Um dos principais pilares do inbound marketing é o conteúdo. Através dele, fazemos com que os leads conheçam a empresa, interajam com a marca e, ao fim do funil de vendas, fechem negócio.
Ter um processo simples e quase instantâneo de venda é o desejo de qualquer empreendedor ou profissional de marketing. Mas acredite: entre cada etapa, há um grande esforço em nutrir os leads para qualificá-los. Só assim serão geradas oportunidades cada vez mais quentes.
Nesse processo, os ebooks são frequentemente utilizados. De formato simples, 100% digital, mas com conteúdos extremamente relevantes para a persona, os “livros digitais” são muito eficientes para gerar e engajar os leads na jornada de compra.
Você mesmo com certeza já fez o download de um material que segue essa proposta. Seja um compilado de informações sobre um tema, dados estatísticos comentados, tutoriais ou até receitas de culinária. Arrisco a dizer que todos os segmentos podem produzir ebooks úteis para o inbound marketing.
Ebook para inbound marketing
Se você tem familiaridade com a leitura de livros, deve saber que os livros digitais estão dominando o mercado. Grandes obras da literatura estão ganhando seus formatos exclusivamente digitais.
Mas no nosso caso, estamos falando sobre outro tipo de ebook.
Esqueça a ideia de que os materiais ricos tem, assim como uma obra literária, duzentas e tantas páginas. Desde que entregue conteúdo de valor para a persona, os ebooks não dependem de um número mínimo ou máximo de páginas.
Como já dito, um ebook pode ser produzido com foco em qualquer tema (qualquer mesmo!) desde moda à física quântica – desde que seus leads realmente se interessem pelo assunto e você o domine com qualidade.
Confira 28 tipos de conteúdo para gerar leads
No caso da RG, já produzimos ebooks com temas distintos, que abordam desde a estratégia de inbound marketing, passando pelo planejamento de tráfego pago e alcançando até tendências para a black friday. UFA! Muita variedade, não?
Apesar da variação de tema, os materiais têm uma característica comum: a relevância para a persona.
Vantagens de produzir ebooks para inbound marketing
Você ainda tem dúvidas sobre o potencial dos ebooks para a sua estratégia de inbound marketing? Conheça algumas vantagens de produzir este tipo de material para sua empresa:
Gera autoridade
Na internet, uma grande necessidade é mostrar para o público que a sua empresa é referência no assunto. Por isso, através de conteúdos mais densos, você demonstra a expertise que tem sobre o mercado e com toda certeza detém mais confiança.
Ótimo custo benefício
Os ebooks são responsáveis por captar dados de clientes reais (sempre respeitando a LGPD, claro) o que gera maior demanda para a sua equipe comercial, além de material para construir abordagens mais assertivas.
Facilidade de distribuição
Sim. O ebook não é um bicho de sete cabeças para ser distribuído. Você pode tanto recorrer a meios orgânicos (como redes sociais e a sua própria base de leads, por exemplo) para divulgar o material ou também promovê-lo através do tráfego pago, gerando contatos ainda mais qualificados.
Ebook promove relacionamento em várias etapas do funil
Tanto o lead que já faz parte da sua base, como o visitante que acabou de acessar o site pela primeira vez podem se beneficiar pelos ebooks. A grande vantagem desse tipo de material é que ele pode ser aplicado em todas as etapas do funil – variando, é claro, a abordagem e a densidade do conteúdo.
Como produzir bons ebooks?
Não existe fórmula mágica no marketing digital. É preciso fazer testes. Mas há alguns quesitos que podem te orientar na produção de ebooks: tema chamativo, design agradável, textos convincentes e boa distribuição.
- Tema chamativo – entender as dores da sua persona em cada etapa do funil de vendas é fundamental para compreender quais são os temas mais relevantes. Além do assunto, a nomeação do ebook também deve ser estratégica e chamativa.
- Design agradável – nós somos seres visuais. O entendimento do conteúdo entregue pelo material depende, necessariamente, de uma organização visual clara, eficiente e alinhada à proposta da sua marca. No caso das fontes, por exemplo, faça boas escolhas para facilitar a compreensão do texto. Seja criativo.
- Textos convincentes – de nada adianta dominar o tema, se você não domina uma boa argumentação. O discurso é a melhor ferramenta para persuadir as pessoas, por isso, adote uma abordagem envolvente.
- Boa distribuição – fiz o ebook, e agora? Essa etapa é tãããão importante no sucesso de uma estratégia que merece uma seção própria.
“Ebook a gente cria para o mundo”
Chegou a hora de distribuir o seu ebook pela internet.
Esta etapa é uma das mais importantes, pois é a que vai fazer com o que os usuários tenham contato com o material. No inbound marketing, frequentemente utilizamos as landing pages para promover os ebooks e, nelas, insistimos em alguns quesitos da produção do ebook: design agradável e textos convincentes.
Depois de ler este conteúdo, você já vai se arriscar na produção de ebooks?
A “regra” mais importante sobre este ebooks é o foco nas dores da sua persona. Por isso, pense estrategicamente sempre que for produzir um ebook e, também, na distribuição através dos canais mais adequados.
Se precisar de ajuda, conte com a RG. Somos parceiros da RD Station e fomos premiados como Agência de Resultados. Juntos, vamos traçar o melhor plano para alcançar o seu objetivo.