A taxa de abertura de e-mail marketing é uma das métricas mais importantes dentro do marketing digital.
Além de medir os resultados da sua estratégia, esse indicador também revela se as campanhas de e-mail estão boas o suficiente para atrair e nutrir os leads.
É por isso que você não deve deixar de acompanhá-la.
Neste artigo, você vai ver como calcular o índice de abertura de e-mail e ainda conferir algumas dicas para aumentar suas taxas.
Acompanhe!
Para que serve a taxa de abertura de e-mail marketing?
Antes de tudo, taxa de abertura é uma métrica de e-mail que mostra quantos dos e-mails enviados na sua campanha foram abertos pelos leads e clientes.
Além disso, o indicador também fornece insights valiosos sobre os melhores horários para fazer o disparo de e-mails e definir o melhor assunto em um teste A/B.
Em outras palavras, essa é uma tática que indica se uma estratégia de e-mail marketing está funcionando ou não.
Quando a taxa de abertura é mais alta, geralmente significa que o público se identifica com seus assuntos e o timing da sua campanha.
Por outro lado, se a taxa de abertura está muito abaixo do esperado, é sinal de que você precisa rever alguns pontos e fazer alguns ajustes.
Como fazer o cálculo da sua taxa de abertura de e-mails?
Para calcular a taxa de abertura de e-mail marketing, basta utilizar esta fórmula:
Taxa de abertura de email = emails abertos / (emails enviados – e-mails rejeitados)
Sempre que a mensagem de e-mail é aberta pelo usuário pela primeira vez, uma imagem oculta é salva de maneira automática e é armazenada em cache no servidor.
Assim, a visualização é contabilizada para todos os usuários que abrirem a mensagem, mas apenas uma única vez, mesmo que cada pessoa abra o mesmo e-mail outras vezes isso não irá aumentar sua taxa de abertura, independente da plataforma utilizada.
Fatores determinantes para a abertura dos seus e-mails?
No ambiente digital, a melhor maneira de conquistar um cliente é por meio da construção de um e-mail marketing cativante.
No entanto, se os e-mails forem elaborados de forma inadequada, é pouco provável que o destinatário abra sua mensagem, afetando negativamente sua taxa de abertura de e-mail marketing.
Afinal, quais são os pontos que levam o lead ou cliente a clicar e a ler um e-mail?
Confira abaixo os principais fatores:
· dias e horários do envio;
· remetente da mensagem;
· frequência dos disparos;
· assunto e tom de voz;
· layout e formatação;
· responsividade;
· qualidade do conteúdo;
9 táticas para aumentar as taxas de abertura de e-mail marketing
Você aplicou a fórmula e notou que o percentual da taxa de abertura dos seus e-mails ficou muito baixo?
Não precisa se preocupar, pois há diversas ações que você pode colocar em prática para melhorar esse cenário.
Confira algumas dicas de como elevar a taxa de abertura de e-mails da sua campanha:
1. Tenha claro e bem definido o objetivo da sua estratégia. Por exemplo: promover conteúdos, nutrir leads, vender, etc.
2. Não perca o timing do envio dos seus e-mails. Saiba quando e com qual frequência realizar os disparos.
3. Alinhe a estratégia às etapas da jornada do cliente e personalize a sua estratégia para entregar aos leads e cliente, conteúdos relevantes para a sua jornada.
4. Segmente o seu público para entregar os conteúdos de e-mail certos e aumentar as conversões.
5. Personalize os e-mails enviados; use o nome do lead ou cliente na abertura do e-mail ou no assunto para aumentar as chances de ele ler sua mensagem.
6. Pense em títulos criativos e atrativos para despertar o interesse do leitor.
7. Use um bom call to action (CTA), simples, objetivo e atrativo, ao mesmo tempo.
8. Identifique os melhores dias e horários para envio dos e-mails. Segundo pesquisas, terça-feira, 10h, é o melhor dia e horário para envio de e-mails.
9. Teste o assunto, configurando uma campanha de teste A/B.
DICA BÔNUS – Médias de taxa de abertura de e-mail marketing por segmento
Uma taxa de abertura de e-mail marketing considerada ideal deve ter um percentual próximo de 21,33%.
Porém, esse número pode mudar de acordo com o setor.
Veja a seguir, as taxas de abertura de e-mail por segmento, mapeadas pela plataforma MailChimp:
SETOR | TAXA DE ABERTURA MÉDIA |
Agricultura e serviços alimentícios | 23,31% |
Arquitetura e construção | 22,51% |
Artes e artistas | 26,27% |
Beleza e cuidados pessoais | 16,65% |
Negócios e finanças | 21,56% |
Computadores e eletrônicos | 19,29% |
Construção | 21,77% |
Consultoria | 20,13% |
Serviços/agência de criação | 21,39% |
Promoções diárias/cupons eletrônicos | 15,06% |
E-commerce | 15,68% |
Educação e treinamento | 23,42% |
Entretenimento e eventos | 20,51% |
Jogos de azar | 21,62% |
Jogos | 21,10% |
Governo | 28,77% |
Saúde e condicionamento físico | 21,48% |
Atividades de interesse | 27,74% |
Casa e Jardim | 21,60% |
Seguro | 21,36 |
Atividades jurídicas | 22,00% |
Fabricação | 19,82% |
Marketing e publicidade | 17,38% |
Mídia e publicação | 22,15% |
Médico odontológico e saúde | 21,72% |
Celular | 19,29% |
Música e músicos | 21,88% |
ONGs | 25,17% |
Farmacêutico | 18,58% |
Foto e vídeo | 23,24% |
Política | 22,94% |
Serviços profissionais | 21,94% |
Relações públicas | 21,02% |
Imobiliário | 19,17% |
Recrutamento e contratação | 21,14% |
Religião | 27,62% |
Restaurante | 19,77% |
Restaurante e locais para eventos | 20,39% |
Varejo | 18,39% |
Redes sociais e comunidades online | 21,06% |
Software e aplicativo web | 21,29% |
Esportes | 24,57% |
Telecomunicações | 20,92% |
Viagem e transporte | 20,44% |
Suplementos vitamínicos | 15,03% |
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