Entenda o papel do branding para o sucesso mundial do serviço de streaming
Sem tevês, sem canais, sem estúdio e muito menos elenco próprio: é com essas atribuições – ou melhor, sem elas – que a Netflix está ressignificando a distribuição de conteúdo televisivo. Ao reunir filmes, séries e documentários em um catálogo super variado, o serviço de streaming tem uma comunidade de assinantes cada vez mais crescente.
Mas o que leva a empresa californiana a impactar tantas pessoas ao redor do mundo?
Essa está longe de ser uma questão de resposta simples. Mas um bom caminho para compreender o sucesso da Netflix é pensar em seu desenvolvimento de Branding. Para isso, façamos um exercício básico.
Pense em uma marca que você conhece: o que foi evocado em sua mente? Cores? Texturas? Sons? Formas? Produtos? Sensações? Ideias? Lembranças? Esse coletivo de referências que vêm à tona são reflexo de um branding bem construído. E é em torno do posicionamento de marca que o jeito Netflix de causar impacto é desenvolvido.
O branding tem a função de despertar tais sensações e criar conexões com outras áreas da vida. Lembre-se: o logotipo é só um dos aspectos de um branding. O discurso, os representantes, as imagens e posicionamento são essencialmente os componentes da personalidade de uma marca.
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Experiência do cliente para agregar valor à sua empresa
A personalidade de uma pessoa é construída de acordo com as roupas que veste, de como se comunica, como age frente às situações do dia a dia, etc. E é neste mesmo sentido que o branding de uma empresa funciona: todas as atitudes, desde estéticas a discursivas, tomadas pela marca, fazem parte da sua construção.
Se você é um dos 100 milhões de assinantes da plataforma e acompanha a Netflix nas redes sociais, com certeza já foi impactado pelos conteúdos que ela gera. Uma rápida visitinha ao instagram da Netflix é capaz de gerar insights valiosos sobre o branding da marca.
Um bom branding “dispensa apresentações”
A Netflix é uma marca tão conhecida no mercado que “dispensa apresentações” – como diz a frase clichê. A empresa está muito mais preocupada em se aproximar do seu público e interagir com ele que, comumente, deixa de lado a autorreferência.
A biografia atual da @netflixbrasil está “A mais nova aluna de Las Encinas: euzinha”. Não entendeu?! É uma referência a nova temporada de Elite, série original Netflix que estreou no começo de setembro. Uma rápida busca no Google Trends já é capaz de justificar tal escolha de biografia…
Nada de promoções, anúncios escancarados e agressivos. O serviço de streaming investe em uma comunicação eficiente, simples e com bastante personalidade. Tais atribuições incorporam o branding da marca, demonstrando seus comportamentos desde o lugar em que ocupa até os clientes que atende.
Que tal identificar os comportamentos dos seus clientes e utilizá-los a favor da marca?! É essa uma das principais jogadas de mestre da Netflix: se aproximar dos seus assinantes – ou de quem quer que seja – promovendo a identificação. Não há forma mais eficaz de conquistar a confiança de alguém do que compreendendo suas necessidades, desejos e comportamentos.
Nada nas ações de marketing da marca são por acaso. Aliás, esse é um dos principais aspectos para atrair bons resultados às campanhas: planejamento.
Friends é uma das séries mais queridinhas pelo público; Greys Anatomy é a série médica mais assistida de todos os tempos; Harry Potter é uma série comumente solicitada nas redes da marca e todo fã autêntico de filmes e séries passa perrengues com spoilers. Nada mais inteligente do que explorar essas situações para se aproximar dos seguidores.
A Netflix sabe bem do que o público gosta. E é por isso que a empresa é, hoje, mais do que um serviço de streaming: se tornou um lifestyle.
Catálogo para todos os gostos
Outro fator importante que fez com que a Netflix se tornasse a gigantesca empresa que é hoje é a pluralidade do seu catálogo.
São filmes, séries e documentários de inúmeros temas, de nacionalidades distintas, bem como personagens variados, conseguindo abraçar um público mais abrangente e gerando uma comunidade de assinantes cada vez mais assídua.
Portanto, esqueça o mood Sessão da Tarde: na Netflix quem manda é o espectador.
Se você assina o serviço e assiste um título qualquer, logo perceberá a recomendação de outros títulos de assuntos similares. É a Netflix entendendo o seu perfil e recomendando os produtos mais assertivos para garantir a melhor experiência, pois nada adianta oferecer produtos pouco direcionados somente para vender.
Autonomia
O serviço de streaming nasceu na era digital e não ficou para trás. Os clientes podem aproveitar o conteúdo de qualquer hora, em qualquer lugar, 24 horas por dia e através de qualquer dispositivo.
Acessibilidade
Por a partir de R$21,90 é possível usufruir de todos os títulos da plataforma: um valor extremamente acessível e competitivo.
Despertar interesse e desejo
Uma série nova entrará em cartaz no próximo mês? Saiba que a Netflix aproveitará a deixa para criar expectativa em seus assinantes. Isso faz toda a diferença para que os títulos da plataforma estejam em pauta de forma constante.