Subscribe for notification

Black Friday: como aproveitar e vender mais

23 de novembro será o dia do evento que movimentou, em 2017, mais de 2 bilhões de reais em vendas

Você já deve conhecer ou a menos ter ouvido falar sobre a black friday, evento originalmente americano marcado por super descontos e queimas de estoque lucrativas.

Leia também:

Muito se especula sobre a origem da data. De um lado, acredita-se que dois bolsistas de Wall Street teriam fracassado em uma estratégia de vendas. O nome foi empregado para marcar de forma negativa o evento que colocou em cheque os lucros da empresa.

Do outro, conta a tradição que as contas negativadas dos pequenos empresários atingiram valores animadores exatamente em uma sexta-feira. O nome marcou a mudança de vermelho para preto no lucros dos empreendedores.

No Brasil a data já é conhecida e, inclusive, super esperada

Foi no ano de 2011 que a tradição passou a ser também brasileira. Existem diversas empresas que aderem à campanha todos os anos, sendo elas de segmentos bastante distintos.

Por aqui a ocasião divide opiniões, entre o público que aproveita as ofertas e aqueles que não acreditam nos descontos. Apesar de sabermos que existem empresas com falsas ofertas, esse não é um motivo para deixar de lado a data: é a oportunidade ideal para vender mais.

Confira nossas dicas de como promover uma black friday na sua empresa.

Pense: quais promoções os meus clientes mais amariam?

Fazer essa análise não é tão simples. Lembre-se que as promoções precisam agradar seus clientes, ou seja, devem ser interessantes e compensativas para eles. Pensar somente na sua empresa é uma atitude que você pode descartar.

Verifique o estoque

Tabele a quantidade de produtos em estoque, inclusive aqueles que estão parados há algum tempo. Esses podem ser usados como brindes ou virem em kits de outros produtos com mais facilidade de venda.

Entre em contato com os fornecedores

Negociar com os fornecedores é um passo bastante importante. Com a lista de promoções, descontos e ações em mãos, dá para pedir melhores condições e, consequentemente, fazer a data valer mais à pena.

Negocie logística, preço, variedade… toda melhoria será bem-vinda.

Dê descontos verdadeiros

Uma das principais queixas dos brasileiros é o fato das empresas manipularem os preços e fingirem descontos. Os consumidores não são enganados facilmente. Por isso, dê apenas descontos verdadeiros para garantir integridade e sucesso à sua empresa.

Estabeleça um cronograma

As promoções terão qual validade? É importante colocar tudo na ponta do lápis para coordenar o estoque, a divulgação e demais exigências da data.

Inclua no calendário todo o passo a passo a ser seguido.

Invista em marketing

As pessoas que você pretende atingir precisam ficar sabendo das suas ações na black friday. Promova campanhas digitais com informações sobre os principais produtos em desconto.

Caso haja necessidade, pedir a opinião dos seus clientes sobre qual produto eles gostariam de adquirir é uma boa estratégia para agradá-los.

Vale, também, decorar a loja com a cor tradicional da data (preto) e a cor da sua loja.

Tem mais alguma dica? Diz aí nos comentários!

RGdigital:
Posts relacionados