Reativar contatos inativos da sua base de leads não é uma tarefa fácil, mas é perfeitamente possível se você usar as ferramentas certas.
A propósito, para a maioria das empresas, manter uma base ativa e engajada é fundamental para o sucesso do marketing e das vendas, mas é comum que alguns contatos fiquem inativos, deixando de interagir com sua marca ao longo do tempo.
A boa notícia é que é possível voltar a se relacionar com esses contatos inativos por meio de campanhas de reengajamento através do e-mail marketing.
Neste artigo, vamos lhe mostrar como fazer isso.
Acompanhe!
Afinal, por que reativar contatos inativos?
Antes de qualquer coisa, é importante que você entenda por que a reativação de contatos inativos é crucial para o sucesso de sua estratégia de marketing.
Então, listamos a seguir algumas das vantagens dessa tática:
· Economia
Além disso, é mais vantajoso manter uma base de leads do que adquirir novos leads, considerando que você já investiu tempo e dinheiro para atrair esses contatos inativos.
Em síntese, reativar contatos inativos é muito mais barato.
· Mais conversões:
Os contatos reengajados têm maior potencial de se tornarem clientes novamente, proporcionando um aumento significativo nas conversões e no Retorno Sobre o Investimento (ROI).
· Permite melhorar processos:
Além disso, reativar leads inativos também representa uma chance de aprimorar o processo comercial e rever algo que possa ter dado errado com o cliente da última vez.
· Mais inteligência de mercado:
Ao reativar contatos inativos, você pode obter feedback valioso sobre por que eles se desengajaram inicialmente. Essa informação pode ser usada para melhorar não apenas seus processos, mas também para entender as tendências do mercado e as necessidades dos clientes.
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Quais os problemas causados por uma base de contatos desengajada?
De antemão, os dois principais problemas gerados por uma base com pouco engajamento são: taxa de clique e abertura de e-mail baixas.
Mas além desses, outros problemas também poderão surgir se sua base de e-mails estiver desengajada.
Nesse aspecto, podemos citar:
· Queda no número de cliques para o seu site/blog;
· E-mails caindo no SPAM;
· Ações promocionais perdidas;
· Baixa procura por novos produtos e lançamentos;
· Esquecimento de sua empresa;
· Perda de Leads potenciais;
· Jornada de compra comprometida.
Em quais situações é preciso reativar contatos inativos?
· Quando não for possível fazer um upgrade na quantidade de leais que sua ferramenta de automação de marketing suporta.
· Se mais de 40% de sua base estiver desengajada.
· Para manter a base saudável, isto é, aproximando os leads da marca.
· Quando seu domínio ou IP estiver em sinal de alerta ou já esteja presente em alguma black list de e-mail.
Qual é o momento ideal para reengajar seus contatos?
A princípio, não há um momento certo para restabelecer contato com um cliente inativo.
Primeiro, é preciso fazer uma análise da sua empresa e das vendas para identificar se atualmente há condições reais, além da estrutura necessária, para recuperar esses potenciais clientes.
Em outras palavras, é preciso compreender o motivo que fez com que esse consumidor deixasse sua base; só assim é possível atender às novas demandas desse cliente.
5 estratégias para reativar contatos inativos usando e-mail marketing
Agora que você já entende a importância de reativar contatos inativos, vamos explorar algumas estratégias eficazes que te ajudarão a alcançar esse objetivo por meio do e-mail marketing.
1. Rastreie e segmente os contatos inativos
Antes de enviar qualquer e-mail de reengajamento, você precisa estudar os contatos que estão inativos.
Portanto, utilize sua ferramenta de automação de marketing para rastreá-los e em seguida segmente sua lista. Divida os contatos inativos em grupos com base no comportamento passado, interesses ou estágio do funil de vendas.
Assim, você poderá criar mensagens mais direcionadas e relevantes.
Veja como criar uma lista de e-mails segmentada e qualificada
2. Faça campanhas de lembrete para reativar contatos inativos
Para começar, pense em e-mails de lembrete amigáveis.
Lembre seus contatos do motivo pelo qual eles se inscreveram em sua lista e das vantagens de permanecerem envolvidos.
Além disso, ofereça incentivos, como descontos ou conteúdo exclusivo, para encorajá-los a retornar.
Mas não se esqueça: planejamento é essencial, logo, não deixe de levar em conta a necessidade do cliente.
3. Aposte em conteúdo valioso
Crie conteúdo de qualidade, que seja útil para seus contatos. Produza newsletters informativas, guias úteis ou histórias de sucesso, enfim, conteúdos relevantes que te ajudam a se reconectar aos poucos.
4. Teste os horários e a frequência dos envios dos e-mails de reativação
Experimente diferentes horários de envio e frequência de e-mails para determinar o que funciona melhor para reativar seus contatos inativos. O que funciona para um público pode não funcionar para outro.
Para descobrir o que dá e o que não dá certo, faça testes A/B.
5. Personalize as mensagens enviadas para reativar contatos inativos
A personalização é uma ótima aliada para suas estratégias de reengajamento de contatos.
Crie seus e-mails, incluindo o nome do destinatário e informações relevantes com base no histórico de interações passadas, pois essa tática demonstra pessoalidade e mostra que você valoriza seus contatos.
Por fim, reativar contatos inativos é uma tarefa fundamental para manter sua base de leads saudável e eficaz.
Conforme você viu, por meio de estratégias de reengajamento por e-mail, é possível resgatar contatos que já não interagem com sua marca há algum tempo, transformando-os em clientes fiéis.
Mas lembre-se: para manter sua base de e-mails sempre higienizada e engajada, é de suma importância respeitar a escolha do lead.
Logo, ofereça a ele uma forma fácil e rápida de cancelar a inscrição, caso ele opte por sair da sua lista.
No mais, comece hoje mesmo a reativar contatos inativos e aproveite todo o potencial de sua base de dados de leads.
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