As métricas de e-mail marketing são indispensáveis para uma campanha bem-sucedida. Isso porque é preciso monitorar os resultados para saber o que deu certo, o que não funcionou e como aprimorar a estratégia para atingir os objetivos definidos.
O bom é que existem vários indicadores que te ajudam a medir a eficácia das mensagens e a otimizar a nutrição de leads.
Inclusive, há alguns que você não deve deixar de mensurar, se quiser obter resultados efetivos e impulsionar suas campanhas.
Deseja conhecer os principais e ainda conferir algumas dicas práticas de otimização?
Então leia este artigo e descubra!
Por que as métricas influenciam nos seus resultados de marketing digital?
A princípio, qualquer ação de marketing gera números que indicam sobre os resultados obtidos.
Do mesmo modo, uma campanha de disparos de e-mail marketing também gera dados que irão fornecer vários insights sobre as mensagens enviadas aos leads.
São esses números que chamamos de métricas. Elas permitem medir vários aspectos como, por exemplo, a quantidade de pessoas que abriu os e-mails, o engajamento delas com as mensagens, etc.
Mas, por que as métricas são tão importantes para o marketing digital de sua empresa?
Bem, se analisados corretamente, esses dados podem se tornar informações relevantes para a sua tática de marketing, pois lhe permite entender o que é preciso fazer para melhorar a qualidade do conteúdo que será entregue aos seus contatos.
Desse modo, sua empresa consegue construir um relacionamento com os potenciais clientes até que eles estejam prontos para consumir seus produtos ou serviços.
No entanto, para que isso aconteça, é necessário fazer um acompanhamento contínuo das métricas de e-mail marketing.
Quais as métricas de e-mail marketing mais relevantes?
Existe uma infinidade de indicadores que podem ser usados para analisar o desempenho ode uma campanha.
Mas, as principais métricas que fornecem uma compreensão melhor sobre sua estratégia de e-mail marketing são:
Taxa de Entrega
Nem todos os e-mail enviados chegam ao destino. Isso acontece por que é bastante comum que a caixa de entrada do lead esteja cheia no momento, ou o endereço de e-mail esteja desativado ou mesmo errado.
Estes fatores fazem a sua taxa de entrega diminuir e mais, caso sua campanha seja enviada para muitos endereços incorretos ela pode ser suspensa e o seu domínio ser prejudicado.
Então, antes de enviar qualquer campanha de e-mail marketing, se certifique de que sua base de leads está correta e limpa.
Boas taxas de entrega devem girar em torno de 98% a 99%. Por isso, ter uma boa plataforma de disparo de e-mails pode ajudar bastante.
Taxa de Abertura
A taxa de abertura mede a quantidade de e-mails que foram abertos em relação à quantidade de mensagens enviadas.
Esse é uma métrica que você precisa acompanhar para saber quantos contatos da sua base foram impactados por sua estratégia.
Lembrando que se ela for baixa demais, é sinal de que você precisa fazer alguns ajustes para crescer o número de mensagens abertas.
Dica de otimização: Avalie o comportamento do seu público e encontre os melhores dias e horários para enviar seus e-mails.
Taxa de Cliques
A taxa de cliques ou Clickthrough Rate (CTR) é um indicador que mensura a taxa de cliques em relação à quantia de mensagens disparadas.
Essa é uma das métricas de e-mail mais importantes, pois além de definir o resultado da estratégia, indica também a qualidade da base de contatos e o interesse do público sobre os conteúdos enviados.
A CTR precisa ser monitorada constantemente, já que calcula o desempenho de cada mensagem enviada.
Dica de otimização: Faça uma chamada para ação dentro do e-mail marketing, usando um CTA com texto objetivo e persuasivo que leve a pessoa a realizar uma ação após a leitura. Por exemplo: “Baixe o e-book”.
Taxa de Conversão
A taxa de conversão indica quantas pessoas que abriram o seu e-mail clicaram em um CTA e chegaram a uma landing page, realizando a ação proposta pelo disparo.
Se você quiser saber ao certo de onde as conversões estão vindo, também é preciso usar uma ferramenta como o Google Analytics.
Dica de otimização: Segmente sua lista de e-mails conforme interesses, ou diferentes assuntos. Assim, o leitor tende a achar o seu conteúdo relevante, o que aumenta suas chances de conversão.
Taxa de Rejeição
Entre as principais métricas de e-mail marketing está a taxa de rejeição ou Bounce Rate. Ela serve para calcular o índice de e-mails rejeitados, ou seja, que não chegaram ao usuário.
Contudo, essa rejeição pode se dar por diversos fatores como, por exemplo, erro ao digitar o endereço de e-mail, lotação na caixa de entrada, entre outros.
Dica de otimização: Se a taxa de rejeição dos seus e-mails estiver muito alta, higienize sua base de contatos, mantendo apenas usuários ativos.
Taxa de Compartilhamento
Também chamada de e-mail sharing, a taxa de compartilhamento corresponde ao número de pessoas que clicaram em botões de compartilhamento nas redes sociais ou, então, encaminharam o e-mail para contatos próprios.
Logo, ao analisar essa métrica de e-mail-marketing, você consegue medir o engajamento, afinal, você entenderá se as pessoas gostam e aprovam o conteúdo que você enviou.
Além disso, você também descobrirá os tipos de artigos e ofertas que tendem a ser mais compartilhados, podendo usar esses dados para planejas suas campanhas futuras.
Dica de otimização: Incentive seus leitores a repassar seu e-mail para um amigo, caso eles achem o conteúdo útil.
Por fim, você acabou de conhecer as principais métricas de e-mail marketing e entender a importância delas para o sucesso de uma campanha.
Para dominar ainda mais esta ferramenta de marketing tão eficaz, baixe nosso Guia do E-mail Marketing 4.0.