Veja como escolher a sua agência de marketing digital dos sonhos!
Chegou a hora de dar o passo seguinte e investir em marketing digital! No entanto, você precisa de uma agência especializada no assunto mas não entende bulhufas ou vagamente sobre ações digitais. E aí vem a dúvida, como escolher a agência de marketing digital ideal para a sua empresa?
O primeiro passo é olhar para dentro. Avalie com calma em seu plano de negócios como o marketing deve ser trabalhado. Quais são os principais objetivos? Como o seu produto ou serviço deve ser promovido?
O passo seguinte é traçar uma meta. Mas lembre-se bem de que metas tem que ser quantificáveis em números. Se deseja ampliar o seu negócio defina em números. Quer ampliar o mercado? Quantifique. Estes serão os principais KPIs da sua estratégia de marketing digital.
Meta definida, é hora de escolher a agência de marketing digital dos seus sonhos! Que vai fazer o seu negócio bombar na internet. Mas como fazer? Quais critérios avaliar? Separamos 7 quesitos fundamentais para avaliar e escolher uma boa agência de marketing digital:
1 – Avalie a Reputação da Agência
É como diz o ditado: “Me diga com quem andas e te direi quem és”. É muito importante saber exatamente com que agência de marketing digital você está lidando. Sabemos que o marketing digital está em alta e que é um mercado relativamente novo. Como em qualquer segmento há empresas e profissionais não qualificados, ou pior ainda, mal intencionados.
Por isso é fundamental avaliar os seguintes pontos:
- História da agência e como ela chegou até onde está hoje.
- Certificações e parcerias (Certificada ou parceira do Google, Facebook ou outra empresa referência no segmento?)
- Premiações (porque não?)
- Notícias na mídia
- Clientes atendidos (Você conhece alguma empresa no portfólio da agência?)
2 – Onde a agência está localizada?
Apesar de ser uma agência de marketing digital (ênfase em digital), é bom saber onde a empresa está instalada. Não é via de regra, mas uma precaução extra. Além de legitimar a agência, também facilita em casos de reunião com os profissionais, ou mesmo para conhecer a estrutura que irá atender à sua marca.
Mas como dissemos este é um ponto que não tem tanto peso assim. Praticamente todos os conteúdos e serviços prestados pelas agências de marketing digital poderão ser avaliados e aprovados (ou não) à distância. Dessa maneira se a localização da agência não for primordial para a sua decisão, considere empresas que estejam fora de sua região.
3 – Dê uma olhada nos cases de sucesso!
Ah sim, muito importante avaliar as histórias com final feliz proporcionadas pela parceria entre agência e clientes. Dê preferencia aos cases de sucesso do mesmo segmento da sua marca. Geralmente as agências de marketing digital destinam um espaço de seus websites para esta finalidade.
Mas esta também não são todas que o fazem e isso, seja por ser muito jovem e (ainda) não ter um case para mostrar ou por escolha da empresa. Nestes casos é válido fazer um contato e solicitar ao pessoal do atendimento que enviem os principais resultados obtidos para clientes através de estratégias de marketing digital.
4 – Converse com os clientes da agência.
Tente fazer contato com algum dos clientes que compõem a carteira da agência e tenha uma conversa aberta e franca. Exponha a sua situação e pergunte a ele se está satisfeito com os serviços de sua atual agência de marketing digital. Pergunte pelos pontos positivos e negativos de se manter uma relação com a empresa e se possível entre em detalhes a respeito de forma de pagamento e até mesmo valores, porque não?
Uma boa agência de marketing digital oferece a mesma qualidade a todos os seus clientes. Por mais que as estratégias sejam diferentes, o objetivo de alcançar o sucesso é comum a todos os clientes.
5 – Analise os canais de comunicação da agência.
O mínimo que se espera de uma agência de marketing digital é que ela esteja pelo menos nas maiores redes sociais e que possua um site ou blog corporativo. O ditado “casa de ferreiro, espeto de pau” não tem lugar neste mercado. Se uma empresa de marketing digital não toma o cuidado de manter os próprios canais digitais atualizados, então ela não deverá ser capaz de atender à sua marca.
Alguns quesitos mínimos para se avaliar quanto aos canais de uma agência de marketing digital:
- Site: Avaliar o design e usabilidade das páginas. Avalie se o site é responsivo (isto é, se adapta à tela de smartphones)
- Blog: Conteúdo atualizado e de qualidade? A agência gera conteúdos mais elaborados como ebooks, webinars e infográficos?
- Redes Sociais: Estão atualizadas? As postagens são informativas? Como a agência se relaciona com seus seguidores? Vídeos e imagens bem produzidos?
- SEO: Avalie se os posts apresentam palavras-chave e faça buscas por elas no google, o post apareceu na primeira página do Google?
6 – Se possível conheça a equipe.
Conhecer os profissionais que vão efetivamente trabalhar para a sua marca no dia a dia também pode ser determinante para a escolha de uma agência de marketing digital. São profissionais capacitados? Estão atualizados quanto às mais recentes práticas do mercado? Dominam as ferramentas? São simpáticos (porque não!?) rsrs.
Além destes fatores as empresas são feitas de pessoas. Se o ambiente de trabalho é bom é porque as pessoas que o compõem são felizes e capazes e principalmente estão satisfeitas com seus empregos. Tudo isso pode fazer a diferença na hora de alcançar os resultados para a sua marca.
7 – Pesquise preços.
O mercado digital também sofre de uma enorme variação de preços entre as empresas. Pode ser que um mesmo serviço custe R$ 100,00 ou R$ 1.000,00, mas e a qualidade? Procure entre as melhores agências de sua região os valores médios para pacotes e serviços avulsos. Dessa maneira será possível ter um parâmetro de comparação e com isso ter um poder de negociação maior, quando for fechar o contrato com a agência dos seus sonhos!
Para muitas das pequenas e médias empresas o momento de escolher uma agência de marketing digital é algo muito novo. Muitas vezes por ser a primeira vez que uma empresa irá realizar o trabalho de divulgação da sua marca. E é por isso mesmo que a pesquisa e busca pelas melhores empresas é tão importante.
O marketing digital nada mais é do que um investimento, e como todo investimento há riscos envolvidos em todo o processo. O ato de se pesquisar e buscar o máximo possível de informações é o que ajuda a minimizar os riscos e aumentam as chances de bons retornos para este investimento.
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