O e-mail marketing é um método muito eficiente de promover relacionamento com leads que já fazem parte da sua base. Através dele, os clientes em potencial passam a conhecer mais sobre a sua empresa, seus produtos e serviços e se sente mais disposta a efetuar uma compra.
Pesquisas apontam que 92% dos adultos que utilizam a internet adotam, também, o e-mail em seu dia a dia. Esse já é um importante termômetro sobre esse cenário. Se a sua empresa ainda não utiliza o canal para nutrir e qualificar leads, esta é a hora certa.
Visto isso, muitos empreendedores se interessam pela estratégia. Mas as dúvidas sobre como fazer e por onde começar são muito frequentes. Por isso, elencamos a seguir o passo a passo básico de como fazer e-mail marketing.
E-mail marketing: passos iniciais
O primeiro passo para viabilizar o envio de e-mail marketing para a sua base de leads é escolher uma plataforma de automação. Assim, sua empresa consegue enviar campanhas para todos os seus contatos de e-mail a apenas alguns cliques. Além disso, pode acompanhar as estatísticas de cada ação.
A RG é parceira e utiliza o RD Station para criar e-mails para nós e nossos clientes. Em 2019, fomos premiados no pódio do prêmio Agência de Resultados, que certifica o empenho da nossa equipe para gerar oportunidades de negócio para nossos clientes. Clique aqui e saiba como fazemos isso.
Como fazer e-mail marketing na prática
Após a ferramenta ser escolhida, chegou a hora de definir quais contatos receberão suas campanhas de e-mail. Se você já utiliza outros sistemas ou possui planilhas de e-mails arquivadas, esse é um bom começo para fazer e-mail marketing.
Inserção de leads
Antes de fazer o conteúdo, propriamente, você precisa importar a sua base de leads, ou seja, inserir seus contatos na ferramenta escolhida. É interessante que você possua, além dos endereços de e-mail, os nomes dos leads e demais informações que sejam relevantes para o seu negócio.
Por exemplo, se a empresa se trata de um negócio de prestação de serviços locais, é interessante segmentar a base por cidade para garantir que só os leads mais interessantes estejam na sua base. Se tem-se um negócio que comercializa produtos para gêneros específicos, ter essa informação é importante também.
Mas se sua base é muito primária e você ainda não possui tantos dados em mãos, não se preocupe. Existem diversas estratégias para obter essas informações em ações posteriores.
Se a sua empresa não possui uma base de leads, faça a captação através de materiais ricos, formulários e landing pages.
Criando o seu e-mail
Leads inseridos na plataforma? Neste momento você deve começar a fazer o e-mail marketing. Aqui, há muitos detalhes que você precisa se atentar, pois eles afetam diretamente a entregabilidade e as taxas de interação dos leads.
Como fazer e-mail marketing: defina o seu objetivo
Qual é a intenção da primeira campanha de e-mail? O objetivo deve estar sempre muito claro para garantir uma execução alinhada. Seu objetivo pode ser:
- Introdução ao relacionamento – se é a primeira vez que sua empresa utiliza e-mail marketing, uma boa estratégia é dar as boas-vindas aos leads para apresentar o novo canal de relacionamento;
- Seleção de conteúdos – uma importante etapa do Inbound Marketing é a nutrição de leads. Para engajá-los e agregar mais valor à sua empresa, ofereça uma seleção de conteúdos à sua base de leads. Lembre-se: não se trata, necessariamente, de falar o tempo todo sobre seus produtos/serviços.
- Desconto especial – que tal aquecer os leads no início do relacionamento? Quando os primeiros e-mails são enviados, é comum que as taxas não sejam as melhores, exatamente porque a base ainda não está habituada com este canal. Enviar um cupom de desconto pode ser uma boa alternativa para fazer com que os leads interajam.
Criação do template
Após se preparar corretamente para iniciar sua estratégia de e-mail marketing, as chances de sucesso são grandes. Chegou a hora de aprender como fazer e-mail marketing, já que o layout é um grande aliado para que você atinja o seu objetivo.
