Conheça características de um negócio que está dando certo
Quem empreende percorre um longo caminho rumo a um objetivo, que pode ser mudar a vida de seus clientes, ganhar dinheiro ou ter uma vida mais equilibrada, entre outros.
O começo dessa jornada pode ser bem difícil, já que empreendedores não têm certeza se seus negócios estão indo bem. Uma reportagem, originalmente publicada na “Entrepreneur”, mostra sinais de que você está no caminho certo rumo ao sucesso. Confira:
1. Você está animado com seu projeto
Estar animado é ter otimismo de que a empreitada dará certo. É essencial acreditar que sua ideia de negócio tem valor e pode garantir bons rendimentos. Cuidado com o desânimo. Quem para de acreditar trabalha menos. E a falta de comprometimento pode acabar com um sonho.
2. Mudanças? Ok
Empreendedores são exigidos o tempo todo. Devem aprender coisas novas a cada dia e saber gerir sua equipe. Eles passam por metamorfoses para se tornarem o que é preciso para levar a empresa adiante.
No caso das startups, aliás, o empreendedor deve ter o desprendimento de mudar os conceitos da sua própria empresa, caso seus clientes busquem algo diferente. Esta é uma iniciativa que é chamada de “pivô” no jargão destas empresas de tecnologia.
3. Críticas são bem-vindas
O item anterior já antecipou esta característica importante de quem está no caminho certo, mas não custa nada reforçar: ouça as críticas que te fazem. Analise-as com bom senso e as aceite caso elas realmente sejam construtivas.
4. Você vê o lado bom do fracasso
Errar é um saco. Ninguém gosta disso. Mas é importante encará-los sob um ponto de vista mais otimistas. Aprenda com a falha e trabalhe para não cometer nenhum deslize novamente.
5. Sua empresa já dá o que falar
Por mais que esteja dando os primeiros passos, seu negócio já está se tornando conhecido. Seus usuários, mesmo que poucos, já estão falando do seu produto ou serviço para outras pessoas. Seu site e sua fanpage no Facebook têm um número crescente de visitas.
6. E está no azul
Em muitos casos, empresas levam um tempo para se tornar lucrativas – elas precisam do chamado capital de giro para manter o negócio funcionando enquanto as vendas não superam as despesas. Se você já superou essa barreira, parabéns.
7. Seus arrependimentos não são tão importantes
Encarar o erro como algo bom é importante. E melhor ainda é não ter falhas grandes o suficiente para não colocar sua empresa em grande risco. É claro que é possível ter arrependimentos e, mesmo assim, prosseguir. Seguir em frente é o mais importante, de acordo com a reportagem.