Planejamento estratégico para e-commerce é o ponto chave para surfar na boa maré do comércio eletrônico. Nos últimos anos, o mercado de lojas virtuais vem crescendo progressivamente no Brasil, mas a boa performance de novos projetos depende de visão estratégica.
De acordo com relatório da Mastercard SpendingPulse, o e-commerce brasileiro cresceu 75% em meio aos primeiros meses da pandemia da Covid-19. Mas com o impulsionamento do segmento, surge também uma concorrência de proporção similar.
Por conseguinte, parece bastante óbvio a necessidade de planejar um e-commerce. Mas no mercado digital a visão estratégica deve ser redobrada para alcançar bons resultados.
Planejamento estratégico para e-commerce: por onde começar?
Se você possui alguma experiência com o plano de negócios tradicional, saiba que a teoria é a mesma: o planejamento estratégico do e-commerce deve dispor as variáveis do projeto de forma organizada.
O plano de negócios pode ser feito em diversos formatos diferentes a depender das preferências do empreendedor. Mas alguns tópicos são essenciais para garantir um bom resultado, como a análise do projeto, o planejamento de marketing, o planejamento financeiro e a análise do mercado.
Um e-commerce de sucesso depende, além de uma proposta comercialmente viável, de um plano de ação para colocá-lo em prática. Por isso, identifique de onde o negócio vai partir, onde pretende chegar e, essencialmente, como.
7 passos para desenvolver um plano estratégico
Chegou a hora de colocar a mão na massa! Apesar de parecer um processo burocrático, o planejamento estratégico do e-commerce é um verdadeiro exercício e merece dedicação.
Seja em papel ou digitalmente, recomendo que você “solte a imaginação” para construir informações que sejam coerentes com o que o seu e-commerce propõe.
Confira, a seguir, 7 dicas para desenvolver o seu planejamento estratégico para e-commerce.
1) Planejamento estratégico para e-commerce: alinhamento com outros canais de venda
Se você já tem uma empresa e está buscando o mercado digital como um novo canal de vendas, saiba que essa é a realidade de muitos empreendedores. Motivadas pelo isolamento social, muitas empresas encontraram no mercado online a possibilidade de expansão.
Sendo assim, o planejamento estratégico do e-commerce deve estar alinhado aos objetivos da empresa como um todo. Definir metas globais e individuais para cada canal de venda é essencial para tomar decisões e analisar os resultados com mais precisão.
2) Considere todas as áreas influenciadoras
O e-commerce não está isolado. Em meio às vendas digitais, há o impacto de outras áreas, como o marketing, a experiência do cliente, a logística, o mix de produtos, etc. Faça um levantamento do que é necessário para atender a todas as demandas.
3) Defina metas claras e indicadores de desempenho
O sucesso é algo muito relativo e está relacionado às expectativas que você possui em relação à empresa. Por isso, para conseguir avaliar a performance da loja virtual, é fundamental ter metas bem estabelecidas (com base em dados reais e possíveis, obviamente) pois, sem parâmetros, fica impossível avaliar o que é necessário adaptar ao longo do tempo.
Por exemplo: qual é a meta de faturamento mensal? Qual é a progressão ao longo de 12 meses? Qual é o ticket médio ideal por cliente?
4) Acompanhe o mercado
“Um olho no peixe, outro no gato!”
Ignorar a concorrência é uma atitude impensável se o seu objetivo é ter um negócio competitivo. Acompanhar o mercado em tempo real é a melhor estratégia para entender quais caminhos tomar e abocanhar oportunidades antes de qualquer pessoa.
5) Planejamento estratégico para e-commerce: estipule um orçamento para cada área da empresa
Quanto você vai despender para custear a equipe operacional? E manter o fluxo do estoque? Qual é o budget para custear campanhas de marketing? Para o início e a manutenção da empresa ao longo do tempo, os recursos financeiros são o principal fator.
Afinal, para ter um e-commerce de sucesso, simplesmente não dá para escolher entre o marketing e o estoque. É preciso de ambos.
6) Busque capacitação para você e para sua equipe
Conhecimento nunca é demais e é ele quem vai preparar você e seus colaboradores para atingirem patamares mais elevados. Busque capacitação através de cursos, parcerias, consultorias, palestras, etc., para ter mais propriedade sobre o seu segmento e antecipar tendências do mercado.
7) Estruture campanhas de venda com antecedência
O varejo costuma ter um grande aquecimento quando se aproximam datas comemorativas – como a black friday, o fim de ano, o dia das mães, etc. Mas para aproveitar o grande fluxo de procura, é necessário planejar campanhas com bastante antecedência.
Isso porque uma boa ação de vendas se constrói com a associação de várias áreas, que vão desde o estoque até o marketing, passando pela logística e pelo atendimento. Sendo assim, a antecedência é necessária para alinhar todas as frentes da empresa.
Ufa, chegamos ao fim.
Como já dito, apesar de parecer essencialmente burocrático, o planejamento do seu e-commerce merece tempo, criatividade e estratégia. E com os 7 passos informados acima você pode dar início ao seu projeto e validar sua eficiência.
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