Quem acompanha o boom das redes sociais nos últimos anos, muitas vezes não sabe que um outro canal muito mais antigo continua rendendo vendas até hoje: o e-mail marketing.
Independente da sua idade, você provavelmente teve seu primeiro contato com as “cartas eletrônicas” quando decidiu se cadastrar em uma rede social ou assinar um site de notícias. E aí, tradicionalmente, era solicitado a fornecer um endereço de e-mail.
Hoje em dia, este caminho é muito parecido. Mas o grande ouro do e-mail marketing para e-commerce é muito mais do que se relacionar com usuários que já efetuaram uma compra em sua loja; através de campanhas bem sucedidas, muitos negócios geram demanda diretamente do e-mail, tornando-o um poderoso canal de vendas.
E-mail para e-commerce: como explorar o canal?
Uma das principais características (e vantagens) do marketing digital é a capacidade de mensuração e análise de dados.
Saber quais páginas um visitante acessou, com quais produtos este mesmo usuário interagiu e até quais itens foram colocados no carrinho são informações muito valiosas que só temos graças à inteligência do marketing digital.
E não vamos desperdiçá-las, né?
Estes dados são tão ricos que não influenciam somente as campanhas de e-mail marketing. Podemos e devemos utilizá-los para fazer aprimoramentos no e-commerce e oferecer uma experiência cada vez mais alinhada às expectativas dos clientes.
Portanto, tendo estes dados, a concepção de e-mails marketing matadores se torna muito mais natural. O foco sempre é o cliente – são as respostas dele (através das métricas de engajamento) que vão dizer qual é a direção mais adequada.

Benefícios do e-mail para e-commerce
“Afinal, o que eu ganho disparando e-mails?” Os benefícios do e-mail marketing para e-commerce atuam em diversos níveis, como fidelizar clientes, aumentar as vendas e até otimizar processos comerciais do seu negócio.
- público quente impactado: as campanhas de e-mail dialogam exatamente com os clientes que estão interessados em determinada oferta, que pode ser de conteúdo ou de produto. Falarei mais disso a seguir.
- foco no resultado: esqueça o volume! Quantidade não é qualidade, e o foco na segunda característica pode trazer resultados ainda não vistos em sua estratégia de marketing digital.
- mais conhecimento do público: a resposta dos leads aos e-mails são dados relevantes para você adaptar estratégias.
- otimização de processos: sabe quando o cliente conclui a compra, mas esquece de efetuar o pagamento do boleto bancário? O e-mail é um ótimo canal para otimizar processos como esse e evitar o desperdício de vendas.
Utilizando as segmentações
Uma segmentação de leads parte do pressuposto que, nesse grupo de usuários, há algum comportamento, característica ou interesse comum. E que estas variáveis influenciam os desejos de consumo de cada cliente.
Por exemplo: podemos segmentar/agrupar leads que moram na cidade de Belo Horizonte para anunciar uma campanha de frete grátis para a cidade em questão. Pense comigo: faz sentido para um cliente do Rio de Janeiro receber uma oferta que não pode ser aproveitada por ele? Não. Por isso escolhemos exatamente os leads que dialogam com aquela ação.
Quanto mais específica é uma segmentação, a tendência é que menos leads se encaixam nela
O agrupamento é, basicamente, feito por camadas que alcançam públicos mais ou menos restritos.
Você pode segmentar clientes de um mesmo país, de um mesmo estado, de uma mesma cidade ou de um mesmo bairro. Observe que as segmentações mais específicas – como cidade e bairro, por exemplo – continuam fazendo parte da segmentação mais ampla, mas sua localização faz com o que seus interesses sejam distintos.
Ou seja, nada de ser generalista por aqui! O grande segredo é engajar seu público através do e-mail marketing para e-commerce se baseando nos interesses dele.
E-mail para e-commerce: use uma linguagem direta
Diferente das redes sociais, onde você cria conteúdo para todo-mundo-e-mais-um-pouco, o e-mail marketing é direcionado para aquela pessoa que está recebendo. Uma comunicação de 1 para 1. E isso muda completamente tudo.
Primeiramente, porque você, ao enviar e-mails realmente relevantes, tem grandes chances de engajar o seu público – aumentando as taxas de abertura, clique, conversão e reduzindo a rejeição.
Nas redes sociais, muitas vezes, ficamos reféns da boa vontade dos algoritmos. Nos e-mails, quem manda é, literalmente, o lead. Então fica muito mais fácil se relacionar com ele de uma forma saudável e eficiente, bastando que você faça a sua parte: nada de spam e conteúdos desinteressantes.
Integração do e-commerce com ferramenta de automação de marketing
Que bom seria ter todas as informações sobre o seu lead concentradas em uma plataforma de gestão de marketing, não é?! Você pode!
Utilizar só a plataforma de e-commerce limita muito as possibilidades de e-mail marketing e outras ações de inbound marketing. O ideal é que você utilize uma ferramenta como o RD Station, que capta os dados de clientes da sua loja e possibilita que você explore as segmentações como preferir, seja por localização, idade, gênero, etc.
A RG é parceira Gold do RD Station e nossa equipe possui a expertise necessária para criar campanhas de e-mail marketing com altas taxas de conversão para a sua loja virtual. Preencha o formulário e fale com um de nossos especialistas.