Os fluxos de automação são uma estratégia de relacionamento do inbound marketing. Através deles, a empresa consegue manter o relacionamento constante com os leads de forma automática seguindo critérios pré-estabelecidos.
A grande diferença entre o disparo de e-mails convencionais e a automação de marketing é o objetivo. Enquanto os primeiros são dedicados a ações mais simples e gerais, os fluxos de automação são desenhados conforme uma série de questões.
Outra diferença se encontra na duração das ações. Os e-mails se limitam ao momento do disparo, enquanto as automações continuam gerando resultados para a estratégia de inbound marketing.
É por isso que saber como analisar fluxos de automação faz toda a diferença em uma estratégia de inbound marketing.
Continue lendo este artigo e entenda como interpretar os resultados.
Analisando os resultados dos fluxos de automação
Em uma automação de marketing, mais importante do que a quantidade de leads é a qualidade. Isto é, qual é o tempo de permanência do lead no fluxo, qual é a qualidade das oportunidades geradas, etc.
No e-mail marketing, conseguimos analisar dados mais gerais, como cliques, abertura e rejeição. Na automação, por se tratar de um processo construído, é possível fazer o acompanhamento dos leads para além das métricas básicas, atestando a eficiência da ferramenta ao longo do tempo.
Diálogo com o funil de vendas
Outro ponto a ser considerado sobre como analisar fluxos de automação é a relação marketing e vendas. Para o sucesso do Inbound, é primordial que ambas equipes estejam alinhadas. Se o marketing está captando leads, mas não está gerando boas oportunidades para a equipe comercial, os processos precisam ser revistos.
Lembre-se: estamos em busca de resultados – no caso, vendas.
Mas é claro que tudo depende dos objetivos de cada fluxo.
Em e-commerces, por exemplo, onde trata-se de vendas menos complexas, é comum a adesão a fluxos de automação de boas-vindas, cupons de desconto, campanhas específicas, etc. Nesse caso, é fundamental identificar se os cupons de desconto estão sendo utilizados, se os leads estão se engajando com as campanhas, se há a recorrência de compra e por aí vai.
Já no caso de empresas B2B, onde há a venda de produtos/soluções mais complexos, o “atestado de qualidade” do fluxo de automação está intimamente relacionado ao trabalho da equipe de vendas. Os leads estão se aquecendo ao passarem pelo fluxo? A equipe comercial está tendo mais facilidade para abordar potenciais clientes? Como está o nível de maturidade dos leads?
Por isso a análise deve ser individual, sempre alinhada com a proposta da automação e com as necessidades da persona.
Mas é claro que existem métricas indispensáveis na análise de qualquer fluxo de automação. Veja a seguir.
Métricas para analisar a performance de fluxos de automação
Além das já conhecidas taxas de clique, abertura, outras métricas menos específicas (nem sempre matemáticas) conseguem dizer se um fluxo está tendo uma boa performance.
- Qualidade dos leads: conforme dito anteriormente, os fluxos de automação também devem se basear no funil de vendas. Sendo assim, um dos principais pontos de atenção é em relação à qualidade dos leads. Qual é o nível de maturidade dos contatos? Essa qualidade está aumentando conforme o desenvolvimento do funil?
- Topo e Fundo de funil: é esperado que a quantidade de leads no fundo do funil seja inferior ao grupo do topo. Isso acontece porque, ao longo da jornada, muitos leads são descartados pela falta de fit com a empresa e as soluções. Mas a relação entre os dois estágios (ou seja, a diferença entre a quantidade de leads) é importante para averiguar a eficiência do fluxo.
- Custo de Aquisição de Cliente (CAC): você sabe quanto a sua empresa gasta para dar match com um novo cliente, entre custos com anúncios, atuação de vendedores, etc? Identificar esta métrica é importante para garantir o alinhamento entre as estratégias e fazer com que os fluxos de automação se tornem aliados.
A RG é parceira da RD Station, a maior plataforma de automação de marketing da américa latina. Através do software, construímos fluxos de automação alinhados às necessidades de nossos clientes, entregando oportunidades de negócio qualificadas para nossos clientes.
Clique aqui e entenda como funciona a nossa metodologia de Inbound Marketing.