Para criar e-mail marketing que realmente dê resultado, é essencial construir uma relação de confiança com os leads e clientes.
Muito se engana quem acredita que o e-mail é uma estratégia de marketing ultrapassada, pois esse é um dos canais mais utilizados para a comunicação entre empresas e consumidores.
Se as suas mensagens de e-mail ainda não surtiram o efeito esperado, não se desespere!
Existem algumas otimizações que te ajudarão a desenvolver campanhas de e-mail que realmente convertem.
Continue a leitura e conheça as dicas que separamos sobre o assunto.
#1 – Segmente sua lista de contatos
Antes de criar um e-mail marketing, faça a segmentação do seu público-alvo, ou seja, separe a sua base de contatos em categorias.
A segmentação vai depender do negócio e também das estratégias, contudo, é possível dividir os contatos conforme a localização demográfica, o comportamento, interesse, entre outros.
Mas afinal, para que fazer isso?
Em primeiro lugar, porque criar um e-mail marketing segmentado pode aumentar a taxa de abertura em 39%.
E em segundo lugar, porque assim você tem mais chances de falar com a pessoa certa no momento certo.
Além disso, também é importante entender qual mensagem enviar para cada contato em cada estágio do funil de vendas.
Afinal, você não pode entregar o mesmo conteúdo para todas as pessoas, tendo em vista que elas podem estar em etapas diferentes no funil.
#2 – Conheça bem seus clientes para criar e-mails marketing personalizados
Para conquistar a confiança do lead, não basta mandar uma mensagem, chamando-o pelo nome.
Além de uma saudação customizada, é preciso personalizar também os temas, as ofertas e até mesmo o horário de disparo.
Por isso, a segmentação é tão importante.
Além de facilitar o planejamento das campanhas, ela também te ajuda a entender melhor as preferências e comportamento do público, pontos essenciais para aumentar a conversão das vendas.
Leia mais: Quais os melhores horários para envio de e-mail marketing
# 3 – Organize suas campanhas com o auxílio de um calendário editorial
A ideia é criar um e-mail marketing que se conecte com os leads e clientes, lembra?
Quer uma dica? Sempre envie conteúdos de valor. Mas, não se esqueça de que essa tática exige planejamento.
Portanto, antes de criar uma nova campanha, pense no tema de cada e-mail, que dia ele será enviado e, sobretudo, para quem será encaminhado.
Para manter a frequência, aposte na criação de um calendário editorial, isto é, um cronograma das mensagens que serão enviadas.
Assim, você garante uma melhor execução da sua estratégia de e-mail marketing.
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# 4 – Capriche nos CTAs para ter uma boa taxa de clique
Os CTAs ou chamadas para ação estão relacionados aos objetivos da campanha. Logo, é algo que deve ser pensado antes de você criar o e-mail marketing.
Um CTA bem elaborado consegue levar o lead ou o cliente a realizar uma ação necessária para que esse objetivo seja atingido.
Por exemplo, se o objetivo é fazer com que o usuário compre o seu produto, você precisa criar um botão de CTA que o conduza até a compra.
Para isso, é fundamental que o texto tenha clareza e objetividade.
Além do mais, o visual também precisa chamar atenção.
# 5 – Após criar seu e-mail marketing, teste!
Outra dica importante é não enviar um e-mail à sua lista de contatos sem testar antes.
Caso utilize uma plataforma de e-mail marketing, você pode fazer um teste automatizado.
Assim, fica mais fácil evitar os erros, pois o teste permite corrigir erros de digitação, alterar a dimensão da imagem, adicionar um CTA esquecido, etc.
Por fim, os testes são uma maneira de aumentar a assertividade da sua estratégia de e-mail marketing.
# 6 – Utilize um bom serviço de e-mail marketing
Para criar e-mail marketing, o ideal é usar uma plataforma para automatizar ações e processos de envio de mensagens, reduzindo os trabalhos manuais para, assim, estreitar o relacionamento com seus contatos.
Com um bom serviço de e-mail marketing, você pode acompanhar os seus resultados, segmentar suas listas, personalizar mensagens, enviar respostas automáticas e muito mais.
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# 7 – Monitore e avalie os resultados
Para melhorar o desempenho do seu e-mail marketing, é primordial medir e analisar os resultados obtidos.
Entre as métricas de e-mail que você precisa acompanhar estão a taxa de abertura, os cliques nos CTAs, cancelamentos de inscrição, a taxa de conversão e outras mais.
Essa é uma etapa que você não deve deixar de fazer, sobretudo porque ela indica o que você está fazendo de certo e de errado nas campanhas de e-mail.
Neste artigo, você pôde conhecer algumas das boas práticas para criar e-mail marketing e se aproximar de seus clientes e dos futuros clientes.
Agora é só colocar nossas dicas em prática para vender mais e melhor.
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