Subscribe for notification

Círculo Dourado: para encantar pessoas

Você já questionou e refletiu sobre os motivos que levam um consumidor a fidelizar-se a uma marca?

Antes de chegar em alguma conclusão, conheça o Círculo Dourado (ou golden circle), criação do respeitado Simon Sinek.

Sinek é um dos autores, palestrantes e consultores de marketing mais respeitados do mundo. Autor de best-sellers como “Por Quê? – Como grandes líderes inspiram ação”, o escritor é formado em Direito, mas seus conhecimentos vão muito além, transitando pela psicologia e pela biologia. Por isso o Círculo Dourado é extremamente requisitado.

Em seu currículo, possui experiências em gigantes do entretenimento e tecnologia, como Disney e Microsoft. Agora já dá para ter uma ideia da importância dos estudos de Sinek para o marketing.

Vamos à teoria…

Vamos pensar em um exemplo clássico: o que faz os produtos da apple serem mais desejados do que produtos que fazem a mesma coisa, mas que são de outras marcas? A resposta é simples e vai guiar o nosso trajeto pelo Círculo Dourado: o porquê.

A fabricante da maçãzinha não vende celulares, computadores ou tablets. Um iphone, macbook ou ipad são muito mais do que aparelhos eletrônicos, porque a fabricante diz vender experiências. Esse deve ser o motivo da marca ser desejo de consumo de tantas pessoas por aí.

Leia também:
5 Lições de empreendedorismo que aprendemos com o Queen e Freddie Mercury

A Sensibilidade que todo negócio precisa ter

O que as concorrentes fazem de errado, então? A explicação pode ser simplificada.

A dona dos iphones tem plena consciência de todas as funcionalidades incríveis das suas linhas de aparelhos, mas prefere mostrá-los adequados às vivências do usuário. E é por isso que “quem começa a usar iphone, não quer largar nunca mais”.

Nós já falamos sobre a necessidade de se ousar no momento de promover a sua empresa. Esse recurso é muito claro nesse exemplo. Falar apenas o quanto seu produto é descolado é uma estratégia do passado. O lance da vez é falar sobre o usuário, convencê-lo da necessidade de consumo.

Por quê? Como? O quê?- de dentro para fora

A grande sacada de Sinek em relação à negócios se apresenta em como você percebe a sua empresa. Ao invés de colocarmos o o quê (what) em primeiro plano, inverteremos a ordem das três perguntas fundamentais.

O Por quê? (Why) está ligado à prosperidade e crescimento de uma empresa. Afinal, antes mesmo de um produto ser pensado ou vendido, existe uma ideia motivadora que vai muito além do business. Comece o “questionário” do Golden Circle respondendo o porquê da existência do seu negócio.

O Como (How) é o espaço para pensar qual o caminho usado pela sua empresa para atingir o why. Nesse estágio, as características do seu produto começam a aparecer.

O O quê? (What) é o resultado do seu projeto. É o produto que representa todas as outras questões que envolvem a sua empresa. É o que se pode pagar.

Tenha em mente que o exercício do círculo dourado não precisa ser imediato, mas que é possível de ser realizado. Uma dificuldade bastante encontrada pelos empreendedores que passam pelo exercício é a incompreensão do seu negócio como um porquê, e por isso a teoria de Simon Sinek é tão relevante.

Conheça as possíveis respostas da apple!

Why/Por quê: Tudo o que nós fazemos é desafiar o que está no mercado e fazemos pensando diferente.

How/Como: Desenvolvemos produtos lindos e fáceis de usar.

What/O quê: computadores, celulares, mp3 players, serviço de venda de apps e música…

O Círculo Dourado na prática

Pragmaticamente falando, a proposta do Círculo Dourado é encantar pessoas através de ideias e valores, compreendendo a venda como apenas uma consequência de uma afinidade construída anteriormente: o famoso match.

Por isso as gigantes possuem clientes fiéis!

Confira a palestra de Simon Senek no TEDx:

RGdigital:
Posts relacionados