Esteja preparado: mesmo na crise, há demanda
Neste ano, os consumidores serão mais criteriosos e exigentes: o preço do produto, aliado à qualidade, será um fator decisivo
Em meio a um cenário político-econômico que ainda vai continuar incerto em 2016, é natural imaginar que as pessoas não deixarão totalmente de consumir aquilo que precisam para satisfazer suas necessidades físicas, ou para assegurar o seu bem-estar. Poderão aumentar o intervalo de compra, rever seus fornecedores, consumir de forma mais consciente, ou estabelecer limites e prioridades para o que comprar. Mas o fato é que, ainda assim, haverá demanda. Como isso afeta as micro e pequenas empresas? Os consumidores serão, neste ano, mais criteriosos e exigentes – e o preço do produto, aliado à qualidade, pode ser fator decisivo.
Isso significa que as empresas precisam assegurar a existência de ações que tenham como objetivo aumentar a eficiência operacional, a produtividade e a percepção de valor para seus clientes. Mesmo aquelas que já se deram conta disso deverm reavaliar se as suas estratégias e os seus planos estão sendo eficazes e verificar se há algo que possa ser aprimorado ou implementado. Mais do nunca, estar atento a essas questões será determinante para sua sobrevivência e diferenciação no mercado.
A regra é: fazer mais e com melhor qualidade, gastando menos e mais rápido.
Quem nunca deixou de comprar de um determinado fornecedor pelo fato de ter sido mal atendido? Preferiu pagar um pouquinho mais e receber o produto em casa, em vez de precisar buscá-lo na loja? Deu preferência a determinados ambientes por esses serem mais organizados, limpos, iluminados e agradáveis? Ou criou animosidade por uma determinada marca por conta de uma propaganda enganosa ou uma oferta irresponsável? Por isso, estar atento é crucial!
Dados do Sebrae mostram por que a sobrevivência dos pequenos negócios é tão importante: eles representam 95% de todas as empresas no Brasil, produzem 27% da riqueza nacional e empregam 52% dos trabalhadores formais. É nítido que os empresários de pequeno porte estão presentes no cotidiano da população e contribuem para fazer a economia girar. Os pequenos negócios são sempre uma alternativa, principalmente em tempo de crise, seja para o consumidor, seja para o empreendedor.
Para estimular o consumo, e motivar uma mudança de atitude da população, o Sebrae lançou o Movimento “Compre do pequeno – Esse negócio também é seu”. A campanha está mobilizando os empresários: é importante que todos os empreendedores se engajem, mostrando a força e a importância das MPE para a economia brasileira.
Um preço justo por si só nem sempre é suficiente na decisão de compra. É preciso que o cliente perceba o valor daquilo que está sendo oferecido. Destacar-se e incorporar valor ao produto ou serviço, oferecendo o que realmente atende às necessidades dos seus clientes e do mercado, deve estar na pauta das ações criadas para lidar com cenários de incerteza.
Portanto, preparar-se para 2016 pressupõe adaptar-se à nova realidade, fazendo a lição de casa (para não dar espaço ao amadorismo), oferecer produtos com preços justos, assegurar o bom atendimento e zelar para que os clientes percebam valor em se manterem fieis à empresa e a seus produtos e serviços. Tempo de crise é tempo de reflexão e de ação para arrumar a casa.