Aprenda sobre automação de marketing e como a estratégia pode dar o boom em sua empresa
Quando falamos em marketing digital, logo surgem nomes de diversos conceitos e estratégias. O mercado está se ampliando cada vez mais para atender às novas demandas das empresas e, principalmente, dos novos perfis de clientes.
Uma automação de marketing é construída de acordo com os interesses e necessidades dos clientes (assim como o inbound marketing, por exemplo.) É obrigatório estruturar qualquer estratégia de marketing digital refletindo sobre a(s) persona(s) de um negócio.
A automação de marketing possibilita atingir potenciais clientes de forma individualizada
Cada indivíduo possui necessidades e dúvidas distintas, e a automação de marketing possibilita lidar com todos estes perfis de forma simplificada.
Isso quer dizer que é possível acompanhar e agir de forma personalizada com o público. A médio-longo prazo os resultados são notáveis no aumento das vendas e fidelização.
Como iniciar uma automação de marketing
A estratégia é complexa e requer um planejamento à risca.
Inbound Marketing
Compreender o inbound marketing é obrigatório para quem deseja iniciar uma automação de marketing.
No inbound marketing são utilizados inúmeros recursos para estreitar o relacionamento com o cliente. Postagens em blog, materiais ricos e e-mail marketing são alguns dos componentes do marketing de atração.
Mas, lembre-se: todos os recursos devem estar em conformidade com as necessidades dos clientes em potencial.
Captação de leads
Ao disponibilizar um material rico, construa formulários personalizados e solicite informações que sejam relevantes. Assim, será possível identificar com qual perfil de lead você está trabalhando e agir de forma personalizada.
Os materiais ricos se posicionam no meio-fundo do funil, ou seja, espera-se que o lead já tenha certo relacionamento com a empresa.
Por isto, pedir informações específicas nos formulários é uma atitude muito inteligente. Ele já conhece a empresa e esta prestes a realizar uma compra, então, não hesitará em fornecer informações mais específicas.
E-mail marketing
Base de leads construída? É hora de investir em e-mail marketing. Aproveite este canal para ofertar novos conteúdos e ofertas. Sempre refletindo sobre as necessidades de cada lead.
É neste momento que a automação começa a oferecer suas vantagens
Imagine que estamos lidando com um e-commerce de moda. Nesta empresa há roupas e calçados para o público masculino e feminino. A loja possui, também, um blog onde dá dicas de estilo para ambos públicos.
É provável que para o público masculino não seja interessante receber ofertas e conteúdos para o público feminino. E vice-versa. Neste caso, a segmentação é importantíssima, e a automação de marketing pode ajudar.
A partir de informações coletadas com formulários é possível criar segmentações de acordo com o perfil e interesses. Logo, as roupas e dicas sobre moda masculina iriam apenas para os homens, aumentando a possibilidade de venda.
A automação de marketing é um trabalho constante
Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, a automação exige constância. Um planejamento bem estruturado é essencial para aumentar as vendas e converter leads em clientes.
A recorrência é um fator decisivo para a obtenção de bons resultados. Acompanhe os feedbacks dos clientes de perto, avalie os resultados e estruture as próximas ações.
Alguns dados a serem analisados no e-mail marketing, por exemplo, são as taxas de abertura, as taxas de clique e compra. Assim é possível mensurar se a automação é eficaz ou se é preciso fazer mudanças.
Vantagens
- Maior geração de leads – atraia uma quantidade superior de potenciais clientes através dos materiais disponibilizados;
- Maior qualificação de leads – contribua com a equipe de vendas captando informações valiosas sobre os leads;
- Identifique potenciais clientes – saiba o momento em que a empresa e o lead derem o famoso match;
- Reduza o CAC – dedique-se aos clientes que estão em fundo de funil e evite perda de tempo motivada por desqualificação.