O email marketing é uma ferramenta bastante estratégica para as empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte.
Além de gerar receita e nutrir leads, o email também é essencial para fechar negócios.
Logo, para que seus leads e clientes notem suas mensagens, elas precisam estar na caixa de entrada e não no spam.
Neste artigo, falaremos melhor sobre o assunto.
Então, se você quer saber como evitar que seus emails cheguem na caixa de spam, basta continuar a leitura.
Mas, caso você ainda não use o email em sua estratégia digital, confira nosso artigo e veja como fazer email marketing.
Email no spam, o que é isso?
O termo “spam” diz respeito a emails enviados em massa para um grande número de pessoas sem autorização prévia.
Geralmente, esses emails contêm anúncios ou mensagens promocionais para persuadir o destinatário a fazer uma compra ou se inscrever em um serviço.
Muitos emails de spam também contêm vírus, malware ou links para sites maliciosos que podem infectar o computador do destinatário.
Como funcionam os filtros de spam?
Os filtros anti-spam servem para identificar e separar os emails de spam dos emails legítimos, isto é, aqueles que você envia para a caixa de entrada do usuário.
Esses filtros usam uma série de técnicas para identificar spam, como análise de texto, análise de endereço IP e análise de padrões de comportamento.
Por exemplo, filtros de provedores como o Gmail funcionam com base nas validações de interesse dos usuários, utilizando o comportamento deles em mensagens de email prévias, ou até mesmo em buscas recentes no Google.
O que acontece quando um domínio envia muito spam para o destinatário?
Se um domínio costuma enviar spam para um grande número de destinatários, ele pode ser adicionado a listas negras e ser bloqueado por provedores de email.
Isso significa que qualquer mensagem de email enviada desse domínio pode ser movida automaticamente para a pasta de spam ou não ser entregue ao destinatário.
Além disso, se um usuário marca repetidamente emails de um domínio como spam, isso pode levar a uma diminuição na capacidade do remetente de entregar emails para a caixa de entrada do usuário.
E isso ocorre porque os provedores podem considerar o remetente como um remetente de spam e começar a bloquear seus emails para outros destinatários também.
Ademais, quando um email enviado para o cliente é classificado como spam, isso pode levar a outros problemas, como:
Baixa taxa de abertura
Redução da impressão
Aumento das taxas de rejeição
Por esses motivos, é importante seguir boas práticas de email marketing para garantir que suas mensagens sejam relevantes para o público e evitar email no spam.
Chega de email no spam: dicas para evitar que isso aconteça
Existem algumas medidas que você pode tomar para deixar de ter email no spam e evitar que seu domínio faça parte de listas negras.
Confira abaixo:
1. Nunca compre listas de emails:
Comprar listas de emails pode ser uma tentação para empresas que desejam aumentar rapidamente sua base de clientes, contudo não recomendamos essa prática.
Afinal, essas listas são muitas vezes de baixa qualidade e contêm endereços de email de pessoas que não optaram por receber emails da sua empresa.
Assim, a probabilidade de seus emails serem identificados como spam aumenta, prejudicando a reputação do seu domínio.
2. Use uma lista de opt-in para evitar email no spam:
Em vez de comprar listas, crie sua própria lista de emails, onde os usuários optam por receber emails da sua empresa.
Dessa forma, é possível garantir o envio de mensagens apenas para pessoas com interesse em seu conteúdo, aumentando a probabilidade desses emails serem abertos e lidos.
3. Personalize seus emails:
Também é bom enviar enviar mensagens genéricas e promocionais, afinal, é melhor personalizar seus emails para cada destinatário.
Ou seja, use o nome do destinatário no assunto ou corpo do email e forneça ofertas personalizadas com base em suas preferências de compra.
Quanto mais pessoal for a mensagem, menor será o risco de ter o email no spam.
4. Mantenha a frequência de emails equilibrada:
Enviar muitos emails para os usuários em um curto período de tempo pode aumentar a probabilidade de ter seus emails na caixa de spam.
Logo, tente manter a relevância e o equilíbrio na frequência dos disparos.
5. Certifique-se de que seus emails tenham uma opção de opt-out:
Por fim, inclua uma opção de opt-out clara e fácil de usar em seus emails para que os usuários possam cancelar a inscrição em seus emails, se assim desejarem.
Essa é uma estratégia muito eficaz para evitar emails no spam.
Como você deve ter notado, o spam pode atrapalhar e muito a sua estratégia de marketing digital.
Entretanto, seguindo as dicas que mencionamos ao longo deste conteúdo, você vai evitar que seus emails cheguem no spam, mantendo a reputação do seu domínio intacta.
Como resultado, ficará mais fácil estreitar o relacionamento com leads e clientes.
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