Como sempre dizemos, não existe fórmula mágica no marketing digital. É necessário fazer testes para compreender o comportamento e as preferências da sua audiência.
Mas há algumas boas práticas que você deve adotar em seu layout de e-mail marketing. Veja a seguir.
Assunto: é o grande responsável por uma boa (ou ruim) taxa de abertura! O assunto é o primeiro contato do lead com o seu e-mail. Por isso, leve sempre em consideração os interesses da sua persona ao criar o assunto do seu e-mail marketing. Utilize uma linguagem que aguce o interesse do usuário.
Remetente: é comprovado que utilizar um nome próprio como remetente eleva as taxas de abertura e evita que seu e-mail caia no spam. Por isso, aplique isso em suas campanhas de e-mail. Sugerimos que você se identifique com o seu nome e o nome da empresa.
Identidade visual: deixe claro a quem pertence o e-mail! Explore a sua identidade visual em todo o corpo da mensagem, utilizando o logo, as cores e os elementos. Isso atribui mais personalidade à sua empresa e evita que suas mensagens sejam genéricas.
Botões de ação: as CTAS (Call to action ou Chamadas para ação) são, nos e-mails, apresentadas em formatos de botões. Se você está oferecendo um material rico ao lead, promovendo um produto específico ou convidando o usuário para iniciar um contato pelo whatsapp, o seu CTA é o que vai condensar o objetivo. Dependendo do tamanho do corpo do e-mail, insira botões em diferentes estágios do texto para facilitar a conversão dos leads.
Imagens e textos: para tornar a mensagem mais dinâmica, utilize tanto imagens, quanto textos. Os símbolos também são bem-vindos para comunicar o seu objetivo com mais clareza. Mas atente-se ao tom: se o público for mais formal, utilize uma linguagem mais adequada e evite elementos que causem infantilização.
Utilize as variáveis de forma estratégica: lembra daqueles dados que você possui do lead – como nome, cidade e gênero? Se couber, utilize essas variáveis no desenvolvimento do e-mail. As chances de impactar seu lead de forma mais direta são grandes.
Segmente: em estratégias mais maduras, a segmentação é muito bem-vinda. Imaginemos que uma empresa esteja oferecendo frete grátis apenas para o sudeste brasileiro. Com as segmentações, é possível enviar a oferta apenas para leads que residem nesta região. Mas como já dito, o nível de segmentação (ou seja, a especificidade de cada lead) depende da maturidade da sua estratégia.
O que fazer após disparar as campanhas de e-mail marketing?
Agora que você já criou e está prestes a disparar e-mails para a sua base de contatos, prepare-se para atuar na etapa de análise.
Sim. Uma campanha não acaba no momento em que os e-mails são entregues aos destinatários. Para ter resultados cada vez melhores e gerar mais oportunidades de venda, a etapa de análise é muito importante. Todas as métricas são mostradas pelo RD Station de forma intuitiva.
Métricas de e-mail marketing que você deve acompanhar
- Abertura – entenda quantos leads abriram seu e-mail marketing: se as taxas forem muito baixas, provavelmente o assunto é desinteressante. Repense isso.
- Clique – saiba quantas pessoas clicaram nos botões da campanha: se as pessoas clicaram, isso quer dizer que se interessaram pela oferta. Entenda, a partir desses cliques, quantas vendas/downloads/contatos foram gerados.
- Descadastro – veja quantas pessoas recusaram o recebimento de novas mensagens: provavelmente se trata de leads que desconhecem a sua empresa ou não se interessam por ela. Não se frustre se isso acontecer, pois é comum.
- Entregues – saiba quantos e-mails chegaram nos leads com sucesso: com esta métrica é possível compreender se o seu e-mail foi tratado como SPAM.
Agora que você já conhece os principais aspectos de como fazer e-mail marketing, está pronto para planejar campanhas e engajar sua base de leads.
Se precisar de ajuda, conte com a nossa equipe.