Como criar uma lista de e-mails que te ajude a vender mais?
Mais adiante traremos a resposta para esta pergunta, mas antes, saiba que o e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas para gerar vendas.
Isso porque esse é um canal de comunicação muito eficiente, que ajuda a aproximar cliente e empresa.
No entanto, para ter sucesso, é preciso enviar a mensagem certa às pessoas certas, isto é, àquelas que estão interessadas em seu produto ou serviço.
E é aqui que entra a lista de e-mails.
Para ter resultados expressivos é fundamental segmentá-la.
Mas se você não sabe como fazer isso, não tem problema.
Continue a leitura para entender como criar uma lista de e-mails qualificada e, ao mesmo tempo, fortalecer o relacionamento com o seu público.
Confira!
Qual a importância da lista de e-mails?
Uma lista de e-mails é composta por dados de usuários que manifestaram interesse em receber conteúdos, promoções e outros tipos de comunicação de sua empresa.
Além do endereço de e-mail, a lista pode conter também outros dados relevantes para o time comercial como, por exemplo, nome, sobrenome, data de aniversário, cidade, entre outros.
Essas informações são muito valiosas para uma estratégia de marketing digital, pois permite que as empresas se comuniquem diretamente com seu público-alvo de forma personalizada e direcionada.
Entretanto, é necessário saber como criar uma lista de e-mails segmentada além de gerenciar os contatos.
Assim, você tem mais chances de ter sucesso em suas campanhas de e-mail marketing, afinal, uma lista de e-mails bem segmentada pode ser muito eficaz para estabelecer relacionamentos com clientes, nutrir leads e promover produtos ou serviços.
Principais vantagens de criar a sua lista de e-mails
Saber como criar uma lista de e-mails é fundamental para a estratégia de marketing digital de sua empresa.
Isso porque essa ferramenta possui uma série de vantagens para o negócio. Algumas são:
1. Comunicação Assertiva: por meio da lista de e-mails, você pode se comunicar diretamente com seus leads e clientes.
Desse modo, você pode alcançar seu público de forma eficaz e assertiva.
2. Mais controle sobre as informações: criando sua própria lista de e-mails, você tem controle total sobre os dados e sobre o alcance das mensagens enviadas.
Isso porque você não depende dos algoritmos das redes sociais, nem das políticas das plataformas.
3. Aumento das conversões: com uma lista de e-mails bem gerida, você terá um aumento expressivo nas conversões, afinal, você pode enviar ofertas exclusivas, descontos ou promoções direcionadas aos leads interessados, incentivando-os a tomar uma decisão de compra.
4. Nutrição de Leads: além disso, com mensagens de e-mail bem planejadas, você pode nutrir seus leads ao longo do tempo, construindo confiança antes mesmo de apresentar suas ofertas principais.
5. Automação: outra vantagem da lista de e-mail é que você pode automatizar muitos aspectos das suas campanhas de e-mail como, por exemplo, sequências de boas-vindas, aniversários de clientes e lembretes de carrinho abandonado.
Assim, você economiza tempo e ainda ajuda a manter o engajamento constante.
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Por que você nunca deve comprar uma lista de e-mails?
Por não saberem como criar uma lista de e-mails, muitos gestores e profissionais de marketing já consideraram a compra de mailing list.
Mas não se engane, pois essa não é a melhor maneira de iniciar uma estratégia de e-mail marketing.
À primeira vista, comprar uma lista de e-mails pode parecer ser uma forma mais rápida de expandir a sua base de contatos.
Entretanto, essa é uma prática prejudicial para sua empresa, já que pode trazer diversos problemas.
Enviar e-mails não solicitados para pessoas que não conhecem sua empresa pode prejudicar sua reputação como remetente, direcionando sua mensagem para a caixa de SPAM.
Além disso, você também terá uma baixa taxa de abertura de e-mail, cliques e conversões, já que muitas das pessoas que receberão seus e-mails não estarão interessadas no seu conteúdo.
Resumindo, em vez de comprar listas de e-mails, prefira construir uma lista de e-mails orgânica e qualificada.
E como se não bastasse tudo isso, ao comprar uma lista de e-mails você estará infringindo a LGPD e sua empresa poderá sofrer com penalizações e multas.
Veja como fazer isso no próximo tópico.
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Como criar uma lista de e-mails qualificada: 8 melhores práticas
- Faça uma pesquisa de palavras-chave para descobrir o que o seu público busca no Google.
- Crie um blog com conteúdos baseados nessa pesquisa.
- Elabore materiais ricos e ofereça aos usuários em troca dos dados de contato para criar sua lista de e-mails.
- Crie um CTA (Call to Action) para incentivar o download desses materiais.
- Desenvolva uma landing page com um bom formulário e capture os dados dos leads.
- Envie um e-mail de agradecimento ao lead após o preenchimento do formulário.
- Antes de criar uma lista de e-mail, veja se os leads têm mesmo potencial para serem clientes.
- Realize testes A/B para entender melhor quais tipos de assuntos, conteúdo e horários de envio funcionam melhor para sua audiência.
Por fim, vale lembrar que a construção de uma lista de e-mails qualificada deve ser um processo contínuo.
Portanto, nutra seus leads e clientes com conteúdo de valor, mantenha sempre um alto nível de engajamento e ajuste suas estratégias sempre que for preciso.