Sua copy de email não está entregando o resultado esperado?
Apesar de conseguir boas taxas de abertura nas suas campanhas de email marketing, o usuário não vai para a próxima etapa do funil?
Então é provável que você não esteja conseguindo fazer com que ele realize aquela ação indispensável antes da conversão.
Ou seja, você não está sendo convincente o bastante.
Mas, como resolver isso?
É simples: basta melhorar a produção de conteúdo para ser mais persuasivo.
Por isso, separamos 7 dicas incríveis de copy para email.
Além disso, você também vai ver algumas estratégias de copy para vender mais no WhatsApp.
Então não deixe de acompanhar o artigo completo.
Confira!
Que negócio é esse de copy?
Copy ou copwriting é uma técnica de produção de conteúdo usada para motivar e convencer o leitor a praticar uma ação.
Estamos falando de uma tática que você pode aplicar em todos os estágios do funil de vendas para ajudar o cliente a ter sucesso com seu produto e ainda gerar conversões.
Enfim, o copywriting pode ser usado para diversas finalidades, como:
· Aumentar o engajamento do seu público em suas redes sociais.
· Apresentar um novo produto aos clientes e potenciais clientes.
· Incentivar para que baixem algum material rico, como um e-book
· Convencer o seu cliente a realizar uma compra.
Confira neste artigo super completo o que é copywriting afinal de contas.
7 dicas para fazer copy de email que converte
1. Deixe clara a sua oferta de valor
Mostre ao cliente como as suas soluções podem resolver a dor dele. Para isso, elabore um conteúdo focado em vendas.
Ou seja, tenha em mente todos os diferenciais do seu produto, bem como os pontos mais relevantes para sua copy de email.
2. Construa uma lista de contatos orgânica
Se você quer ter um público realmente engajado com suas copies e chances reais de converter, não compre listas de email prontas!
Até mesmo porque esse é um verdadeiro ‘tiro no pé’ além de ser ilegal de acordo com a LGPD.
Em vez disso, crie uma rede orgânica e ofereça um produto digital em troca dos dados de contato do usuário.
3. Realize testes A/B para saber qual copy de email é mais atrativa
O teste A/B consiste em enviar duas mensagens para identificar qual delas se sai melhor.
Aproveite para descobrir o que está dando certo e aprimorar sua estratégia de marketing digital.
Essa também é uma tática muito utilizada nas campanhas de email marketing para ecommerce .
No mercado existem diversas ferramentas de automação que podem te ajudar com isso.
4. Produza copys de email personalizadas
Para que o usuário sinta que ele é especial, crie conteúdos originais e personalizados.
Crie títulos informativos e adicione o nome do contato ao email.
Assim, você fica mais próximo do seu público e aumenta as taxas de abertura e de conversão.
Ademais, acertar nos horários dos disparos também garante resultados melhores.
Saiba quais os melhores horários para envio de email marketing
5. Crie mensagens de email simples
Escreva mensagens objetivas, curtas e que chamem a atenção do público logo nas primeiras palavras.
Além disso, não exagere na divulgação do produto. Por fim, lembre-se de uma coisa: menos é mais!
6. Fique de olho nas métricas
Esteja sempre atento a indicadores como taxa de abertura, cliques no link e conversões.
Monitorar os resultados obtidos em suas campanhas é primordial para a otimização da sua estratégia de email marketing.
Portanto, acompanhe as métricas de email com frequência.
7. Faça de tudo para evitar SPAM
Conforme dissemos, não vale a pena comprar listas de contato de email marketing.
Isso porque disparar sua copy de email sem permissão do usuário fere a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e ainda te coloca no SPAM, o que é péssimo para a reputação da sua marca.
Dicas de WhatsApp para vendas
Agora, veja algumas dicas de copy para vender no WhatsApp, aplicativo de mensagens mais usado no mundo.
Vamos lá!
1. Desperte o senso de urgência
Para incentivar o usuário a executar a ação que você deseja, use termos que provocam a sensação de urgência em suas copies.
Por exemplo:
Quer aumentar a conversão na sua empresa e gerar mais vendas hoje mesmo?
2. Trabalhe com a ideia de escassez
Outra dica que funciona é transmitir a ideia de escassez, afinal, saber que algo está prestes a acabar pode acelerar a tomada de decisão.
Por exemplo:
Oferta válida só até amanhã!
3. Tente criar conexão
Existem alguns elementos textuais que facilitam a conversão tanto de uma copy de email, quanto de uma copy de WhatsApp.
É o caso, por exemplo, das perguntas e dos verbos no imperativo. Esses recursos promovem conexão e ajudam a estabelecer uma relação de confiança.
4. Crie afinidade ao abordar o cliente pelo WhatsApp
Coloque-se no lugar do cliente para ajudá-lo no processo de compra.
Confira duas frases que ajudam a gerar afinidade:
Eu tenho este produto em casa e ele realmente entrega o que promete.
Embora este modelo entregue o que promete, como você quer algo mais robusto, sugiro este outro modelo.
5. Estimule a reciprocidade
Forneça ao leitor informações valiosas e relevantes para cultivar nele o interesse em procurá-lo no futuro.
Ofereça manuais, e-books gratuitos e posts instrutivos em blogs. Enfim, a ideia é ser útil primeiro, conquistar a confiança do público e, só então, vender.
6. Seja específico na mensagem de WhatsApp, bem como na copy de email
Ao escrever sua copy de email ou de WhatsApp, descreva detalhadamente o que a empresa oferece.
Use números para demonstrar autoridade.
Por exemplo:
Descubra as 10 maneiras como nossa solução irá otimizar seu negócio!
7. Aposte na exclusividade
Por fim, não deixe de evidenciar os diferenciais da sua solução.
Além disso, explique também por que são exclusivos e porque apenas o seu produto ou serviço irá resolver o problema do usuário.
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