Sua página de checkout pode ser a grande estrela ou grande vilã do seu e-commerce.
Um comportamento muito comum nas lojas virtuais é de o consumidor visitar o e-commerce, colocar o produto no carrinho mas ao chegar no checkout, não efetuar a compra de fato.
São diversos os motivos para isso acontecer, desde a escolha da plataforma, transportadora, estratégia de SEO, poder de convencimento da loja, interface pouco intuitiva, frete caro, etc.
Buscar melhorar a taxa de conversão da página de checkout é colocar mais dinheiro no bolso.
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O que é o checkout:
Basicamente é o momento em que o cliente vai até o carrinho de compras e:
- Confere os itens que vai levar;
- Digita suas informações, como nome, e-mail e endereço;
- Checa o preço final e prazo do frete;
- Escolhe o meio de pagamento e, de fato, faz a compra;
- Recebe a confirmação de processamento do pedido.
Agora que ficou mais claro o que é o Checkout para você, vamos falar sobre como otimizá-lo.
Simplicidade converte!
Ninguém merece ter que ficar a vida toda preenchendo dados que nem são relevantes para aquela compra, não é mesmo?
Pedir dados em excesso, além de deixar o consumidor com preguiça, também faz com que ele pense novamente se realmente precisam daquele produto. Você não quer que sua página de checkout gere tanta incerteza nos visitantes, certo?
Peça apenas informações necessárias para que as pessoas possam comprar na sua loja, como nome, e-mail, CPF e endereço, além é claro, dos dados de pagamento.
Ofereça várias opções de pagamento na página de checkout:
Uma grande objeção nos e-commerces é o método de pagamento.
Ofereça mais de uma opção para seu cliente efetuar a compra. Não é todo mundo que utiliza cartão e não é todo mundo que tem o dinheiro em mãos para pagar um boleto, por exemplo.
As formas mais populares são: cartão, boleto e atualmente PIX.
*Muitos e-commerces estão preferindo o PIX do que o boleto, por ser pago na hora.
Trabalhe com cupons promocionais
Os consumidores também amam um cupom, por isso é essencial que sua página de checkout tenha essa funcionalidade.
Os cupons desempenham um papel estratégico muito importante em um e-commerce.
Você pode oferecer condições especiais na primeira compra, em promoções de lançamentos e até para quem já comprou de você (pensando em aumentar o LTV).
Libere o cadastro por redes sociais:
Outra forma para facilitar a vida do seu cliente é dar a possibilidade dele fazer login e se cadastrar através de suas redes sociais ou provedor de e-mail.
Muitas pessoas costumam deixar suas redes logadas no navegador, por isso, essa funcionalidade acaba estimulando ainda mais o cliente a se converter, afinal facilita a vida e evita de ele ter que preencher mais um formulário.
Invista em um site responsivo:
Os dispositivos móveis estão com tudo. Atualmente eles já representam mais de 70% das conversões na maioria dos e-commerces. Comprar pelo celular se tornou um forte hábito dos consumidores.
E como eles já estão acostumados a comprar pela tela do celular, é muito importante que não só sua página de checkout seja responsiva, mas como também, todo o seu site!
Utilize certificado SSL
Sabe aquele cadeado que fica na barra do navegador? Então, ele significa que o site é seguro e que as informações, como senhas e dados pessoais (incluindo o número do cartão de crédito), permanecem privadas quando digitadas naquela página.
O Google Chrome até mesmo notifica os usuários que tentam acessar sites com certificados vencidos ou inválidos. Portanto, se quiser garantir mais conversões na sua página de checkout garanta ao consumidor que seu e-commerce é seguro.
Não redirecione o usuário para outras páginas:
E por falar em segurança, a desistência da compra, muitas vezes, acontece porque o usuário não se sentiu seguro o suficiente.
Não dê a oportunidade do cliente sentir-se inseguro ou desistir no meio do caminho, mantê-lo o tempo todo em seu e-commerce, diminui o processo de compra e ainda entrega mais credibilidade.
Por isso, utilize ferramentas que não façam redirecionamento para páginas externas, alongando o processo e dando mais chances do cliente pensar e desistir.
Outra dica é tentar manter o layout da página de checkout sempre alinhado com o restante da loja virtual. Isso traz mais segurança e a sensação de que o consumidor realmente permanece no mesmo site e não foi direcionado para uma página externa.
Mostre as etapas para o cliente:
Outro grande erro é não dizer ao cliente o quanto falta para finalizar aquela compra.
Não tenha medo de passar essa informação, você precisa demonstrar transparência para que as pessoas pensem que aquele processo é bastante rápido e pode ser feito naquele momento.
As melhores páginas de checkout das gigantes do varejo geralmente oferecem esse recurso e tornam essa etapa bem curta. Em apenas 2 ou 3 etapas, a compra é realizada com sucesso.
Apresente uma tela de confirmação:
Também é importante mostrar uma tela com a confirmação do pedido.
Deste modo, você garante que seu consumidor saiba que deu tudo certo e evita que, por exemplo, ele cancele a compra ou peça estorno do valor por ficar na dúvida sobre a conclusão do processo.
Feito isso é correr pro abraço e começar a trabalhar na retenção deste novo cliente. Para isso, conte com técnicas de Inbound Marketing para manter um relacionamento direto com seu público.
E aí, você já utiliza alguma das dicas em seu checkout?
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