Produzir conteúdo para cada etapa do funil de vendas é uma tática muito importante.
Isso porque, além de potencializar seus resultados orgânicos, o conteúdo também é responsável por fazer com que os leads avancem mais rapidamente pelo funil e logo se tornem clientes.
Contudo, é preciso destacar que, para atingir esse objetivo, seus conteúdos precisam ser relevantes e solucionar o problema do potencial cliente, considerando a jornada de compra de cada um deles.
Não sabe como fazer isso?
Então continue acompanhando este artigo para saber como produzir conteúdo para cada etapa do funil de forma estratégica.
Entendendo o funil de vendas
Funil de vendas é um modelo que representa o percurso que os usuários devem percorrer até realizar a compra de seus produtos ou serviços.
O conceito de funil ajuda a visualizar as ações e comportamento dos consumidores que entram em contato com sua empresa.
No entanto, você deve planejar o conteúdo considerando que apenas uma parte seleta desse grupo será de fato seus compradores.
Dividindo o funil em etapas, você tem mais facilidade para mapear seu processo de vendas, facilitando também a execução de sua estratégia.
Nesse sentido, o funil possui três partes: Topo, Meio e Fundo.
Mais adiante falarei mais sobre elas.
Para compor a jornada do cliente no seu funil de vendas de maneira eficiente, você precisa entender que o potencial consumidor busca por informações diferentes.
Por isso, a importância de direcionar sua produção de conteúdo para cada uma destas partes do funil.
Além disso, é importante saber ainda quais formatos de conteúdo funcionarão melhor com seus potenciais clientes.
A importância dos canais de divulgação
Antes mesmo de definir o conteúdo para cada etapa do funil, você deve saber se sua empresa utiliza os canais necessários para uma estratégia efetiva de Marketing de Conteúdo.
Nesse aspecto, o canal mais relevante é o blog, uma rede vital para atrair usuários para sua empresa.
É por meio do blog que você conseguirá conduzir os usuários interessados pelo funil de vendas, oferecendo variados tipos de conteúdo.
Além disso, é fundamental divulgar os conteúdos que você produz.
Portanto, identifique quais são as melhores redes sociais e plataformas digitais para propagá-lo.
Talvez você esteja se questionando sobre a melhor maneira de fazer esta escolha.
Basta descobrir em que lugar está a sua persona e quais sites seu comprador real visita.
Afinal, conhecendo a sua persona, ficará mais fácil decidir em qual rede social sua empresa deve estar presente e como deve ser sua produção de conteúdo para cada etapa do funil de vendas.
Como criar conteúdo para cada estágio do funil de vendas
Após fazer um estudo do seu público e da sua persona, você terá condições para criar conteúdos assertivos.
A seguir listamos os conteúdos ideias de acordo com cada etapa do funil de vendas.
Confira!
Aproveite e baixe grátis nosso ebook com 28 tipos de conteúdo para gerar leads sem sofrência.
Conteúdo para Topo do funil
O topo do funil de vendas é representado pelo conteúdo de atração.
O usuário que se encontra nesta etapa mal sabe que tem um problema a ser resolvido.
Logo, ele ainda não está interessado em uma solução específica.
Em geral, ele chega ao site de sua empresa através dos resultados das pesquisas no Google ou de postagens nas redes sociais.
Portanto, você deve apostar em um conteúdo com forte poder de atração e iniciar um processo de educação da audiência, orientando sobre como resolver seus problemas.
Os conteúdos mais indicados para se trabalhar na fase de descoberta e aprendizado são:
- Blog posts com textos educativos e úteis, pois, a ideia é responder dúvidas que possam ser pesquisadas nos motores de busca.
- Newsletters são informativos muito eficientes quando a ideia é iniciar um relacionamento com seu público.
- Outros formatos interessantes para o topo de funil são guias, dicas, listas, webinars, vídeos, tutoriais e respostas objetivas.
Conteúdo para Meio do funil
O usuário aqui já não é apenas um visitante que acabou de chegar ao seu site ou blog.
O potencial cliente desta fase já sabe que tem uma dor a ser sanada e está em busca de opções para resolver seu problema.
Ou seja, é agora que o usuário se torna um lead e fica mais perto da conversão.
Portanto, nesta fase de considerações e decisões, os conteúdos mais eficientes são:
- Blog posts com conteúdos mais elaborados e extensos, que complementam o post que atraiu o consumidor.
- Ebook e outros materiais ricos. Além do tradicional formato, explore ferramentas em excel, calculadoras, simuladores e etc.
- Webinars são ideais para fortalecer sua presença e posicionar sua empresa como especialista. A dica é usá-lo para apresentar números e cases de sucesso para eliminar possíveis objeções.
Conteúdo para Fundo de Funil
Esta é a última etapa do funil de vendas, ou seja, é a hora de começar a fazer negócio.
Portanto, aproveite para produzir um conteúdo mais persuasivo.
Assim, você ajuda seu consumidor a tomar sua decisão de compra, mostrando os benefícios de seu produto ou serviço.
Assim, os tipos de conteúdos mais indicados para o fundo de funil são:
- Ferramentas avançadas, como trials e versões de demonstração são ótimas para manter os usuários engajados.
- Depoimentos de clientes que já compraram de você pode fazer a diferença para os indivíduos a um passo da compra.
- Emails com cases de sucesso de clientes atendidos pela sua empresa.
Por fim, esperamos que este artigo tenha te ajudado a compreender o funil de vendas e a importância de realizar uma estratégia de Inbound direcionada a cada etapa.
E lembre-se: quanto mais você conhecer as necessidades de cada tipo de potencial consumidor, mais chances o seu conteúdo tem de converter.
Leitura recomendada:
- Como evoluir uma estratégia de redes sociais para Inbound Marketing?
- E-mail marketing ainda funciona?
- Como gerar mais leads?
Aproveite para assinar nossa newsletter de Marketing Digital e receber as melhores dicas para o seu negócio vender mais no digital!