Em qualquer seguimento é necessário ter um olhar apurado para o seu público e só então oferecer o que ele quer e da maneira como ele espera.
Todo micro ou pequeno negócio é uma marca. Por mais que não haja um trabalho de branding sendo desenvolvido constantemente, cada lojinha, lanchonete, restaurante ou etc, tem enraizado em si mesmo a cultura que o faz ser único. Quase como o DNA humano, essa cultura molda importantes setores do negócio e constrói a sua aparência.
Muitas vezes o dono ou gerente do negócio se ocupa com uma infinidade de metas e planilhas que acaba por não perceber essa cultura da sua própria marca. Não é raro observar lojas segmentadas em um tipo de produto se moldarem de maneira bastante semelhante “para não dizer idênticas” à grandes marcas do mesmo segmento.
Imagine uma loja de chinelos que revende diversas marcas, pratica valores adequados ao mercado, possui um bom visual merchandising e tem um bom atendimento. Agora imagine uma outra no mesmo segmento e com as mesmas características com a diferença de ser uma loja da Havaianas.
Ambas estão em um mesmo shopping mas em pisos diferentes. Às suas maneiras, o atendimento por parte dos vendedores é satisfatório.
No entanto, em uma das lojas os atendentes estavam de chinelos e na outra de tênis. Um dos vendedores com seus belos e confortáveis chinelos diz “Ah sim, aqui podemos trabalhar de chinelos, é parte da cultura da empresa” e uma vendedora da outra loja declara: “Infelizmente não podemos, o supervisor não nos permite vir trabalhar sem o uso de calçados fechados”
É então que nos perguntamos: Qual das lojas é realmente especialista em chinelos?