assuntos de maior relevância num determinado período de tempo:
Invista em Call To Actions
“Baixe o material”, “Inscreva-se em nossa newsletter”, “Solicite um orçamento”: você com certeza já viu essas frases ao fim de conteúdos na internet. Elas são nada mais, nada menos do que chamadas para ação. O objetivo é convidar o visitante à executar uma ação, convertendo numa landing page, solicitando orçamento…
A conversão do visitante nas CTAs significa que ele integrará a sua base de leads, permitindo o relacionamento posterior e ampliando a possibilidade de compra.
Integre todas as estratégias
O inbound marketing exige “juntar as pontas”: amarre todas as estratégias, incluindo a gestão de redes sociais, e aproveite o que cada uma delas tem a oferecer.