Ações de marketing acontecendo, tráfego pago rodando, visitantes aumentando, mas a taxa de conversão do e-commerce não melhora. O final do funil de vendas não acontece e seu e-commerce não está vendendo bem ou não consegue crescer. Está acontecendo isso com você? Fique até o final que vamos ajudar você a avaliar alguns pontos no e-commerce que podem fazer essa taxa de conversão aumentar e com isso você vender mais.
Taxa de Conversão? O que é isso?
Para começo de conversa, o que é a taxa de conversão? De modo geral, a taxa de conversão é a relação do número de pessoas que entram no seu site e o número de interações que essas pessoas realizam enquanto estão navegando. Pode ser uma ação de assinar a newsletter, baixar um catálogo, realizar uma compra, depende do objetivo definido pela empresa para determinada ação.
Quando falamos de e-commerce os objetivos mais comuns de conversão de maneira simples são: 1º o visitante ao estar dentro da loja adicionar produtos no carrinho e 2º o visitante finalizar a compra. Com base nisso, vamos às dicas para aumentar a taxa de conversão do e-commerce:
Tenha uma boa ferramenta de busca
Já aconteceu de você buscar um produto em um e-commerce e não encontrar? Ou a busca retornar com algo totalmente diferente? Isso pode ser muito frustrante para seu futuro cliente, principalmente se você oferece muitos produtos no e-commerce e a busca somente pelo menu pode ser demorada.
Tenha uma ferramenta de busca que funcione bem. Além disso, avalie como seu cliente busca pelos produtos para te ajudar na hora de cadastrá-los na loja. Inclusive, essa avaliação de quais produtos são mais buscados pode ajudar também na hora de comprar mercadoria, já pensou que pode ter produto sendo buscado em sua loja e não tem no seu estoque?
Tenha capricho na apresentação dos seus produtos
A apresentação dos seus produtos é a hora de encantar seu cliente. Na loja física o empreendedor capricha na hora de montar a vitrine, treina a equipe de vendas para explicar bem os detalhes dos produtos e se preocupa com toda apresentação da loja. No e-commerce não pode ser diferente, é preciso ter fotos que mostrem bem os produtos, uma dica legal é fazer pequenos vídeos que mostram vários ângulos ou até mesmo o produto sendo utilizado.
O texto que descreve o produto também é fundamental, ele é o discurso de venda no e-commerce. Confira como melhorar a descrição dos produtos aqui
Avalie a usabilidade para dispositivos móveis do seu site
Que boa parte dos acessos, ou até a maioria (dependendo do segmento) é realizada através de dispositivos móveis, não é novidade. Então lembre-se de sempre testar e acompanhar como é a experiência de comprar em sua loja pelo smartphone. Teste conexões diferentes de internet e diferentes aparelhos!
Tenha um bom design na sua loja
Design além da aparência, que é importante para a identidade visual da sua marca e chamar a atenção do visitante, é funcionalidade. Ter um bom design no seu e-commerce significa ser fácil de comprar, intuitivo, rápido, etc. Comprar na sua loja online precisa ser fácil para todos, nada de site confuso aqui!
Não liga muito para experiência do usuário? Veja como ela impacta no seu faturamento. Leia aqui!
Disponibilize vários canais de contato para seus clientes
Muita gente ainda tem medo de comprar online e principalmente de lojas que ainda não conhece. Ter canais de atendimento que o cliente possa entrar em contato em caso de dúvidas ou até mesmo para passar mais segurança sabendo que se algo de errado acontecer é possível se comunicar de forma rápida e fácil, pode ajudar muito na conversão. Aqui vale pensar nos canais de e-mail, chat online, WhatsApp, etc.
Mostre avaliações de outros compradores
Ainda falando sobre insegurança ao comprar, seja da loja ou até mesmo sobre o produto, ter avaliações de outras pessoas que compraram é fundamental. Isso dá mais credibilidade e enriquece sua venda online. Afinal, quem não ama uma recomendação, não é mesmo?
Você poderá inclusive utilizar estas avaliações como criativos em uma campanha de remarketing nas redes sociais, já que é lá onde as pessoas vão buscar recomendações de produtos e serviços. Aliás, campanhas de remarketing são ótimas para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce.
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Ofereça condições de entrega diferenciadas
Gostou do produto, se convenceu da compra, adicionou no carrinho, foi ver o prazo de entrega e frete, o que acontece? Frete mais caro que o produto! Quem nunca?
Por isso, buscar sempre opções de entrega e frete diferenciadas é um desafio necessário! Muitas compras são perdidas nesta etapa, diminuindo a taxa de conversão do seu ecommerce.
Mostre selos de segurança
Mais uma vez, quebrar a barreira da desconfiança, do medo da compra é indispensável.
Para isso, conte com um certificado de segurança SSL sempre ativo e válido em seu e-commerce. Isso garante que navegadores como o Google Chrome não sinalizem sua loja online como não segura.
Outra atividade que pode ajudar é a exibição de selos em seu e-commerce. Cadastre sua loja em plataformas como E-bit e Reclame Aqui, por exemplo. Ambas são ferramentas que validam a reputação de milhões de lojas online com base na experiência dos usuários e fornecem selos de validação do nível de qualidade e confiança. Exiba estes selos em sua loja.
E por falar em selos, conte também com seus parceiros e fornecedores. Intermediadores de pagamento como Cielo, Pagar.Me e vários outros oferecem este recurso para validar os e-commerces que contam com suas tecnologias.
Deixe visíveis os dados da sua empresa. Insira CNPJ, endereço e telefone em seu e-commerce. Muitas lojas exibem estas informações no rodapé, o que para muitos já é suficiente para assegurar a credibilidade.
Por via das dúvidas, aposte em todos estes recursos para garantir que seu e-commerce é confiável.
Checkout simples e rápido
Tudo certo para finalizar a compra, o cliente chegou na etapa de checkout e desistiu ou não conseguiu concluir a compra! Isso muitas vezes acontece porque você pede informações demais nesta etapa, ou os campos são confusos, a página é lenta, você oferece poucas formas de pagamento, entre outros motivos. Aprenda a melhorar sua página de checkout aqui
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São várias ações que podem ser implementadas para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce. Por isso, a importância de estar sempre atento, mensurando os resultados do funil de vendas e avaliando a experiência de compra dos seus clientes. Quer alavancar seu e-commerce? Conte com a gente!